Publicidade

RH

Quatro Dicas Importantes

Como melhorar a funcionalidade e a beleza do seu sorriso

Todo mundo deseja ter os dentes bonitos; é fundamental ter hábitos saudáveis, mas também é legítimo contar com a ajuda de profissionais odontológicos

Viver bem  –  19/05/2021 10:44

10017

 

(Foto Ilustrativa)

Tratamentos odontológicos são importantes para manter o sorriso mais forte, bonito e até mais funcional, aliando tais características para mais qualidade de vida

 

Hábitos saudáveis são fundamentais para a beleza e a funcionalidade do seu sorriso, mas é legítimo contar com a ajuda de profissionais odontológicos para a realização de procedimentos que ampliarão a estética e função das estruturas bucais. 

Cuidados básicos 

Primeiramente, é importante falar sobre práticas e hábitos rotineiros que são fundamentais para que a saúde bucal (e consequentemente o sorriso) seja a mais qualificada possível. Naturalmente, essa qualidade da saúde bucal e do sorriso está associada a alguns cuidados que você deve ter cotidianamente. Afinal, não adianta ter hábitos prejudiciais e achar que a saúde bucal vai se manter da mesma forma, pois até mesmo a mudança na alimentação pode impactar na mucosa. Dessa forma, é muito importante que as pessoas cuidem bem dos seus dentes, desde a infância até o restante da vida. 

Conheça algumas práticas que são importantes e outras que devem ser evitadas para que o sorriso não seja prejudicado: 

. Escovar bem os dentes, principalmente após as refeições;
. Utilizar sempre o fio dental após a escovação;
. Consumir alimentos saudáveis e que podem fortalecer os dentes;
. Não exagerar no consumo de alimentos açucarados;
. Não fumar;
. Não consumir bebidas alcoólicas em excesso. 

Além das práticas de rotina, as pessoas podem contar também com a ajuda de dentistas e outros profissionais da odontologia, buscando por procedimentos que podem ser interessantes na transformação do sorriso, tanto por uma questão de estética, como por necessidade. Confira a seguir quais são eles. 

Clareamento dental 

O primeiro procedimento que separamos é o de clareamento dental, muito buscado por pessoas que querem modificar a coloração dos dentes. Com o passar do tempo, é natural que a tonalidade dos dentes se altere, deixando de serem brancos e se tornando amarelos, por exemplo. Inclusive, isso pode acontecer ainda mais rápido, caso a pessoa não higienize corretamente os dentes e tenha hábitos alimentares prejudiciais. Por isso, esse procedimento consiste em, a partir de algumas sessões com produtos clareadores, promover a recuperação da tonalidade original dos dentes. 

Na prática, existem três formas de realizar o procedimento: com moldeira em residência, moldeira no consultório ou a laser. Cada método demandará uma quantidade diferente de produtos, tendo também um custo específico e recomendações particulares para garantir a segurança no processo e a qualidade dos resultados. 

O laser, por exemplo, é considerado mais efetivo e mais rápido, pois a concentração de clareadores é maior e o dentista vai controlando o processo. Além disso, o laser age de forma a ativar a ação de clareamento. 

Já a moldeira para uso caseiro requer paciência e um tempo maior para a finalização do processo, pois os géis devem ter uma quantidade menor dos agentes, preservando a cavidade e tecido gengival. 

Uso de aparelhos 

O uso de aparelhos também é um método muito utilizado em clínicas odontológicas, muitas vezes para corrigir algum problema estrutural aparente, ou também pode ser uma questão estética. Existem diversos tipos de aparelhos, cada um com uma funcionalidade e aparência específicas. O aparelho dental invisível, por exemplo, vem sendo cada vez mais utilizado por ser mais discreto do que outros tipos, ao passo que pode trazer os mesmos resultados positivos. 

Esse tratamento, independentemente do tipo de aparelho, consiste na colocação do instrumento na arcada dentária, permanecendo por um certo período para correção de aspectos relacionados ao posicionamento dental e à mordida (bem como sua qualidade). 

Por esse motivo, o tratamento também é muito importante para melhorar a respiração e trazer, além de um sorriso mais bonito, vantagens para a saúde de modo geral. 

Lente de contato dental 

A lente de contato dental também é um instrumento moderno e muito utilizado para tratamentos estéticos e de necessidade. Esse objeto consiste em uma película leve, que é posicionada sobre um dente em particular, ou mesmo sobre toda a estrutura, mas de forma individual - ou seja, uma película para cada dente até completar o sorriso. A partir disso, ela pode trazer uma série de mudanças para o formato de um ou mais dentes, dependendo da quantidade de lentes utilizadas. Ela pode, por exemplo, unir dentes separados, fortalecer a estrutura, cobrir manchas e quebras, ou ainda aumentar a dentição. 

A utilização da lente consiste em um tratamento longo, que pode ter uma durabilidade de até 20 anos, se bem cuidadas. Por esse motivo, apesar de ter um valor mais elevado, principalmente quando aplicado em todos os dentes, tende a ser muito vantajoso ao considerar o custo-benefício

No entanto, é preciso estar atento às tabelas de preço, pois o especialista que realizará o tratamento ou mesmo o local em que a clínica está instalada pode influenciar no total cobrado. 

Implante para os dentes 

Por fim, o último procedimento é o de implante para os dentes. Esse objeto pode ser muito útil, e também funciona de forma a conciliar a questão estética e a necessidade. Caso uma pessoa esteja insatisfeita com a aparência do sorriso, seja por conta da perda dentária ou algum impacto que prejudicou a estrutura, ela pode optar por verificar o posicionamento de um implante dentário, que servirá para fixar as próteses dentárias, para repor a peça perdida. Com isso, a mastigação ganha ainda mais qualidade, tornando-se mais efetiva, além de promover um sorriso belo, completo e alinhado, trazendo muito mais confiança para o paciente. 

> Artigo escrito com informações dos profissionais linkados no texto. 

________________________________________________________

Por Assessoria de Comunicação  –  contato@olhovivoca.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×