Publicidade

Premiação 2026

"Cidadãos Arquitetos da Memória"

Jongo de Pinheiral é mais um dos grupos envolvidos na construção do Nasce

Sala Preta visitou o grupo em sua sede; além de serem uns dos mais tradicionais da região, são representantes da cultura afro

Colunistas  –  14/08/2014 10:12

  • São mais de quatro gerações de jongueiros que descendem de escravos da Fazenda do Pinheiro

(Fotos: Divulgação)

Nasce Uma Cidade: "Cidadãos Arquitetos da Memória". É impossível não repetir essa frase. Dessa vez, me refiro ao Jongo de Pinheiral, mais um grupo convidado a participar e somar na construção do espetáculo.

Na terça-feira, 12, o Sala Preta visitou o grupo em sua sede. Foi demais. O trabalho deles é maravilhoso. Além de serem uns dos grupos mais tradicionais da nossa região, são representantes da cultura afro. São mais de quatro gerações de jongueiros que descendem de escravos da Fazenda do Pinheiro. Lembrando que Pinheiral, cidade do jongo, no passado foi território de Barra Mansa.

Ou seja, é o passado fazendo história junto com a gente na contação e na construção de um novo Nasce. É emocionante ver e participar disso.

Quem estiver curioso para ver esta construção, está convidado para assistir aos ensaios do Nasce. Eles acontecem sempre aos domingos, a partir das 14h, no Tulhas do Café, no Parque da Cidade, em Barra Mansa.

Por Luisa Ritter  –  salapreta@gmail.com

1 Comentário

×

×

×

  • Ed

    Show Di Glória!!!
    Bom saber dos teu textos por aqui Luiza!!
    Quele Abrazzzz