Publicidade

RH

Olhar Pop

Cláudio Alcântara

claudioalcantaravr@hotmail.com

Valorizando os Talentos da Região

Anco Márcio e Etyla Mariely expõem suas impressões digitais

Artista plástico e fotógrafa que ganharam o Prêmio OLHO VIVO 2016 mostram seus trabalhos na Biblioteca Municipal Raul De Leoni; exposição faz parte do Festival OLHO VIVO

Colunistas  –  09/11/2017 21:26

(Fotos: equipeetyla.com)

Visitação: Até 30 de novembro, de segunda a sexta, das 8 às 18h; sábado, das 8h ao meio-dia

> Programe-se: Confira o roteiro com algumas exposições que podem ser vistas na região

Com o tema “Igualdade” e subtema "Casamento", a exposição “Impressão digital” reúne trabalhos do artista plástico Anco Márcio e da fotógrafa Etyla Mariely. Os dois foram contemplados com o Prêmio OLHO VIVO 2016, em suas respectivas categorias, e como premiação, além dos troféus personalizados em cerimônia de gala, ganharam a oportunidade de realizar essa exposição, que faz parte do Festival OLHO VIVO de Artes Integradas. A abertura aconteceu ontem, 8, às 19h, na Biblioteca Municipal Raul De Leoni, em Volta Redonda. Visitação: até 30 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h; sábado, das 8h ao meio-dia. Curadoria e idealização artística: Cláudio Alcântara. A Secretaria Municipal de Cultura cedeu o espaço para a realização da mostra. Além dos convidados dos expositores, o evento contou com a presença da secretária de Cultura, Aline Marah Ribeiro.  

. Apoio: 

1

Markos Paulo - Cenografia e Decoração; Marcelo Saviolo Café; e Philipe Reis - Doces

2

Ana Heckert Ateliê - Noiva e Festa; Space Hair Black Soul; e Quero Mais - Doces
O Studio Lene - Make, Francine Makes e a Cia. Liberdade de Expressão também apoiaram o evento
A violinista Camila Gabriela e Lorena Arruda (violão), a bailarina Thaiza Xavier e o ator João Ricardo (da Cia. Liberdade de Expressão) fizeram participações especiais 

O ator João Ricardo (da Cia. Liberdade de Expressão), em participação especial, recepcionou os convidados, interpretando um noivo estilizado. Por volta das 20h, Alcântara abriu oficialmente a exposição, deixando claro que não segue padrões em cerimônias, e brincando com o público. Logo em seguida, anunciou a performance da bailarina/modeloThaiza Xavier, que dançou (vestida de noiva) ao som do violino de Camila Gabriela e do violão de Lorena Arruda. E foi a vez de Anco ser surpreendido, convidado a falar um pouco sobre seu trabalho artístico. A noite seguiu com bate-papo descontraído e coquetel.

Entenda a curadoria 

O título da exposição foi escolhido pelo jornalista que assina esta reportagem porque os desenhos formados pelas elevações da pele, nas polpas dos dedos das mãos, são únicos em cada indivíduo, sendo distintos inclusive entre gêmeos univitelinos. Mesmo assim, em sua essência, os seres humanos são todos iguais, servindo as impressões digitais para traçar um contraponto ao tema “Igualdade”. E também pelo fato de as obras dos dois artistas serem impressas digitalmente.

Alcântara propôs aos dois artistas que criassem trabalhos, seguindo a mesma linha temática da premiação 2016: “Igualdade”. Anco Márcio e Etyla trabalharam peças que, durante a exposição, vão dialogar umas com as outras, sem perder a individualidade. Isso significa que cada um dos artistas poderá, posteriormente, montar, se assim desejarem, suas exposições individuais em outros locais. 

Anco Márcio criou quadros e esculturas que remetem ao subtema “Casamento” em suas mais variadas características, assim como Etyla clicou casais, tendo como foco a diversidade. O trabalho desenvolvido pelo artista plástico lança mão de lacres de latas de bebidas (físicos e digitais) como um alerta aos malefícios do consumo excessivo de bebidas alcoólicas, e também enfatizando a importância da reciclagem desse tipo de material. A fotógrafa busca ângulos e enquadramentos que enfatizam a visão artística da fotografia. Os quadros e as fotos serão expostos em ambientes distintos da Biblioteca. 

2

. Anco Márcio - “Trabalho com comunicação visual há mais de 35 anos criando logomarcas, cartazes, folhetos, folders, revistas e jornais. Sempre desenvolvi trabalhos para pessoas físicas e empresas, mas em 2013 resolvi mostrar a minha arte para mais pessoas. Foi assim que criei a Pop Lacre, inspirado no estilo Pop Art, pela forma alegre e colorida que ela tem. Com isso, tive a ideia de usar em meus trabalhos lacres digitais e reais de alumínio retirados das latas de cerveja e refrigerantes, sendo o elemento principal de minhas obras. Desta forma comecei a surgir no mundo das artes plásticas participando de exposições individuais e coletivas”. 

3 

. Etyla Mariely - "Apaixonada por fotografia, comunicativa e espontânea, capto a essência das pessoas com alegria e muito amor pelo meu trabalho. Não procuro histórias perfeitas, mas procuro retratar o que for verdadeiro. Cada pessoa é especialmente única. O click é de fato o som infinito, o instante que não volta. Fotografar é a capacidade de fazer as pessoas sonharem e poder fazer o tempo parar enquanto decodificamos uma imagem, fazê-las mergulhar em sentimentos e lembranças e reviver seus sonhos".

Comprometimento com o movimento artístico/cultural

1

Totalmente reformulado, em 2017 o evento ocupa o Centro Cultural Fundação CSN, com atrações na última sexta-feira e no último sábado de cada mês, até dezembro (veja o cronograma completo do Festival e os artistas que confirmaram participação).

O Festival OLHO VIVO de Artes Integradas é uma oportunidade para os contemplados com os troféus durante a cerimônia de entrega do Prêmio OLHO VIVO 2016, artistas indicados ao Prêmio e convidados especiais mostrarem seus trabalhos. Não visa gerar lucro para nenhuma das partes (site, Fundação, artistas), e sim abrir espaço para aqueles que quiserem apresentar um pouco da sua arte. Shows musicais, espetáculos teatrais, performances poéticas e de dança, noite de autógrafos, entre outras manifestações artísticas, têm espaço na programação. Entrada gratuita.

1 - O primeiro dia do Festival, 24 de março, sexta-feira, ficou por conta do grupo Vibe.
2 - No sábado, 25 de março, uma mistura do antigo repertório do trio Circunlókios com o novo.  
3 - Em 29 de abril, foi a vez de “Peter Pan no País das Maravilhas”, da Cia. Teatral Intervalo. 
4 - Na sexta, 26 de maio, Laiane Bernardes e modelos convidadas desfilaram looks com o tema Igualdade.
5 - No sábado, 27 de maio, às 15h, Wesley Faria apresentou show autoral.
6 - Na sexta-feira, 23 de junho, às 19h, quem se apresentou foi Lucas Motta, em show autoral.
7 - No sábado, 24 de junho, às 15h, show da Rany Silveira.
8 - Na sexta, 28 de julho, às 19h, Talk Show sobre a arte de discotecar, com a DJ Carol Marins.
9 - No sábado, 29 de julho, às 15h, Talk Show com canções autorais da Rafaela Rodrigues
10 - Na sexta-feira, 1 de setembro, às 19h, show autoral com Os Meninos do Batuque e convidados.
11 - No sábado, 2 de setembro, às 15h, Talk Show com músicas autorais do Duo Instrumental.
12 - Na sexta, 19 de setembro, às 19h, trechos de "O homem da areia", da Rumo Cia. de Dança
13 - No sábado, 30 de setembro, às 15h, Café Folosófico/Cultural - Elisa Carvalho.
14 - Na sexta-feira, 27 de outubro, às 19h, Bruno Perez & Banda (show autoral).
15 - No sábado, 28 de outubro, às 15h, Carlos Brunno e convidados.

> Festival OLHO VIVO de Artes Integradas - Gratuito. Centro Cultural Fundação CSN: Rua 21, nº 402, Vila Santa Cecília, em Volta Redonda.

_______________________________________________________

Por Cláudio Alcântara  –  claudioalcantaravr@hotmail.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×