Publicidade

RH

Conflitos Sociais

Dhiogo José Caetano

dhiogocaetano@hotmail.com

Opinando e Transformando

Cesar Pivetti é o 56° entrevistado na série sobre cultura

Objetivo é formar um mosaico com o que cada um pensa desse universo multifacetado

Pelo Brasil  –  15/09/2018 10:49

7759

 

(Foto: Divulgação)

“Só a inquietação faz você ser melhor a cada dia”

 

Cesar Pivetti é o 56° convidado na série de entrevistas “Opinando e Transformando”. Uma oportunidade para os internautas conhecerem um pouco mais sobre os profissionais que, de alguma forma, vivem para a arte/cultura. Confira: 

> Nome: Cesar Pivetti
> Breve currículo: Iluminador cênico (teatro e shows) há 25 anos. Entre os seus mais importantes e recentes trabalhos destacam-se os espetáculos “Silêncio.doc”, com direção de Marcio Macena; “A porta da frente”, direção de Marcelo Várzea; e o show “Noites de Orfeu”, com Toni Garrido. Atualmente destacam-se também as indicações ao prêmio Aplauso Brasil de teatro e ao prêmio Coca-Cola de teatro infantil na categoria melhor iluminação. 

> Em sua opinião, o que é cultura? 

Cultura é a expressão de caráter identitário de símbolos que definem o indivíduo dentro de determinada sociedade e região geográfica. 

> Você se considera um difusor cultural? 

Sim. Todo o artista, e incluo os técnicos também como artistas, utilizam seus conhecimentos para criar sensações e experiências repletas de potenciais humanísticas. Um espectador não analisa a luz. Não analisa a música. Ele sente... Ele intui... 

> Qual é o seu papel neste vasto campo da transformação mental, intelectual e filosófica? 

Criar essas experiências mencionadas. Criar uma dramaturgia de luz significa ter a sensibilidade de compreender o que um texto diz, o que o diretor quer desse texto e conseguir unir forma e conteúdo, uma plástica aplicada ao discurso estético da direção. 

> Como você descreve o processo de aculturação ao longo da formação da sociedade brasileira? 

Pra mim o processo de aculturação é sempre uma repetição de padrões sem criar espaço para reflexão ou pelo menos a ressignificação de algo que é apresentado de forma quase imposta. A assimilação desses padrões e o abandono dessa reflexão que nos lembra quem somos. 

> Que problemática você destaca na prática da difusão cultural? 

Talvez a problemática na pratica da difusão cultural seja conseguir levar a qualidade original de uma obra até o ponto final dessa difusão. Explico: ao se reproduzir obras originais corre-se o risco de não termos a garantia da qualidade técnica ou humana. Imagine um espetáculo teatral. Ele terá as mesmas condições técnicas numa pequena cidade do interior do que nas capitais? Os atores terão a mesma estrutura? Na transmissão de saberes... os professores terão a mesma capacidade técnica que a fonte original? 

> Comente sobre o espaço digital, destacando sua importância no cenário cultural. 

O espaço digital possibilita o acesso a qualquer pessoa a manifestações culturais. Também possibilita o acesso de deficientes visuais e auditivos.

 > Qual mensagem você deixa para todos os fazedores culturais? 

Que não desistam. Que sejam inquietos. Só a inquietação faz você ser melhor a cada dia.

> Clique e confira todas as entrevistas da série sobre Cultura "Opinando e Transformando"

_______________________________________________________

Por Dhiogo José Caetano  –  dhiogocaetano@hotmail.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×