Publicidade

RH

Vem Chegando o Verão...

Cuidados com a pele nos dias mais quentes e de muito sol

Dermatologista ensina dicas fundamentais para o bom funcionamento do organismo

Viver bem  –  10/11/2019 10:27

8932

 

(Foto Ilustrativa)

Alimentação adequada e hidratação são primordiais para evitar prejuízos à pele

 

O verão ainda não chegou, mas já está aberta a temporada de praia, piscina e passeios ao ar livre com muita diversão e muita exposição solar. E isso pode trazer prejuízos à pele. Por isso, alguns cuidados são fundamentais como, por exemplo, uma alimentação adequada e hidratação são primordiais para o bom funcionamento do organismo. 

Higiene 

Para a pele do rosto a higiene também é muito importante, sendo recomendada sua limpeza duas vezes ao dia, de manhã e à noite, para evitar o acúmulo de oleosidade e resíduos de maquiagem e outros produtos, poluentes e poeira. O acúmulo de sujeira na pele do rosto leva à oclusão dos poros, e favorece o aparecimento de cravos e espinhas, além de contribuir para o envelhecimento precoce. 

De acordo com a dermatologista Simone Neri, é recomendável usar sabonete adequado para cada tipo de pele, preferencialmente, líquido. Para peles oleosas a mistas, o ideal é optar por sabonetes à base de ingredientes adstringentes que favorecem a remoção das impurezas e a desobstrução dos poros. No caso das peles secas e normais, o ideal são os sabonetes líquidos com Ph neutro e complementação do processo com loção de limpeza. Os tônicos ajudam a remover os traços de óleo, sujeira e maquiagem que o sabonete pode ter deixado durante a limpeza. Se quiser, pode usá-lo para retirar a maquiagem também. 

Hidratação 

Uma boa hidratação diária da pele auxilia na manutenção do viço e da beleza, além de manter a integridade da camada de proteção cutânea e evitar problemas como descamação, ressecamento, envelhecimento precoce, irritações e infecções. Mas atenção! É importante o uso do produto adequado a cada tipo de pele, que deve ser indicado por seu dermatologista. 

Tanto a pele do corpo quanto a do rosto necessitam de hidratação que deve ser específica para cada área. As peles secas necessitam de uma maior emoliência, porém, já as peles oleosas podem contar com a ajuda dos produtos oil-free, à base de água, que hidratam sem engordurar. Uma boa hidratação deve ser feita por dentro e por fora. Por isso, além do uso de produtos específicos, recomenda-se a ingestão diária de, no mínimo, dois litros de água. 

Proteção 

Os foto protetores, também conhecidos como protetores solares ou filtros solares, são produtos capazes de prevenir os males provocados pela exposição solar, como o câncer da pele, o envelhecimento precoce e a queimadura solar. 

A exposição à radiação ultravioleta (UV) tem efeito cumulativo e os raios solares penetram profundamente na pele, podendo provocar diversas alterações, como o surgimento de pintas, sardas, manchas, rugas e outros problemas. 

- Ao sair ao ar livre, procurar ficar na sombra, principalmente no horário entre 10 e 16h, quando a radiação UVB é mais intensa. Usar sempre protetor solar com fator de proteção solar (FPS) 30 ou maior. Cobrir as áreas expostas com roupas apropriadas, como uma camisa de manga comprida, calças e um chapéu de abas largas. Óculos escuros também complementam as estratégias de proteção - orienta Simone. 

> Simone Neri - Dermatologista. É graduada em Medicina pela Universidade de Santo Amaro Unisa. Contato: (‎11) 5555-0272. 

________________________________________________________

Por Assessoria de Comunicação  –  contato@olhovivoca.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×