Publicidade

Toca Logo

Saúde Para Todos

Antonio Chaves

anttonii@yahoo.com

Saúde Mental

Dicas de como exercitar o cérebro

Mente e corpo devem estar alinhados, focados no objetivo comum de atingir o equilíbrio e a paz interior

Viver bem  –  29/05/2020 19:36

9394

 

(Foto Ilustrativa)

Saiba como também proteger o seu cérebro dos efeitos nocivos do estresse

 

Hoje, sabemos que o cérebro é mais dinâmico do que imaginávamos. Ele se reorganiza com frequência, otimiza suas funções, busca maneiras novas e mais inteligentes de funcionar. Tudo para que vocês estejam, sempre, aproveitando ao máximo essas capacidades cognitivas. 

O corpo, o emocional e a mente, trabalham juntos todos os dias, em todos os momentos, sob intensa harmonia. Sua saúde é o resultado da ligação entre esses fatores. Ficar irritado, triste e estressado gera efeitos negativos, não apenas em seu emocional, mas também em seu físico. Mente e corpo devem estar alinhados, focados no objetivo comum de atingir o equilíbrio e a paz interior.

A Ciência tem feito incríveis descobertas sobre as propriedades curativas e preventivas de atividades como a meditação e a terapia para a saúde do cérebro e do corpo. Pessoas calmas e que levam a vida com leveza correm riscos menores de desenvolver diversas doenças neurológicas. Elas, também, possuem maior autoestima e conseguem manter o cérebro afiado por mais tempo. Esses benefícios estão intimamente ligados ao autoconhecimento.

Os melhores cuidados preventivos com a memória estão na manutenção de uma dieta equilibrada, ter horas de sono suficientes. A atividade cognitiva que mais utiliza a memória é exercitada pela leitura. Para tanto, estratégias devem ser exploradas por cada pessoa até que se descubra quais são as mais facilitadoras. Quanto mais vocês estimulam o cérebro com atividades desafiadoras, tais como:  leitura, escrita; análise crítica; reconto de filmes; episódios de seriados e de livros; jogos de planejamento estratégico; a própria atividade de trabalho; atividades esportivas e lazer, com condições de saúde controladas, maior será sua reserva cognitiva.

Há exercícios neuropsicológicos que podem estimular a memória. Vivemos sob alto nível de estresse, mudanças econômicas, tensões familiares; overdose de tecnologia; demandas de trabalho, enfim, tudo gerando uma preocupação incessante. Embora algumas pessoas já tenham aprendido simplesmente lidar com isso. Se não controlar a intensidade do estresse, ele pode impactar nossa habilidade de pensar com clareza, e tomar boas decisões, no curto prazo, e até mesmo prejudicar nosso cérebro no longo prazo.

Estudos recentes mostraram que estresse crônico pode levar à depressão e, inclusive, aumentar o risco de declínio cognitivo, trazendo sintomas de Alzheimer. Então, sob estresse constante, o corpo não consegue reagir bem, manifestando doenças como diabetes e pressão alta. Esses eventos bloqueiam a formação de novas conexões neuronais no hipocampo, a parte do cérebro responsável por decodificar novas memórias. Quando novas conexões são bloqueadas, o hipocampo pode realmente diminuir de tamanho, o que dificulta a memória.

Muito estresse pode nos deixar esquecidos, desmotivados e mentalmente exaustos. Então, aqui vão algumas dicas para você limitar efetivamente o nível de estresse e aumentar sua resiliência emocional, como também proteger o seu cérebro dos efeitos nocivos do estresse. Com a revolução tecnológica que tem acontecido nos últimos anos, cada vez mais, estão sendo valorizadas as características humanas. Dessa forma, os espaços passam a ser construídos com foco nas pessoas e sua capacidade criativa, comunicativa e colaborativa. O contato com a natureza e a diversidade sensorial e de ambientes são exemplos disso. A escolha de materiais, a criação de ambientes alternativos de ocupação, são pontos chave no projeto de um espaço saudável e eficiente das mudanças que o mundo corporativo vem sofrendo, como na sua saúde física e mental.

Como estimular os dois lados do cérebro

. Tente realizar tarefas que ampliem a sua área de conforto. Crie oportunidades para que você possa ultrapassar barreiras e estimular o seu cérebro.

. Conheça novas pessoas e lugares. Não fique na mesmice. Ao invés de fazer seu trabalho de faculdade no seu quarto, leve o seu notebook até uma biblioteca, por exemplo. Quando for a uma festa, converse com outras pessoas e crie novas amizades. Ao fazer isso, você estará sempre estimulando o seu cérebro a absorver novas informações e se adaptando a novas situações.

. Fazer o incomum, isto é, se você tem o hábito de usar o relógio no punho direito, passa a usar no punho esquerdo. Faça mudanças de móveis, faça palavras cruzadas e caça palavras. (Namastê).

Mensagem do Dia

“A felicidade e a saúde são incompatíveis com a ociosidade”. 

(Aristóteles)  

________________________________________________________

Por Antonio Chaves  –  anttonii@yahoo.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×