Publicidade

RH

Saúde Preventiva

Diabetes entre o público masculino aumentou 54% em 11 anos

Exame de glicemia, que mede a circulação de açúcar no sangue, deve ser feito uma vez por ano; no entanto, quem possui histórico da doença na família deve redobrar a atenção

Viver bem  –  18/07/2018 22:41

7538

(Foto: Divulgação)

Teste de glicemia deve ser feito sob jejum

de 12 horas para melhor precisão do resultado

 

O Ministério da Saúde divulgou recentemente dados sobre o aumento de 54% do índice de diabetes entre o público masculino nos último 11 anos. A doença foi responsável por 406.452 mortes no Brasil, entre 2010 e 2016, de acordo com Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM). A saúde preventiva do homem é um dos temas mais discutidos pela área médica, já que outro levantamento da instituição aponta que 31% dos homens não têm o hábito de ir ao médico. 

De acordo com o médico João Carlos Henriques, o exame de glicemia, que mede a circulação de açúcar no sangue, deve ser feito uma vez por ano. No entanto, quem possui histórico da doença na família deve redobrar a atenção. 

- A diabete é uma doença hereditária, por isso, quem tem parente diabético, deve realizar o exame duas vezes por ano. A mesma periodicidade vale para quem já desenvolveu a doença - destacou. 

No Laboratório Exame, localizado em Barra Mansa, são realizados 16.800 testes de glicemia anualmente. A procura do público masculino por exames de rotina é menor do que o feminino, confirmando os dados do Ministério da Saúde em relação à saúde do homem, que vive, em média, 7,2 anos menos do que as mulheres. 

Além dos exames de rotina, a mudança de hábitos pode evitar doenças como a diabete. A prática de exercícios físicos, a alimentação saudável e o controle do estresse e da gordura corporal são apontados como as principais maneiras de se prevenir. 

- A diabetes é uma doença silenciosa que pode demorar a apresentar sintomas. Por isso a necessidade da realização do teste de glicemia, inclusive em crianças. A execução do exame é simples e de baixo custo e pode indicar a necessidade de tratamento em estágios inicias, antes que complicações aconteçam - afirmou Henriques. 

> O teste de glicemia deve ser feito sob jejum de 12 horas para melhor precisão do resultado. O Laboratório Exame funciona de segunda a sexta-feira, das 6h30 às 18h, e aos sábados, das 7 às 11h, no endereço Avenida Tenente José Eduardo, 51, Ano Bom, Barra Mansa. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (24) 3323-7620.

_______________________________________________________

Por Assessoria de Comunicação  –  contato@olhovivoca.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×