O projeto Nasce Uma Cidade veio para mudar paradigmas de um município e de um povo com sua forma singular de apresentar seu espetáculo. Já sabemos disso. Mas eu me impressiono a cada semana. Desta vez com uma informação que me deixa surpresa com a audácia do Sala Preta.
Aglutinando um monte de gente para compor esse desfile cênico que conta a história de Barra Mansa e de sua população, os participantes do Nasce Uma Cidade pensam que quem conta a história são os "Cidadãos Arquitetos da Memória" e por isso convidam também travestis, drags e transformistas para compor uma de suas cenas. A surpresa não é pelo convite aos travestis e transformistas - porque o objetivo do projeto é esse -, mas pela conexão entre os acontecimentos, a história, o lugar, as pessoas e a arte de Clécio Penedo. Tudo parece se encaixar de uma forma orgânica, como se realmente tivessem sido feitos uns para os outros.
Bati um papo com o responsável pela cena, que é o ator Danilo Nardelli, e fiquei ainda mais admirada com toda a contextualização. A cena das lavadeiras, que em 2010 e 2011 aconteceu na Rua Fresca (conhecida como Beira Rio), foi realizada por mulheres, mas agora terá uma nova roupagem. As referências partem de histórias atuais da cidade e, claro, nas obras de Clécio Penedo, desta vez nas cenas eróticas de 1970, chamadas "Geróticos". Para entender melhor, basta lembrarmos que o local - a Beira Rio -, há cerca de cinco anos, tornou-se ponto de encontro de travestis. Outra referência usada para a composição dessa cena é por meio de histórias não oficiais, como a de que uma travesti se jogou da Ponte dos Arcos. É o velho e novo e a própria população reescrevendo sua história. É incrível imaginar isso! Imagine então ver isso tudo de perto sendo construído!
> Quem se interessar em participar da cena pode se inscrever pelo e-mail salapreta@gmail.com. O primeiro encontro será neste sábado, 19, às 10h, na Sala de Espetáculos Tulhas do Café, no Parque da Cidade. As oficinas, além de servirem para debater temas de interesse desse público, serão um laboratório com exercícios de sensibilização para compor a cena.