<

Publicidade

Premio

Vida Saudável

Conheça os benefícios das oleaginosas para a saúde

Quem consome com frequência nozes, castanhas, amêndoas e avelãs ganha melhorias em diversas funções e órgãos do corpo

Viver bem  –  11/07/2019 19:07

 

olea

(Foto: Divulgação) 

_______________________________________________________ 

Cada oleaginosa possui nutrientes próprios e únicos, interferindo de forma diferente na saúde humana 

_______________________________________________________ 

As oleaginosas são um grupo de alimentos reconhecido pela medicina como altamente benéfico à saúde. Quem consome com frequência nozes, castanhas, amêndoas e avelãs ganha melhorias em diversas funções e órgãos do corpo. Ao mesmo tempo, esses mesmos especialistas apontam para a importância de consumir esses alimentos da maneira correta. Isso significa ter cuidados na quantidade ingerida, visto que o exagero pode ser de grande prejuízo para o organismo. Além disso, cada oleaginosa possui nutrientes próprios e únicos, interferindo de forma diferente na saúde humana. Portanto, para falarmos nos benefícios desses alimentos, é preciso analisarmos cada oleaginosa em individual.

Pistache

Todas os oleaginosas são ricas em ômega 3. Além desse ácido graxo, o pistache ainda é fonte poderosa de muitos minerais, tais como magnésio, ferro e potássio. De modo geral, quem inclui essa pequena oleaginosa no seu cardápio, tem grandes chances de melhorar sua saúde cardiovascular, visto que sua pressão arterial será reduzida. O pistache ainda reduz as chances de se desenvolver diabetes, além de ser bastante benéfico para a saúde dos ossos.

Pinhão

Ótima comida de inverno, o pinhão é outra oleaginosa que ajuda na prevenção de doenças cardíacas. Tem alta concentração de vitamina E e de vitamina K. Ferro, manganês e cobre são minerais presentes em sua composição. Um dos benefícios mais importantes dessa oleaginosa é prevenir problemas visuais, justamente porque é um poderoso antioxidante.

Nozes

Há bastante concentração de ômega 3 nas nozes, mas precisamos destacar também a presença do ômega 6. Esse ácido graxo é especialmente eficaz no controle do colesterol. Para homens com baixa qualidade do sêmen, saiba que as nozes ajudam a contornar esse problema. Além disso, o público masculino pode evitar câncer de próstata se consumir nozes. Já quem sofre com problemas cardiovasculares, não pode deixar de consumir essa oleaginosa.

Macadâmia

A macadâmia tem um sabor forte e acentuado, o que faz ela ser uma das mais exóticas oleaginosas. Ela tem um sabor de manteiga, sendo uma das que mais vitaminas possui, principalmente as do complexo B. Em termos de minerais, é excelente, pois tem selênio, ferro, cálcio, cobre e zinco. Dentre as oleaginosas, é bastante benéfica no combate à obesidade, já que ajuda a emagrecer. Por ser rica em fibras, traz saciedade e ajuda na boa digestão. Ela também auxilia na prevenção de vários tipos de câncer, como de útero, de mama e de próstata.

Castanha de Caju

A castanha de caju é super energética, sendo um snack de qualidade antes da academia. Ela tem alta concentração de fibras, por isso sacia e combate o ganho de peso. Essa castanha é muito consumida por mulheres na TPM, já que leva ao bom humor, e por pessoas com problemas cardíacos, visto que alivia problemas vasculares.

Amêndoas

As amêndoas são as oleaginosas mais populares. É um alimento repleto de fibras, de vitamina E e de minerais como cálcio. Entre os seus principais benefícios está o fornecimento de energia, assim como a prevenção de doenças cardiovasculares e o auxílio à formação do feto durante a gestação. 

_______________________________________________________

Por Assessoria de Comunicação  –  contato@olhovivoca.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×