Publicidade

RH

Viagem Musical Pelo Mundo

OSBM passeia por obras da Rússia e Alemanha

Concerto de maio na Igreja Matriz recebe a soprano Yasmini Vargaz para interpretar obra de Gliére

Colunistas  –  08/05/2017 12:41

1

(Fotos: Fabricio Rezende e Divulgação)

Orquestra Sinfônica de Barra Mansa e Yasmini se apresentam nesta terça-feira, 9, na Igreja Matriz 

A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa continua sua viagem musical pelo mundo, com obras e convidados de diversas regiões. No concerto de maio da temporada oficial, a OSBM passeia pela Rússia e Alemanha, levando seu público a uma experiência única. A viagem musical acontece nesta terça-feira, 9, às 20h, na Igreja Matriz de São Sebastião, com entrada gratuita.

A Orquestra selecionou obras de compositores consagrados: Gliére e Schumann. Sob regência do maestro Vantoil de Souza, o concerto inicia e se encerra com obras do compositor alemão Robert Schumann. O compositor, que começou carreira na música como pianista, se consolidou com suas sinfonias e uma delas encerra o concerto da OSBM, a Sinfonia nº 1, conhecida como Sinfonia da Primavera.

Representando a Rússia, a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa interpreta o difícil Concerto para Soprano Coloratura e Orquestra, de Reinhold Gliére. A obra exige a participação de uma solista soprano, o tipo de voz feminina mais aguda e de maior alcance vocal entre todas as vozes. A convidada para ser a solista da obra é a cantora lírica Yasmini Vargaz.

A solista foi considerada a Melhor Voz Feminina, em 2016, ao vencer o IX Concurso Estímulo para Jovens Cantores Líricos de São Paulo. Yasmini Vargaz, desde 2011, participa de concertos do Natal Luz de Gramado e atua como solista junto à Orquestra Sinfônica de Gramado. Como concertista, cantou árias das personagens Giungia, de Lúcio Silla; Vênus, de Ascanio in Alba; Donna Anna, de Don Giovanni, e Julieta, de romeu e Julieta. Em janeiro deste ano, Yasmini cantou Le Nozze di Fígaro, no papel de Condessa Almaviva, sob regência do maestro Cláudio Ribeiro.

Antes de Barra Mansa, o público do Rio de Janeiro conferiu este mesmo concerto na Sala Cecília Meireles. A apresentação faz parte da temporada da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa na Cidade Maravilhosa, que inclui concertos na Sala Cecília Meireles e no Theatro Municipal. 

Temporada “OSBM pelo mundo” 

Depois de utilizar as cores na temporada 2016. Na temporada 2017, os países, e suas diferenças musicais, são o tema da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. As obras do programa de cada concerto representam um país, permitindo ao público realizar uma verdadeira experiência sensorial, viajando a paisagens tão distintas por meio da música. Além das obras internacionais, a OSBM recebe, também, na temporada 2017, solistas de países distintos que deixam sempre um pouco de sua cultura.

A OSBM é um dos principais conjuntos do Projeto Música nas Escolas, formada por monitores e alunos avançados. Há 12 anos promove a interiorização da música clássica no Estado do Rio de Janeiro, por meio de sua temporada oficial realizada na Igreja Matriz de São Sebastião, em Barra Mansa. Os solistas e maestros que atuam em seus concertos realizam aulas para os músicos da Orquestra, aprimorando seus conhecimentos e enriquecendo a capacidade técnica da OSBM.

O Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa atende a todas as escolas públicas municipais de Barra Mansa com processo de educação musical, que inicia na educação infantil e se estende a todas as séries. Desde o início, o Projeto é mantido pela Prefeitura de Barra Mansa, numa ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação e da Fundação de Cultura. A gestão administrativa é feita pela Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa.

Além disso, o projeto é patrocinado pelo Instituto CCR e CCR NovaDutra, por meio da Lei de Incentivo à Cultura - Lei Rouanet, do Ministério da Cultura. O projeto também recebe o apoio da Saint Gobain e da Transporte Generoso.

_______________________________________________________

Fique de Olho 

> Concerto da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa - Data: 9 de maio (terça-feira). Horário: 20h. Local: Igreja Matriz de São Sebastião. Regência: Vantoil de Souza. Solista: Yasmini Vargaz. Programa: Introdução, Scherzo e Finale Op. 52 - Schumann - Concerto para Soprano Coloratura e Orquestra - Op. 82 - Glière - Sinfonia nº 1 "Primavera" - Op. 38 - Schumann.

Por Bia Carreiro  –  biacarreiro@gmail.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×