
(Foto: Divulgação)
Postura inadequada e sedentarismo fazem com que esse tipo de problema não seja mais restrito à população idosa
Antes de começar a ler esse texto, observe a sua postura. Você está sentado, deitado ou de pé? Sua leitura é feita pelo computador ou pelo seu smartphone? Como você está se posicionando frente às telas? Tais perguntas abrem a reflexão acerca da postura corporal. Dados apontam para um quadro crescente no cotidiano do brasileiro: há cada vez mais jovens com problema de coluna. A postura inadequada e o sedentarismo fazem com que esse tipo de problema não seja mais restrito à população idosa.
No entanto, esse quadro pode ser alterado com a adoção de algumas medidas. Por isso, vamos te dar algumas dicas para conseguir uma postura melhor e, de quebra, afastar de vez aquela dorzinha de coluna tão chata e tão comum nos dias de hoje.
Brasileiros - Você sabia que 18,5% da nossa população sofre com problemas relacionados à coluna? O número é alarmante, principalmente se considerarmos que são mais de 27 milhões de pessoas com 18 anos ou mais sofrendo de um problema que, muitas vezes, poderia ser resolvido com uma melhora na postura.
E isso se reflete no trabalho. Segundo dados do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), foram quase 84 mil brasileiros afastados do trabalho por causa de problemas crônicos na saúde. Ou seja, milhares de pessoas são afetadas a ponto de ficarem incapacitadas, o que demonstra a gravidade da situação.
É claro que a má postura não é o único fator para as dores nas costas, mas ela interfere, e muito, na melhora ou piora da qualidade de vida das pessoas. Por isso mesmo, separamosseis6 dicas que vão te ajudar a melhorar sua postura e mandar pra longe a dor nas costas. Confira!
1 - Sente-se corretamente
Um dos maiores erros de quem sente dores ocasionadas pela má postura é a forma inadequada de se sentar. Principalmente para quem fica horas na mesma posição, por exemplo, à frente do computador, sentar-se de forma inadequadamente é sinônimo de dor nas costas. O mais correto é sentar-se de forma que sua coluna fique ereta, com os ombros para trás e os pés apoiados no chão. Ao se sentar, as pernas devem ficar levemente afastadas e flexionadas, formando um ângulo de 90º.
2 - Uma boa cadeira
O principal a se observar na escolha de uma boa cadeira é se ela é ou não ergonômica. Essa característica, indispensável ao ambiente de trabalho, tem a ver com a possibilidade de permanecer sentado por várias horas de modo confortável, ajustado ao seu tamanho e à tarefa que irá desempenhar. Algumas características de uma cadeira ergonômica são: altura, largura, profundidade, material e estrutura do assento (que deve ser acolchoado, liso, levemente inclinado para trás e ajustável ao usuário). Também deve ser considerado o suporte lombar, apoio traseiro e dos braços, rodízios, estabilidade e selos e certificados de qualidade (ABNT).
3 - Ao andar, apoie o peso do corpo nos dois pés
Um erro que a gente comete sem perceber é apoiar o peso do corpo apenas em um dos nossos pés. Quando isso acontece, o tronco tende a ficar arqueado para a frente ou para trás, sendo as duas opções prejudiciais à sua postura. Por isso, quando estiver caminhando, observe e tente sempre distribuir o peso do corpo igualmente nos dois pés. Dessa forma você não sobrecarrega um dos lados e muito menos a sua coluna.
4 - Pratique exercícios físicos
Ao contrário do que você pode pensar, a prática de exercícios não serve apenas para perder peso ou conseguir um corpo malhado. Na verdade, exercitar-se é uma das ações mais importantes para quem deseja uma melhor postura. Isso porque com os exercícios você fortalece o abdômen e a musculatura das costas.
5 - Use a mochila com as duas alças
Um objeto que todo jovem, com certeza, tem é a mochila. Esse item, indispensável para carregar livros, cadernos e outros tantos objetos, por vezes é levado de uma forma completamente errada. Isso porque, além do peso da própria bagagem, tem gente que opta por carregar a mochila ou bolsa em apenas um dos ombros. Para evitar que apenas um dos lados fique sobrecarregado, use sempre a mochila com as duas alças. Sempre que necessário, ajuste o tamanho da alça de forma proporcional ao seu tamanho e mantenha a postura ereta ao carregá-la.
6 - Postura ao caminhar
Caminhe sempre de cabeça erguida, peito para frente e ombros para trás. Evite ficar com a cabeça inclinada. Isso vale principalmente para quem fica horas de olho no celular. Quando for usá-lo, mantenha-o próximo à sua face, de forma que o pescoço permaneça num ângulo de 90º, e não inclinado para baixo.
Com essas dicas, você consegue uma ótima postura e bane de uma vez por todas as dores nas costas!