Publicidade

RH

Literatura & Cia.

Jean Carlos Gomes

poearteditora@gmail.com

Formação Elegantíssima

A arte do trio Circunlókios

Artistas de Volta Redonda levam poesia e música às pessoas, aos saraus, bienais, feiras/festas literárias, bibliotecas, ruas, praças, bares, lugares públicos em geral, usando e abusando da espontaneidade, do improviso e da interação

Colunistas  –  03/06/2017 10:43

Publicada: 03/05/2017 (19:26:51) . Atualizada: 03/06/2017 (10:43:07)
  • Apresentação no Memorial Zumbi

  • Os artistas entre amigos/convidados

  • A designer Roberta Pacheco do Rio, que fez os cadernos artesanais de poesias

  • Circunlókios estará todo mês no Memorial Zumbi

  • Lianto Segreto, Roberta, Giglio e Dio Costa com seus respectivos cadernos poéticos, que por sinal ficaram belíssimos

(Divulgação/ Morgana Leal) 

Nas fotos acima, imagens do Sarau Poesia Jah, no Memorial Zumbi (22 de abril). O sarau com o tema “Quando o Português chegou", com direito a microfone aberto para os poetas e músicos. A programação contou com o lançamento dos cadernos poéticos artesanais Papel de Arte, costurados a mão pela designer Roberta Pacheco, do Rio de Janeiro. O projeto da Roberta envolve trabalhos de diversos artistas e poetas, com capas personalizadas de acordo com o conteúdo poético de cada um dos escritores (Dio Costa, Giglio e Lianto Segreto). Junto a isso aconteceu a distribuição de livros e DVDs de artistas locais, produzidos pela Secretaria de Cultura de Volta Redonda. O sarau foi inspirado nos versos de abertura do poema “Erro de Português”, de Oswald de Andrade, e faz um questionamento à crítica levantada pelo poeta. A apresentação levou o público ao debate de questões sociais, como o racismo, machismo e o multiculturalismo brasileiro. 

Nascido do Sarau à Moda da Casa, em Volta Redonda, no fim de 2015, o Circunlókios - atração de março no Festival OLHO VIVO de Artes Integradas - se estabelece como grupo no início de 2016. Formado por Camila Gabriela (violino e voz), Dio Costa (violão, poesia e voz) e Giglio (poesia e voz), o trio leva poesia e música às pessoas, aos saraus, bienais, feiras/festas literárias, bibliotecas, ruas, praças, bares, lugares públicos em geral, usando e abusando da espontaneidade, do improviso e da interação. Poemas românticos, amorosos, apaixonados, furiosos, intensos, politizados, provocativos, cômicos, autorais, canônicos. Poemas apresentados ao som de uma "formação elegantíssima", segundo o poeta Tavinho Paes, dão o tom de movimento, de circular. O Circunlókios abre um caminho repleto de palavras e sons e convida quem quiser acompanhar estes três "lókios" soltos por aí. 

_______________________________________________________

Confira o calendário das apresentações do Circunlókios no Memorial Zumbi: 20 de maio . 10 de junho . 8 de julho . 12 de agosto . 9 de setembro . 14 de outubro . 11 de novembro . 9 de dezembro

_______________________________________________________

 

Quem é quem no Circunlókios

. Camila Gabriela - Musicista que iniciou os seus estudos em música aos 8 anos, em um projeto de música de Volta Redonda, já integrou orquestras e outros grupos musicais da região. Durante a sua trajetória se apresentou em diversos teatros no Brasil. Camila defende que a educação musical deve ser de qualidade e oferecida a todo e qualquer cidadão. Atualmente é estudante de música com ênfase em educação musical. 

. Dio Costa - Nascido no Rio de Janeiro, é doutorando em literatura comparada com mestrado e pós-graduação em literatura brasileira (Uerj) e graduação em letras (Faculdade CCAA). É integrante do grupo de pesquisa Bioescritas (Uerj) e ministrou a oficina “80 anos de Roberto Piva: Versos, vozes & vidas” no curso de extensão práticas de bioescritas (Uerj) em abril/2017. Sua dissertação “Pauliceia Desvairada e Paranoia: O eu solidário nas entranhas do combate” faz parte do banco de Dissertações e Teses da Biblioteca Roberto Piva (SP). Como músico, integrou as bandas Radar e Lâmina Blue na cena musical independente do Rio. Poeta, tem cinco publicações independentes: "Os sete espelhos quebrados" (2007), "1,99 - Poesia até o último centavo" (2008), "#Vazão - Antes que seja depois" (2013) "Sarcáustico" (2015) e “Poemas de amores” (2016). Apresenta, com o poeta Marcelo Mourão, o programa “páh! pum!”, é responsável pelo Canal Poheresia (ambos no YouTube) e pelos blogs Dio Costa Poemas e Câmera na Mão. 

. Giglio - Artista que, desde a década de 80, atua em diversas frentes da Cultura de Volta Redonda. Ator, diretor, cenógrafo, iluminador de teatro, palhaço, pirofagista, artista de artes visuais, poeta e produtor, Giglio lutou por um Conselho de Cultura mais democrático e eleito por votos diretos, foi conselheiro e é integrante da Comissão de Patrimônio. Hoje tem dedicado a maior parte de seu tempo artístico ao Circunlókios e às atividades da Guerrilha Produções. 

Coletivo Poesia Jah 

O Coletivo Poesia Jah surgiu do Sarau Poesia Jah em 2013, na Toca do Arigó, em Volta Redonda. Desde então, se reúne em alguns momentos para atividades poéticas como saraus e gravação de CDs. 

- Somos um coletivo que se manifesta através de músicas e poesias engajadas, que falam sobre as questões sociais, como o racismo, machismo, homofobia. O Circunlókios coordena o sarau e o coletivo e a Guerrilha Produções faz as produções. E a galera que cola no coletivo manda bala na poesia e performance também - conta Giglio. 

Agora estão se reorganizando e dando passos que os levarão além. Estão convocando outras pessoas para integrar o coletivo. Pra dar um gás! Pra lutar! Pra poetar por aí! Circulam neste coletivo, artistas e poetas como: Ed Zambroni (poeta, músico, professor), Lianto Segreto (poeta e filósofo), Thales Arakawa (músico e produtor musical do Circunlókios), entre outras pessoas valorosas na resistência cultural de Volta Redonda. 

O Sarau Poesia Jah tem um local e datas definidas pra acontecer mensalmente: entrou para o calendário do Memorial Zumbi. Vai acontecer aos sábados, das 19 às 22h. E sempre com a mesma dinâmica de ser comandado pelo Circunlókios, que abre o microfone para artistas convidados e o público em geral, brincadeiras, sorteio, doação de livros e CDs de artistas de Volta redonda. 

Por Jean Carlos Gomes  –  poearteditora@gmail.com

1 Comentário

×

×

×

  • Poeta Xandu

    Bravo! um trio maravilhosso, pleno de mágica e poesia, a cultura sendo levada por guerreiros!! - evoé!!!