
(Foto Ilustrativa)
O programa visa ensinar tudo sobre o transtorno com fundamentação científica, numa linguagem acessível e com aplicabilidade prática
Muito confundido com falta de educação, o Transtorno Opositivo-Desafiador (TOD) tem sido um grande desafio para pais e profissionais das áreas de saúde e educação. Pensando em ajudar as famílias, o Instituto NeuroSaber vai realizar a Semana Entendendo o TOD, de 29 de julho a 4 de agosto. Gratuita, as inscrições para as videoaulas são feitas pelo site (clique aqui).
As conferências vão ser realizadas pelos especialistas da NeuroSaber, a psicopedagoga Luciana Brites e o neurologista infantil Clay Brites. O programa visa ensinar tudo sobre o transtorno com fundamentação científica, numa linguagem acessível e com aplicabilidade prática.
Dentre os diversos assuntos, o público vai aprender, por exemplo, a diferenciar se o filho(a) tem ou não TOD; quais os sinais de alerta que caracterizam o transtorno; os aspectos que influenciam o desenvolvimento disso, como lidar com a criança com TOD e mudar o comportamento agressivo, agitado e impulsivo do seu filho; como também tipos de tratamento disponíveis.
Sofrimento dos pais
Segundo o neurologista Clay Brites, muitos pais sofrem pelo fato de não entender as atitudes do filho, confundindo como apenas a “falta de limites” da criança ou do adolescente.
- No entanto, o problema causado pelo TOD está além do controle da pessoa. Por esse motivo, desejamos encorajar e ajudar as famílias a encontrar métodos eficazes para diagnosticar e conduzir uma criança com TOD, seja em casa, na escola e no convívio social - destaca.
A psicopedagoga Luciana Brites comenta ainda que as aulas vão ser muito importantes, principalmente, para pais, mães ou cuidadores que tenham crianças com TOD ou com suspeita desse transtorno.
- Mas também convidamos profissionais da saúde para aprender a como orientar essas famílias.