Publicidade

Toca Logo

Saúde Para Todos

Antonio Chaves

anttonii@yahoo.com

Obsessões Desequilibradas da Saúde Física e Mental

As causas da anorexia e bulimia

Ambos os casos são distúrbios alimentares complexos; as pessoas podem ter anorexia e bulimia ou desenvolver um transtorno em consequência do outro

Viver bem  –  08/09/2020 18:15

9612

 

(Foto Ilustrativa)

Familiares e amigos têm papel fundamental na observação dos sintomas, pois raramente as pessoas com anorexia e bulimia percebem que estão doentes e que precisam de ajuda médica

 

Perder peso e se manter em forma são alguns dos principais desejos de quem busca uma aparência muito melhor do que se imagina. Quando esses desejos se transformam em obsessões desequilibradas da saúde física e mental, podemos estar diante de duas doenças psiquiátricas de transtorno alimentar: a anorexia e a bulimia.

A anorexia é um transtorno alimentar que se inicia a partir da falta de percepção adequada da imagem corporal.  Afeta mulheres e adolescentes sempre que se percebem que estão muito acima do peso, mas na verdade não estão. Com isso, as pessoas vão diminuindo progressivamente o consumo de alimentos que pode chegar a quadros severos de desnutrição. Na anorexia, o organismo vai se acostumando, e as pessoas podem deixar de sentir fome. Enquanto que na bulimia a fome persiste. Em ambos os casos, tratam-se de distúrbios alimentares complexos.  As pessoas podem ter anorexia e bulimia ou desenvolver um transtorno em consequência do outro. As pessoas que têm anorexia geralmente são ansiosas, perfeccionistas e insatisfeitas. Apresentam os seguintes sinais durante esse transtorno:

- Perda de peso.
- Desmaios.
- Fadiga.
- Pressão baixa.
- Tonturas.
- Isolamento social. 

A bulimia afeta jovens de ambos os sexos que querem ter um corpo bonito. Para não engordar, forçam o vômito após as refeições, fazem dietas inadequadas e exageram na atividade física. Aquelas que têm bulimia podem ter sofrido com excesso de peso. Alguns dos sinais desse transtorno são:

- Compulsão alimentar.
- Menstruação irregular.
- Alterações do humor.
- Ir ao banheiro constantemente após se alimentar; e vômitos. 

Os familiares e amigos têm papel fundamental na observação desses sintomas. Pois raramente as pessoas com anorexia e bulimia percebem que estão doentes e que precisam de ajuda médica. A bulimia torna complicada a percepção, porque aparentemente a pessoa se mostra saudável. Em alguns casos, a anorexia e a bulimia exigem acompanhamento médico por toda a vida.

Prestar atendimento correto nas primeiras crises é essencial para o controle dos dois transtornos. Quanto mais preciso e precoce for o diagnóstico, melhores são as condições de cura. Anorexia e bulimia provocam rápida perda de peso. Esse é um dos principais desejos de quem busca uma aparência melhor.

A bulimia exige acompanhamento médico por toda a vida. Quanto mais preciso e precoce for o diagnóstico, melhores são as condições de cura. (Namastê).

Mensagem do Dia

Diga para a pessoa que ela é muito bonita, e que qualquer coisa ruim que ela faça a si mesma também afetará a sua família. 

________________________________________________________

Por Antonio Chaves  –  anttonii@yahoo.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×