
(Fotos: Divulgação)
Premiado: Filme, dirigido e roteirizado por Fernando Sousa e Gabriel Barbosa (secretário de Cultura de Barra do Piraí), será exibido no dia 27 de abril, domingo, às 23h30
O premiado documentário “Entroncamentos: Vida e Memória nas Estações Ferroviárias do Vale do Paraíba”, da Quiprocó Filmes, que aborda a ascensão e o declínio do transporte ferroviário na região do Vale do Paraíba fluminense, estreia na TV aberta, no dia 27 de abril, domingo - no contexto das comemorações do Dia do Ferroviário - às 23h30, na TV Brasil. Será a primeira exibição comercial do filme, dirigido e roteirizado por Fernando Sousa e Gabriel Barbosa, que também atua como secretário de Cultura de Barra do Piraí, cidade que possui destaque no filme.
- O doc é um retrato fiel de personagens reais e da história de locais que têm grande relevância não apenas para o Médio Vale do Paraíba, mas para o Brasil como um todo, um país atravessado por inúmeras linhas ferroviárias. Exibir o filme nessa data é uma forma de homenagear todos os profissionais que ajudaram a construir essa trajetória nos trilhos, fazendo também com que o filme tenha um alcance ainda maior na televisão aberta - afirma Gabriel Barbosa.
“Entroncamentos” foi realizado por meio da Lei Aldir Blanc e produzido a partir de uma campanha de financiamento coletivo que contou com a contribuição de mais de 130 pessoas, além do apoio de instituições como a Casa Fluminense, a Fundação Heinrich Böll, o Centro Universitário Geraldo Di Biase e o Grupo MBP
“Entroncamentos”, primeiro longa da Quiprocó Filmes, teve sua estreia internacional no Festival de Buenos Aires; foi exibido no Sydney Australian Film Festival (SAFF); no 46º Encontro da Associação Nacional de Pesquisa em Pós-Graduação em Ciências Sociais, a ANPOCS; no Festival Visões Periféricas; e no IX Festival Internacional de Cinema em Língua Portuguesa (Lisboa), onde recebeu o prêmio de melhor roteiro na categoria de documentários longa-metragem.
O documentário traz uma narrativa construída a partir de entrevistas e vasto material de arquivo de cine-jornais, fotografias, mapas e litogravuras. Em meio a esses registros heterogêneos e às ruínas das estações ferroviárias, a narrativa é costurada pela experiência dos personagens, suas reminiscências de relações de amizade, afetos, paixões e tensões forjadas nos trilhos do trem.
As histórias dos personagens envolvidos diretamente com as estações e o vasto material de arquivo são o fio condutor do documentário. A Estrada de Ferro D. Pedro II, uma das primeiras linhas férreas do Brasil, tinha como objetivo inicial escoar a produção de café do Vale do Paraíba e, posteriormente, contribuir para estruturar a industrialização da região no século XX. Assim, diversas cidades nasceram ao longo do seu traçado, consolidando um estilo de vida intimamente ligado ao trem e às estações.
Como a Quiprocó Filmes se define - “A Quiprocó Filmes é uma produtora audiovisual independente, sediada no Rio de Janeiro, que busca provocar mudanças através de um olhar inquieto. Cria imagens atentas às histórias, emoções e afetos, a partir de diferentes vozes, transformando a maneira que as pessoas veem suas próprias vidas e os diferentes elementos da nossa cultura. Cria conteúdo para Cinema, TV e streaming. Produz conteúdo publicitário e institucional para organizações e empresas”.
Redes sociais: Instagram | Twitter | LinkedIN | Facebook | YouTube | Vimeo
> Entroncamentos - Exibição na TV Brasil - Data: 27 de abril, domingo. Horário: 23h30. Livre.