
(Foto: Divulgação)
O período de incubação do coronavírus, as formas de tratamento e prevenção da Covid-19 e dicas de confecção de máscaras caseiras estão no guia
Os alunos do UniFOA (Centro Universitário de Volta Redonda) que participam do Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde), do Ministério da Saúde, produziram o Guia de Cuidados com a Saúde em Tempos de Covid-19. O material de utilidade pública tem como objetivo levar até a sociedade informações claras sobre o coronavírus.
Diversos assuntos foram abordados no guia, como o período de incubação do coronavírus, as formas de tratamento e prevenção da Covid-19, dicas de confecção de máscaras caseiras, alimentação saudável, orientações com a saúde bucal e também sobre atividade física.
Ao todo, 11 alunos participaram da elaboração do material, sendo de cinco cursos diferentes do UniFOA: Educação Física, Enfermagem, Medicina, Nutrição e Odontologia.
O acadêmico do 7° período do curso de Nutrição Leonardo de Oliveira destacou a dimensão do PET-Saúde para os estudantes e para a sociedade:
- O programa do Ministério da Saúde nos permite uma vivência, ainda na graduação, dos desafios e aprendizados diários dos profissionais das diversas áreas de saúde, que estão inseridos na saúde pública. A força do trabalho colaborativo foi de muita importância nesse tempo de pandemia, a união e a vontade dos acadêmicos fizeram toda a diferença para o desenvolvimento do material.
O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Bruno Chaboli Gambarato, destacou que contribuir com a sociedade é um dos pilares da FOA/UniFOA.
- Considerando o contexto de fake news, no qual as redes sociais estão inseridas, a criação do guia representa uma fonte de informação segura e validada por profissionais da saúde. Dessa forma, os alunos e professores do PET-Saúde contribuem com a sociedade de forma séria e responsável.
A possibilidade de conviver com alunos de outros cursos é um dos pontos principais da experiência PET-Saúde.
- Pensar de forma interprofissional é a melhor maneira de conseguir ver o paciente como um todo, e aprender isso ainda na formação é um diferencial - disse a aluna do 4° ano do curso de Enfermagem Karina Ramos.
> Clique aqui para conferir o Guia de Cuidados com a Saúde em Tempos de Covid-19