Publicidade

RH

Literatura & Cia.

Jean Carlos Gomes

poearteditora@gmail.com

Notável Escritor

Evandro Sarmento, filho ilustre de uma geração privilegiada

Poeta hors concours lança em março o seu sétimo livro - Cantos ao entardecer -, quando vai comemorar seus 40 anos nas letras

Colunistas  –  04/01/2018 20:07

  • O escritor Evandro Sarmento sendo entrevistado pelo jornalista Vicente Melo

  • Evandro e Vicente

  • O poeta com este colunista

  • Evandro e suas obras publicadas

(Fotos: PoeArt Editora) 

Dia 21 de dezembro, tarde quente, abafada, porém muito gratificante. Juntamente com o jornalista, confrade e parceiro de muitas empreitadas literárias, Vicente Melo, fomos à residência do notável escritor, o querido e conhecido Evandro Sarmento, integrante de uma geração de intelectuais das letras na região sul fluminense. Felizmente ainda tê-lo em nossa convivência é motivo de grande alegria, pois, com sua mente fértil, consegue explanar vários assuntos com domínio e propriedade. Nosso encontro foi para o felicitarmos e divulgarmos um pouco de seus conhecimentos e feitos porque em 6 de janeiro de 2018 celebrará seus bem vividos 85 anos de vida, na sequência, celebrará 63 anos de um feliz matrimonio com Marly Moreira Sarmento, também escritora.

Paraense, chega a Barra Mansa em 1952, casa-se em 1955. Após seus estudos, presta concurso público para delegado de polícia do Estado do Rio de Janeiro. Exerce a profissão em inúmeras cidades até aposentar-se. Porém, paralelamente à profissão exaustiva, encontra na literatura seu grande bálsamo para amenizar o ambiente profissional com forte tendência ao embrutecimento, como relata.

Teve o privilégio do convívio com inúmeros escritores de uma época precursora (década de 70) nas letras barramansenses e da região. Dentre muitos da sua plêiade de amigos, incentivadores e admiradores, estão: Francisco Nogueira, José Lourenço (grande divulgador dos escritores na imprensa), José Augusto Amado, Osório e Oswaldo Porto, Milton Rangel, Wilson Montemór, Eliette Ferreira, Jane Maleck, Jane Chiesse, Alice Figueiredo, Pedro Albeirice da Rocha, pois, muito novo, já era uma promessa em ascensão, como prova disso, vemos seu talento na literatura e como professor de destaque nos dias atuais. Nesse período de intenso trabalho e produção literária, publicou seus escritos em diversos jornais, como também conquistou prêmios e distinções literárias fazendo jus a sua vasta e apurada lavra. Participou, direta ou indiretamente, da fundação de associações e instituições de grande importância, as quais cita com grande alegria e realização, tais como: Recreio do Trabalhador (VR) Ilha Clube e Grebal (Grêmio Barramansense de Letras), em 1975, essa última é uma instituição pela qual tem particularmente enorme carinho e amor incondicional, pois foi o único grêmio que sobreviveu de um grupo de cinco que começou, mas não resistiu devido às dificuldades inerentes. Tendo sede própria e renda para a realização de suas atividades, dessa instituição foi presidente em 1978 e participou da diretoria em outras ocasiões como nos dias atuais, e da qual também é integrante vitalício.

_______________________________________________________

Salienta com bravura, entendimento e com total certeza que a base de todas as conquistas e o sucesso que pode ser alcançando depende de muita dedicação nos estudos, conhecimentos de uma boa e apurada cultura (aquela de raiz...), e, claro, um bom convívio com pessoas, lugares e feitos relevantes, que refletem de forma positiva na formação e informação de todo cidadão, do ser humano, de um modo geral. Assim, deixa uma grandiosa e valiosa lição para todos nós e para os que virão ou também tentarão trilhar as veredas árduas das letras...

_______________________________________________________

Tem na prática do esporte e uma boa alimentação suas fórmulas e formas para se manter jovial e com a mente ainda muito fértil e dadivosa. Confessa que uma relação duradora depende de um relacionamento com intensa cumplicidade, companheirismo, respeito e uma dosagem altíssima de amor entre os cônjuges.

É advogado de formação (inscrito na OAB/RJ), oficial do Exército da Reserva e atuou como professor. Poeta, trovador, sonetista, cronista, contista, prosador, sendo um exímio cultor da arte da escrita com esmero profundo e saber admirável, valendo e muito como ótimo exemplo a ser seguido. Esse seu brilhantismo é comprovado a cada trabalho lançado, quer seja em prosa ou em verso, aqui, com destaque para a pura sonoridade, a métrica e a rima, igualando-se mesmo a alguns vultos de nossas letras, como Aparício Fernandes, Luiz Otávio, J. G. de Araújo Jorge, Lacyr Shettino, Matilde Diniz Lacerda, Menulfo Nery Bezerra, José Fleming, Antônio Pena, Pedro Viana Filho, Maria José Bulhões Maldonado, dentre outros baluartes que se destacaram nas letras com dedicação e perfeição.

Término de nosso bate-papo/entrevista pautada com seriedade, sabor e gosto de quero mais aprender, compreender, aprofundar na sábia biblioteca viva que é nosso ilustre amigo escritor/confrade Evandro dos Reis Brito Sarmento, paraense de nascimento e barramansense de coração e adoção.

Dia 21 de dezembro, tarde quente, abafada. A chuva caiu com intensidade lá fora, enquanto absorvíamos a maestria de profundo conhecimento e aprendizado poético-literário-histórico para nossa trajetória ainda iniciante nas letras! 

Também é vice-presidente da ABL (Academia Barramansense de Letras); integrante da ABH (Academia Barramansense de História); do GLR (Grêmio Literário de Resende) e da UBT (União Brasileira de Trovadores). 

Obras editadas: “Prosa & poesia em destaque” - comemoração do seu Jubileu de Prata nas Letras - 2003; “Cantos do meu canto” - poesias - 2005; “Sonescala” - poesias e didática poética - 2009; “Barra Mansa - Histórias que eu vivi” - 2014; “Barra Mansa - Histórias que eu vivi II” - 2015 e “Trovas de aprendiz” - 2016.

Em março, lançará o seu sétimo livro: “Cantos ao entardecer”, aproveitando o ensejo para comemorar seus 40 anos nas letras. 

> Colaboração de Vicente Melo (jornalista e vice-presidente da Academia Volta-Redondense de Letras)

_______________________________________________________

Por Jean Carlos Gomes  –  poearteditora@gmail.com

2 Comentários

×

×

×

  • Mércia Christani

    Parabéns Jean e Vicente !
    Que maravilha entrevistar esse grande poeta!
    É de muito valor o reconhecimento de pessoas como Evandro Sarmento.
    Que nos brinde com mais uma obra!

  • Pedro Albeirice da Rocha

    Que satisfação enorme saber da boa saúde do escritor Evandro Sarmento. em minha tenra juventude, ele e eu tivemos intenso e salutar debate nas páginas da "Voz da Cidade", oh, como aprendi com E" Sarmento (maneira como assinava suas colunas). Meu respeito, minha gratidão ao Sarmento. Ao Jean Carlos e ao Vicente Melo pela entrevista.