Publicidade

RH

Literatura & Cia.

Jean Carlos Gomes

poearteditora@gmail.com

Homenagem

Encontro literário com Flávia Savary

Coletânea da PoeArt Editora homenageia a escritora; obra ficou pronta em julho, porém por motivos editorias e agenda da autora, só foi possível a entrega acontecer agora

Colunistas  –  13/04/2017 10:59

Publicada: 11/04/2017 (12:46:54) . Atualizada: 13/04/2017 (10:59:53)
  • Jean e Flávia com alguns de seus livros; autora de mais de 30 obras

  • Flávia com a caixa personalizada contendo os exemplares da obra e o livro que trouxe a homenagem à sua pessoa/obra e o poeta e editor Jean Carlos Gomes

  • Vicente, Flávia e Antônio

  • Este colunista, Flávia Savary com o quadro em sua homenagem, Vicente Melo e Antônio Pena

(Fotos: Braz Henrique)

Mais uma etapa de nossa laboriosa missão literária, porém prazerosa, gratificante e inspiradora, aconteceu, em 8 de abril. Fomos ao encontro da formidável e encantadora escritora Flávia Savary, de grande prestígio no meio literário, principalmente entre o público infanto-juvenil. Este colunista teve a companhia, mais uma vez, para essa viagem de dois amigos apoiadores/participantes das edições da PoeArt Editora de Volta Redonda, Vicente Melo, jornalista e vice-presidente da Academia Volta-Redondense de Letras, e Antônio Pena, poeta e revisor. Nossa homenageada é filha da encantadora e uma das maiores vozes da poesia brasileira, Olga Savary, e do cartunista Jaguar. Flávia reside na cidade serrana de Teresópolis, bucólica e aconchegante. 

Apesar de um trajeto longo até lá, a viagem foi tranqüila, agradável, ainda mais com baixa temperatura e um pouco chuvosa. Ao chegarmos à sua rua, que por sinal tem nome de poeta famoso, Manuel Bandeira, como as demais que também têm nomes de personalidades conhecidas, avistamos seu marido, que já nos aguardava com atenção no portão. Flávia nos recebeu com grande alegria, encanto e simpatia. Durante mais de uma hora e meia desfrutamos da companhia sábia dessa talentosa escritora, entre um produtivo bate-papo intercalado com um delicioso lanche preparado por ela sempre com a atenção indispensável de seu marido Braz Henrique, também grande conhecedor das artes.

_______________________________________________________

“Escritora e artista plástica, não foi à toa que Flávia aos três anos de idade desenhou uma baleia e uma alegre formiga: uma é o canto e a outra é a paixão pelo trabalho. Eu, que tenho o privilégio de conhecer a poeta (que é a própria poesia aliada ao humor) desde sempre, a reconheço, em sua vocação de pássaro, de formiga e de cigarra cantando o ar quente da vida”.

Olga Savary (trecho do prefácio de “Vinte cantos de sereia”, Editora Dimensão, MG, 2004) 

_______________________________________________________

Esse momento agradabilíssimo serviu para entregarmos o livro “II Coletânea Viagem pela Escrita - 2016” (resultado do II Concurso Nacional Viagem pela Escrita 2016), que traz uma singela homenagem à sua pessoa e obra. Estivemos com ela em 18 de junho de 2016 para uma entrevista na 18ª edição do Salão do Livro no RJ. A obra ficou pronta em julho, porém por motivos editorias e agenda da autora, só foi possível a entrega acontecer agora. Esta coletânea (edição esgotada) reúne 50 escritores de 13 estados brasileiros - Acre, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, São Paulo e mais o Distrito Federal, divididos em duas modalidades de participação: Cinco Primeiros Colocados e Poetas Selecionados. 

Certos de que mais um capítulo de nossa missão foi cumprido com responsabilidade, dedicação, muita fé em Deus e acima de tudo reconhecimento por parte de todos os envolvidos nessa ideia/projeto, prossigamos com muita força e garra para fazermos sempre o melhor de nós naquilo que almejamos. Viva a literatura! 

> Clique para saber mais sobre a homenageada

Por Jean Carlos Gomes  –  poearteditora@gmail.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×