Publicidade

Apoieo Jornalismo independente

Olhar Pop

Cláudio Alcântara

claudioalcantaravr@hotmail.com

Erro de Português

Coletivo Poesia Jah volta ao passado no Memorial Zumbi

Com o tema - Quando o Português chegou - sarau reunirá o Trio Circunlókios e poetas convidados em Volta Redonda

Colunistas  –  18/04/2017 16:09

6097

(Foto Ilustrativa/Divulgação) 

Evento também terá Microfone Aberto

e doação de livros de autores locais


          Publicada: 05/04/2017 (10:01:05)
          Atualizada: 18/04/2017 (16:09:12) 

Uma volta ao passado para compreender melhor o presente e ficar de olho no futuro. “Quando o Português chegou” é o tema do Sarau do Coletivo Poesia Jah que o trio Circunlókios apresenta em 22 de abril (sábado), às 19h, no Memorial Zumbi, na Vila Santa Cecília, em Volta Redonda. 

Giglio, Dio Costa e Camila Gabriela, que foram a segunda atração do Festival OLHO VIVO de Artes Integradas, em março, no Centro Cultural Fundação CSN, estão preparando uma noite de poesia e música, daquelas com a grife Circunlókios.

A programação ainda conta com o lançamento de cadernos artesanais criados pela designer Roberta Pacheco, da Papel de Arte - RJ, que se encantou pelos poemas produzidas por Giglio, Dio Costa e Lianto Segreto, e criou uma linha de cadernos confeccionados a mão com os poemas deles.

- Roberta aposta em cadernos artesanais com trabalhos de diversos artistas das Letras. Um trabalho lindo, com capas pesonalizadas e antenadas com o conteúdo poético de cada um dos escritores. Estamos muito orgulhosos da parceria com a Papel de Arte. Estão lindos os cadernos - diz Giglio.

Haverá também a distribuição de livros e DVDs de artistas de Volta Redonda, editados pela Secretaria Municipal de Cultura.

_______________________________________________________

A novidade é o lançamento dos cadernos poéticos artesanais Papel de Arte, da Roberta Pacheco.

_______________________________________________________

O sarau “Quando o português chegou” foi inspirado nos versos de abertura do poema "Erro de Português", de Oswald de Andrade, e fará um questionamento à crítica levantada pelo poeta, para poder debater questões sociais, como o racismo, machismo e o multiculturalismo brasileiro.

O evento é uma realização da Guerrilha Produções Teatrais, e conta com o apoio da Secretaria de Cultura de Volta Redonda. A entrada é gratuita.

- Vamos fazer algumas brincadeiras durante o Microfone Aberto. Entre elas, a já tradicional "Uma Pinga de Poesia", onde quem recita ganha uma dose da bebida (só para os maiores de 18 anos), e o "Poeta Engarrafado", em que dentro de garrafas utilizadas para a decoração estarão poemas de um poeta para que o público leia. Quem acerta o poeta da noite ganha um presente. Também vamos trocar muitas ideias com o público e teremos poetas convidados - adianta Giglio.  

Erro de Português

(Oswald de Andrade) 

Quando o Português chegou
Debaixo duma bruta chuva
Vestiu o índio
Que pena!
Fosse uma manhã de sol
O índio tinha despido o português. 

E qual foi o erro de/do Português? 

_______________________________________________________

Fique de Olho 

> Sarau do Coletivo Poesia Jah - Dia 22 de abril, sábado, às 19h, no Memorial Zumbi, na Vila Santa Cecília, em Volta Redonda.

Por Cláudio Alcântara  –  claudioalcantaravr@hotmail.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×