Publicidade

RH

Tudo Começa Pela Boca

A importância da saúde bucal na prevenção de doenças

Cuidado com os dentes, gengiva e mucosa bucal tem papel crucial na capacidade de realizar atividades diversas

Viver bem  –  11/03/2020 21:29

WhatsApp Image 2020-03-11 at 15.08.16

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

(Foto Ilustrativa)

_______________________________________________________

Em média, como padrão, recomenda-se que a pessoa visite o dentista a cada seis meses

_______________________________________________________

Dia 20 de março é o Dia Mundial da Saúde Bucal, instituído pela Federação Dentária Internacional (FDI). Em vários países são realizadas ações que pretendem diminuir os índices de cárie, doenças periodontais e perda dos dentes. A data visa alertar à população para a importância da saúde bucal para a saúde integral, desde a infância até os idosos. Por isso bons hábitos de higiene bucal e visitas frequentes ao cirurgião-dentista são extremamente importantes. A intenção é também lembrar que o cuidado com os dentes, gengiva e mucosa bucal tem papel crucial na capacidade de realizar atividades diversas, como trabalhar e estudar, além de melhorar a autoestima e confiança das pessoas.

Érika Tavares de Farias, dentista, destaca a importância para manter a sua saúde bucal em dia.

- Sabemos que a saúde começa pela boca. É preciso entender que a cárie é uma doença infecciosa, sendo considerada a doença mais comum nos seres humanos e precisa ser controlada. Esse controle é feito pela correta higienização dos dentes e da gengiva. Todas as vezes que nos alimentamos devemos escovar os dentes e sempre que possível usar o fio dental. Depois dos intestinos, a boca é a cavidade com o maior número de bactérias. Hoje, muitas doenças ocorrem decorrentes da má higiene bucal. As condições da boca comprometem a saúde do corpo. Algumas com prognóstico comprometedor, como a leucemia, diabetes, endocardites, doenças autoimune, anemia entre outras - explicou.

De acordo com Érika Tavares, o câncer bucal é um caso à parte, devido a sua alta prevalência na população, afinal é um dos tipos de cânceres mais comuns.

- Se diagnosticado no início, tem grandes chances de cura, sem deixar sequelas. As causas do câncer são multifatoriais, como fumo, álcool, alimentação, má higiene bucal, traumas na boca, dentre outras causas.

Ela disse ainda que, a forma correta de escovação e o tipo de escova ideal devem ser ensinados e recomendados pelo dentista.

- Existem vários tipos de escovas no mercado, certamente o profissional saberá escolher a melhor escova. As visitas ao dentista precisam ser frequentes e de acordo com as condições bucais do paciente. Em média, como padrão, recomenda-se que a pessoa visite o dentista a cada seis meses. Esse seria um tempo suficiente para manter a saúde bucal em boas condições - garantiu. 

_______________________________________________________

Por Assessoria de Comunicação  –  contato@olhovivoca.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×