Publicidade

Premiação 2026

Em São Paulo

Professor do UniFOA participa de evento sobre doenças raras

Pneumologista volta-redondense Gilmar Zonzin abordará questões relativas à fibrose pulmonar idiopática

Viver bem  –  03/03/2019 02:45

8287

 

(Foto: Divulgação)

Zonzin também é coordenador do Serviço de Pneumologia da Casa de Saúde Santa Maria, em Barra Mansa 

 

Médicos e autoridades participarão do evento "Cenário de Doenças Raras no Brasil", realizado em São Paulo, na terça-feira, 19 de março. Aspectos relacionados aos diagnósticos, tratamentos e perspectivas dos pacientes estarão em pauta. E, pela primeira vez na história do evento, que está em sua quarta edição, ao lado de grandes referências nacionais das áreas de genética, neurologia, psiquiatria, oftalmologia, estará um médico do Sul Fluminense e professor do UniFOA (Centro Universitário de Volta Redonda), o pneumologista volta-redondense, Gilmar Zonzin. 

Coordenador do Serviço de Pneumologia da Casa de Saúde Santa Maria, em Barra Mansa, e professor do curso de Medicina do UniFOA, Zonzin abordará questões relativas à fibrose pulmonar idiopática (FPI), doença rara, crônica e grave, caracterizada por cicatrizes (fibroses) nos pulmões, o que faz com que esses órgãos percam sua elasticidade, provocando uma dificuldade respiratória progressiva. 

Segundo o pneumologista, a doença atinge principalmente pessoas acima dos 50/60 anos, predominantemente do sexo masculino, que apresentam inicialmente quadro clínico de cansaço, e falta de disposição física. Para o médico, invariavelmente, os pacientes e os próprios médicos consideram que os sintomas sejam parte do próprio avanço da idade. 

- Os sintomas podem ser facilmente confundidos com outras doenças, o que leva a uma grande demora no diagnóstico - avalia. 

O diagnóstico da FPI exige uma série de exames específicos e, como não tem cura, é extremamente importante que seja feito precocemente. 

- Quando os sintomas aparecem sem que seja identificada uma causa clara, e persistem, mesmo após algum tratamento, é importante que o paciente procure imediatamente o pneumologista - alerta Zonzin. 

Caso o diagnóstico da fibrose pulmonar idiopática seja confirmado, será instituído o tratamento adequado para desacelerar a evolução da doença, reduzir os sintomas, melhorar a qualidade de vida e a sobrevida dos pacientes. 

_______________________________________________________

Por Assessoria de Comunicação  –  contato@olhovivoca.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×