
O 40° convidado na série de entrevistas “Opinando e Transformando” é Gaston Leonardo Stefani. Uma oportunidade para os internautas conhecerem um pouco mais sobre os profissionais que, de alguma forma, vivem para a arte/cultura. Confira:
> Nome: Gaston Leonardo Stefani
> Breve currículo: Escritor de contos, crônicas e poemas. Publicou o livro de contos chamado “Portal das Sombras Histórias Fantásticas”, participou de diversas antologias, recebeu menções honrosas e prêmios em concursos literários. Este ano vai lançar o livro “Rascunhando sobre a Vida nas Entranhas do Universo”.
> Em sua opinião, o que é cultura?
Pela definição: cultura é o conjunto de manifestações artísticas, sociais, linguísticas e comportamentais de um povo ou civilização. Então englobaria música, escrita, artes cênicas, pinturas, desenhos e muito mais.
> Você se considera um difusor cultural?
Sim. Busco promover os meus textos, alcançar mais leitores e quero também promover o hábito da leitura em um país em que pouco se lê.
> Que problemática você destaca na prática da difusão cultural?
Deveria existir um maior investimento em educação no país. Gosto da frase de Monteiro Lobato que diz: "um país se faz com homens e livros."
> Comente sobre o espaço digital, destacando sua importância no cenário cultural brasileiro e mundial?
O espaço digital é um cenário novo e está formando novos leitores. É um campo relativamente novo e que pode ser muito explorado ainda.
> Qual mensagem você deixa para todos os fazedores culturais?
Eu acredito muito na importância da leitura como aprimoramento do ser humano. Além de ajudar na formação, cria o hábito do questionamento, do desenvolvimento de ideias, amplia o conhecimento, aumenta o vocabulário, estimula a criatividade e melhora a escrita. E a cultura, de uma maneira geral, é importante para o conhecimento e também para inserir valores. A cultura é a história de um povo. Por isso digo: sigam em frente!
> Clique e confira todas as entrevistas da série sobre Cultura "Opinando e Transformando"

