Publicidade

RH

Olhar Pop

Cláudio Alcântara

claudioalcantaravr@hotmail.com

Comprometimento Com o Movimento Artístico/Cultural da Região

Regulamento

Objetivo é reconhecer artistas de diferentes segmentos; não tem o propósito de premiar o(a) melhor, e sim destacar, homenagear artistas de produção contínua e novos talentos

Colunistas  –  09/03/2024 21:23

01_8

> Confira a cobertura fotográfica do Prêmio OLHO VIVO - Cláudio Alcântara 2023 
> Confira os vídeos dos finalistas do Prêmio OLHO VIVO - Cláudio Alcântara 2024 

O evento será realizado no dia 26 de janeiro (domingo) de 2025, às 19h, no Graffith Hall. 

1. Apresentação

O principal objetivo do Prêmio OLHO VIVO - Cláudio Alcântara é incentivar a profissionalização dos(as) artistas, homenagear artistas profissionais, bem como ampliar as suas habilidades, além de revelar/destacar novos talentos, dar visibilidade e proporcionar reconhecimento.

Por conseguinte, tem os seguintes objetivos específicos:
- Promover artistas profissionais e amadores;
- Ampliar a visibilidade das obras artísticas e culturais;
- Incentivar a produção de novas obras;
- Estreitar a relação entre artistas, público e organizações culturais;
- Promover o encontro entre artistas de diversas linguagens;
- Estimular o constante aprimoramento e capacitação das linguagens artísticas. 

Prêmio OLHO VIVO - Cláudio Alcântara é uma iniciativa inédita e já se tornou a maior premiação do Interior do Estado do Rio de Janeiro, sem registro de outro evento semelhante em seus objetivos e alcance. A sua mais recente edição movimentou, direta e indiretamente, mais de 2.000 artistas. 

A iniciativa nasceu, ao constatar a necessidade de promover maior visibilidade aos(às) artistas e seus trabalhos, carentes de canais de comunicação especializados no assunto. Além da praticidade, já mostrou ser funcional, unindo todas as necessidades numa só solução: divulgação e reconhecimento.

Prêmio OLHO VIVO - Cláudio Alcântara tem o objetivo de homenagear artistas em diferentes segmentos artísticos. Não tem o propósito de premiar o(a) "melhor" em determinada categoria, e sim destacar artistas de produção contínua, além de novos talentos. A premiação existe desde o início da década de 1990, quando era realizada por meio de jornal impresso. Na internet, começou em 2010.

Esta é a 36ª edição (a 15ª presencial) do evento. O tema de 2024 é Harmonia.

A cada ano o Prêmio busca implementar estratégias inovadoras que contribuam para o constante aperfeiçoamento do projeto. Mantivemos a novidade de 2023, quando ampliamos o alcance da premiação, ou seja, podem participar artistas de todo o Brasil.

Sucesso em 2022, foi mantido o formato dois-em-um, ou seja, são duas premiações em uma só. O(a) mais votado(a) pelos(as) internautas já garante o seu troféu. E haverá os(as) escolhidos(as) pelos(as) jurados(as). Ou seja, um(a) mesmo(a) artista pode vencer na mesma categoria no voto popular e nos votos técnicos. Ou um(a) artista pode vencer no voto popular em uma categoria e outro(a) vencer nessa mesma categoria na votação dos jurados. Importante: Quem ganhar na votação popular, não enviar o vídeo para ser analisado pelos(as) jurados(as), não comparecer à cerimônia de premiação, nem enviar representante, será desclassificado(a) na votação popular e na votação técnica.

A SPA/VR (Sociedade Protetora dos Animais de Volta Redonda) é a beneficiada este ano com doações.
Clique aqui e saiba como fazer a sua doação
 

2. Áreas

2.1. São nove áreas:
Teatro
Dança
Música
Literatura
Moda
Artes Visuais
Empreendedorismo
Internet
Humanas

3. Indicações

02_7

3.1. Os(as) participantes do Prêmio OLHO VIVO - Cláudio Alcântara são definidos(as) por meio de indicações dos(as) colunistas do site, dos(as) internautas, no Instagram e na fanpage do OLHO VIVO - Cláudio Alcântara, dos(as) especialistas de cada setor (convidados/as pelo editor do site) e ainda dos(as) contemplados(as) com o Prêmio em edições anteriores. O critério para ser indicado(a) é basicamente ter um trabalho considerado merecedor da homenagem, por quem indica. Os(as) indicados(as) não, necessariamente, precisam ser famosos(as), ter aparecido na mídia, estar em evidência ou ser considerados(as) sucesso de público ou crítica, dando assim oportunidade a todos(as) aqueles(as) que gostam desse tipo de premiação.
3.2. Ao todo, em média, são 10 indicados(as) por categoria (se não houver 10 indicados/as, vão para votação no site aqueles/as que foram citados/as pelos/as internautas e/ou inscritos/as, ou seja: nove, oito, sete, seis, cinco, quatro ou apenas três, se for o caso). Em casos excepcionais, o número de indicados(as) na enquete pode ultrapassar 10 artistas. Lembrando que os(as) artistas também podem se inscrever no portal OLHO VIVO - Cláudio Alcântara (o material é analisado pelo editor-chefe do site).
3.3. Na seleção dos(as) indicados(as), prevalece aquele(a) artista que também tenha efetuado a sua inscrição no portal. Ou seja, o fator decisivo para estar entre os(as) artistas que concorrerão ao Prêmio em cada categoria é: maior número de indicações + inscrição no site. Exemplo: Se um(a) artista teve um grande número de indicações, mas não se inscreveu no portal; outro(a) artista que teve menos indicações e se inscreveu ocupará a sua vaga. Outro exemplo: Se todos(as) os(as) artistas se inscreveram no portal, obviamente, aqueles(as) que conseguiram maior número de indicações estarão entre os(as) selecionados(as); ou, se nenhum(a) artista se inscreveu no portal, também prevalece o maior número de indicações para a seleção dos(as) artistas. As indicações dos especialistas de cada setor também têm um peso maior, obviamente porque eles são especialistas no assunto.

4. Inscrições

4.1. Qualquer interessado(a) pode inscrever-se, no mesmo período reservado para as indicações em cada categoria (ver calendário abaixo). As inscrições para o Prêmio OLHO VIVO - Cláudio Alcântara são realizadas por meio de cadastro eletrônico no site. 
4.2. Ficha de Inscrição. Basta preencher o campo de Mensagem do Fale Conosco do site e enviar uma cópia, ou seja, os mesmos dados, para claudioalcantaravr@hotmail.com (Atenção: Quem não enviar a cópia para o e-mail do editor do portal, a inscrição estará automaticamente invalidada; só estarão inscritos(as) aqueles(as) que receberem um e-mail da organização do evento confirmando a inscrição). No campo destinado à Mensagem, digite as seguintes informações:
Nome;
. CPF;
. Endereço (Rua, Nº, Bairro);
. Cidade;
. Estado;
. CEP;
. Telefone Fixo/Celular/WhatsApp;
. E-mail;
. Facebook | Instagram;
. Descrição da Inscrição:

- Currículo (resumido);
- Clipping e Portfólio (apenas links de matérias publicadas em jornais, revistas, sites etc. e/ou links de materiais de divulgação em blogs, redes sociais, entre outras comprovações de trabalho).  

5. Votação

5.1. O sistema só permite 1 voto por e-mail cadastrado. Observe que é 1 voto por e-mail cadastrado, ou seja, se o internauta cadastrar mais de 1 e-mail, ele poderá votar mais de 1 vez. Não é necessário validar o e-mail.
Confira o passo a passo:

- Clique em Cadastre-se.
- Preencha o formulário (Nome, E-mail, Senha, Repita a Senha).
- Clique em Cadastrar.
- Vai abrir o campo do login. Digite o E-mail e a Senha que você cadastrou. Clique em Login.
- Clique em Votar.

5.2. Depois de computadas as indicações/incrições, em média, 10 de cada categoria (ou no mínimo três de cada categoria) vão para votação popular no portal.
5.3. Cada votação fica no ar em média 10 dias. Se for possível, cada candidato(a) é homengeado(a) com a sua foto, nas redes sociais do OLHO VIVO - Cláudio Alcântara, em um dia da semana, durante o período de votação.
5.4. Findado o período de votação, os(as) três, ou dois(duas), mais votados(as) avançam para a fase final.
5.5. O material enviado pelos(as) três, ou dois(duas), artistas de cada categoria classificados(as) para a final (link de um vídeo postado no YouTube com duração média entre 1 e 5 minutos + texto de no máximo 5 linhas digitado em Word, contando a história do/a artista) é analisado pelo júri técnico, formado por jurados(as) de notório conhecimento artístico profissional (e que não são da região sul fluminense), convidados(as) pelo editor-chefe do site. Os votos dos(as) jurados(as) são secretos, visando evitar possíveis constrangimentos. 
5.6. Quem não enviar o material solicitado pelo site dentro do prazo (7 dias) será desclassificado(a), e poderá (ou não) ser substituído(a) pelo(a) quarto(a) colocado(a) e assim sucessivamente (até que a vaga seja ocupada). O editor do portal também poderá convidar artistas para preencher a vaga, se assim desejar. Só podemos ampliar o prazo para entrega do material em casos de extrema necessidade, como doença, acidentes, compromissos inadiáveis de trabalho, etc. Para que o prazo seja prorrogado, o(a) artista deverá enviar um ofício (disponibilizamos o modelo), detalhando o motivo da solicitação. Se o ofício for aceito pela organização do evento, o prazo será prorrogado em no máximo 7 dias. 
5.7. Todos(as) os(as) jurados(as) votam em todas as categorias.
5.8. Em caso de empate, ganha aquele(a) que conseguiu a maior quantidade de votos na etapa popular.
5.9. Quem não comparecer à cerimônia de premiação e não enviar representante, estará desclassificado e ficará vetado de participar das próximas edições do Prêmio OLHO VIVO - Cláudio Alcântara. As exceções são para ausências justificáveis, como morte na família, acidentes, doenças e ganhadores de outros estados ou do exterior.

6. Critérios de análise pelo júri

03_7

6.1. A organização do Prêmio OLHO VIVO - Cláudio Alcântara dá total liberdade a cada um(a) dos(as) jurados(as) para escolher os(as) contemplados(as) com os troféus. Até porque cada categoria exige um critério diferente, por serem artes completamente diversas umas das outras.
6.2. Não são critérios determinantes na hora de analisar o material enviado pelos(as) finalistas: 

- Números, como vendas de CDs, livros etc.; 
- Tempo de carreira; 
- Destaque nas mídias.

6.3. O que é avaliado em cada área:

Teatro: Texto, Direção, Figurino, Cenário, Iluminação, Interpretação, Conjunto da Obra; 
Dança: Expressão Corporal, Técnica, Emoção, Adequação Visual à Proposta; 
Música: Interpretação, Técnica Vocal e Instrumental, Emoção, Expressão Corporal, Comunicabilidade; 
Literatura: Texto, Poética, Adequação Textual à Proposta, Ineditismo, Criatividade;
Moda: Beleza, Simpatia, Fotogenia, Expressão Corporal, Comunicabilidade;
Artes Visuais: Técnica, Estilo, Criatividade, Ineditismo, Proposta Artística;
Infantil: Beleza, Simpatia, Comunicabilidade, Expressão Corporal, Adequação do Desempenho Artístico à Área a que Pertence; 
Internet: Técnica, Qualidade Visual, Som, Proposta do Projeto, Conjunto da Obra;
Empreendedorismo: Proposta do Projeto, Conjunto da Obra;
 
Humanas: História de vida, Simpatia, Comunicabilidade.

7. Premiação

7.1. O evento será realizado no dia 26 de janeiro (domingo) de 2025, às 19h, no Graffith Hall.    

8. Disposições Gerais

8.1. Quem, por algum motivo, não se sentir confortável em participar do Prêmio OLHO VIVO - Cláudio Alcântara, não tem problema - a menção do nome e a foto entre os(as) indicados(as) ficam registradas aqui no portal e nas redes sociais do site apenas como uma homenagem.    
8.2. Casos omissos neste Regulamento serão resolvidos pela organização do Prêmio OLHO VIVO - Cláudio Alcântara

9. Como funciona a votação no portal  

04_6

1 - Dificilmente é registrado problema técnico no sistema de votação. Se a votação apresentar problema, ou o portal sair do ar, a enquete não será anulada, e os votos registrados até aquele momento serão válidos. O período de votação também não será alterado. O sistema só permite 1 voto por e-mail cadastrado. Observe que é 1 voto por e-mail cadastrado, ou seja, se o internauta cadastrar mais de 1 e-mail, ele poderá votar mais de 1 vez. Não é necessário validar o e-mail.

2 - Não é necessário clicar nas propagandas, e observe que em nenhum momento do passo a passo é preciso clicar no nome do(a) artista, por isso as propagandas não atrapalham, nem prejudicam ninguém na votação. 

3 - Embora a capacidade de suportar acessos simultâneos no portal tenha sido aumentada, recomendamos não enviar solicitações de votos a várias pessoas ao mesmo tempo. Envie aos poucos. Isso evita congestionamento.

4 - São vários dias de votação, não há necessidade de correr para votar. As pessoas podem votar com calma, seguir o passo a passo para não errar e o voto ser computado. Na etapa Voto Popular, são válidos apenas os votos registrados na enquete no site. O voto só é válido, quando você recebe uma mensagem automática, avisando que o seu voto foi computado. Se não aparecer essa mensagem, você Errou em alguma etapa do passo a passo. Repita com calma.

5 - Se o portal ficar congestionado e a enquete sair do ar, não há necessidade de enviar mensagem reclamando. Quando a enquete voltar ao normal, o(a) internauta poderá votar tranquilamente.

6 - Para votar, o(a) internauta precisa se cadastrar no portal e saber a sua senha para fazer o login, caso contrário não vai conseguir votar.

7 - Esse sistema foi escolhido para facilitar a votação, já que muitos internautas não têm mais perfil no Facebook, que era o antigo sistema usado para votar.

8 - Outro motivo que nos fez trocar o sistema de votação é que o Facebook (assim como o Instagram) está apresentando problemas técnicos constantemente, e ficávamos dependentes dele para que a votação funcionasse.

9 - Não existe, em hipótese alguma, a possibilidade de erro apenas na votação de um(a) indicado(a). Quando há algum problema no sistema, ninguém consegue votar em nenhum(a) indicado(a).

10 - Quem se cadastrar uma vez no portal, não precisará se cadastrar novamente para votar nas próximas categorias. Anote (ou memorize) o e-mail e a senha que você cadastrou, e digite esses dados na próxima vez que for votar em outras categorias. 

11 - Não adianta reclamar e criticar a votação, procuramos sempre fazer o melhor possível. 

12 - Quando apenas alguns(mas) internautas não conseguem votar, isso não significa que o sistema de votação esteja com problema. Normalmente, nesses casos, o problema é na configuração do aparelho desses(as) internautas, ou no e-mail (use outro e-mail para votar). Portanto, o portal não tem responsabilidade nessas situações, cabendo aos(às) internautas solucionarem o problema, se quiserem votar. Quando ninguém consegue votar, aí sim, o problema é no sistema de votação e cabe ao portal solucionar a questão, acionando os técnicos responsáveis.   

10 - Artistas em primeiro lugar 

05_6

A nossa premiação não trabalha com comida e bebida para os(as) convidados(as). É Gratuita. Começamos no início da década de 90, e a nossa inspiração sempre foi o Oscar e o Grammy (claro, guardadas as enormes proporções). Como todos(as) sabem, essas duas premiações mundiais não servem coquetel, jantar ou qualquer outra alimentação ou bebida aos(às) artistas e convidados(as). Grupos de artistas, como Madonna, Elton John, etc., fazem suas festas particulares pós-premiação para seus(suas) convidados(as). Aqui na região, outras premiações (Pagas) iniciaram esse estilo de comes e bebes, mas não é a nossa proposta. Já experimentamos e o resultado não foi o esperado. O nosso foco principal são os(as) homenageados(as) e, quem participar do evento, precisa colocar os(as) artistas em primeiro lugar, estar interessado(a) em arte e cultura. Não temos nada contra quem opta por premiações Pagas e regadas a comida e bebida, mas definitivamente não é o nosso foco. (Clique aqui e leia o nosso comunicado oficial sobre reclamações quanto à falta de comida e bebida na premiação)    

11. Calendário de indicações e votações (sujeito a alterações)

06_6

1 . New Face Feminina 
24 de janeiro a 28 de janeiro - Indicações
31 de janeiro a 6 de fevereiro - Votações

2 . Conteúdo Digital 
1 de fevereiro a 5 de fevereiro - Indicações
7 de fevereiro a 21 de fevereiro - Votações

3 . Moda/Marca 
8 de fevereiro a 12 de fevereiro - Indicações
22 de fevereiro a 28 de fevereiro - Votações

4 . Bloco de Carnaval
23 de fevereiro a 25 de fevereiro - Indicações
29 de fevereiro a 3 de março - Votações

5 . LGBTQIA+  
26 de fevereiro a 28 de fevereiro - Indicações
4 de março a 10 de março - Votações

6 . New Face Masculino
5 de março a 7 de março - Indicações
11 de março a 15 de março - Votações

7 . Fotógrafo
9 de março a 12 de março - Indicações
16 de março a 20 de março - Votações 

8 . Dança
13 de março a 16 de março - Indicações
21 de março a 26 de março - Votações

9 . Cantora
18 de março a 22 de março - Indicações
27 de março a 5 de abril - Votações

10 . Poeta
28 de março a 1 de abril - Indicações
6 de abril a 15 de abril - Votações

11 . Kids
7 de abril  a 11 de abril - Indicações
16 de abril a 25 de abril - Votações

12 . Cantor
17 de abril a 21 abril - Indicações
26 de abril a 5 de maio - Votações

13 . Atriz
27 de abril a 1 de maio - Indicações
6 de maio a 15 de maio - Votações

14 . Teen
8 de maio a 12 de maio - Indicações
16 de maio a 25 de maio - Votações

15 . DJ 
17 de maio a 21 de maio - Indicações
26 de maio a 4 de junho - Votações

16 . Musa
27 de maio a 31 de maio - Indicações
5 de junho a 14 de junho - Votações     

17 . Dupla 
6 de junho a 10 de junho - Indicações
15 de junho a 24 de junho - Votações  

18 . Revelação
16 de junho a 20 de junho - Indicações 
25 de junho a 4 de julho - Votações

19 . Artista Visual
26 de junho a 30 de junho - Indicações
5 de julho a 14 de julho - Votações

20 . Banda
6 de julho a 10 de julho - Indicações
15 de julho a 24 de julho - Votações 

21 . Cerimonialista
16 de julho a 20 de julho - Indicações
25 de julho a 3 de agosto - Votações 

22 . Ator
26 de julho a 30 de julho - Indicações
4 de agosto a 13 de agosto - Votações

23 . Make-up Artist (Maquiador/a)
5 de agosto a 9 de agosto - Indicações
14 de agosto a 23 de agosto - Votações

24 . Trapper/Rapper/MC 
15 de agosto a 19 de agosto - Indicações
24 de agosto a 2 de setembro - Votações

25 . Pagode/Samba
25 de agosto a 29 de agosto - Indicações
3 de setembro a 12 de setembro - Votações

26 . Hair Stylist (Cabeleireiro/a)
5 de setembro a 9 de setembro - Indicações
13 de setembro a 22 de setembro - Votações

27 . Instrumentista 
14 de setembro a 18 de setembro - Indicações
23 de setembro a 2 de outubro - Votações

28 . Artesanato 
24 de setembro a 28 de setembro - Indicações
3 de outubro a 12 de outubro - Votações

29 . Podcast  
4 de outubro a 8 de outubro - Indicações
13 de outubro a 22 de outubro - Votações

30 . Curta-metragem 
13 de outubro a 18 de outubro - Indicações
23 de outubro a 2 de novembro - Votações

31 . Gastronomia 
24 de outubro a 28 de outubro - Indicações
3 de novembro a 12 de novembro - Votações

32 . Empreendedorismo 
4 de novembro a 8 de novembro - Indicações
13 de novembro a 22 de novembro - Votações

33 . Evento/Projeto 
14 de novembro a 18 de novembro - Indicações
23 de novembro a 30 de novembro - Votações

34 . Espetáculo
24 de novembro a 28 de novembro - Indicações
1 de dezembro a 3 de dezembro - Apenas Votação Popular (Não haverá Júri Técnico)

35 . Livro
29 de novembro a 1 de dezembro - Indicações
4 de dezembro a 13 de dezembro - Apenas Votação Popular (Não haverá Júri Técnico)

36 . Gospel
6 de dezembro a 10 de dezembro - Indicações
14 de dezembro a 23 de dezembro - Apenas Votação Popular (Não haverá Júri Técnico) 

37 . Rainha
12 de dezembro a 16 de dezembro - Indicações
24 de dezembro a 2 de janeiro de 2024 - Apenas Votação Popular (Não haverá Júri Técnico)

38 . Princesa
18 de dezembro a 22 de dezembro - Indicações
3 de janeiro a 12 de janeiro de 2024 - Apenas Votação Popular (Não haverá Júri Técnico)

39 . Fotogenia
24 de dezembro a 28 de dezembro - Indicações
13 de janeiro a 18 de janeiro de 2024 - Apenas Votação Popular (Não haverá Júri Técnico)

40 . Mulher do Ano
Indicadas por convidados(as) do portal OLHO VIVO

41 . Homem do Ano 
Indicados por convidados(as) do portal OLHO VIVO

42 . Comunicador(a) do Ano
Indicados(as) por convidados(as) do portal OLHO VIVO

43 . Programa de TV
Indicados por convidados(as) do portal OLHO VIVO

44 . CD/EP
Indicados por convidados(as) do portal OLHO VIVO

45 . Clipe
Indicados por convidados(as) do portal OLHO VIVO

46 . Videomaker/Filmmaker
Indicados(as) por convidados(as) do portal OLHO VIVO

47 . Canção
Indicadas por convidados(as) do portal OLHO VIVO

48 . Celebrante
Indicados por convidados(as) do portal OLHO VIVO 

49 . Show
Indicados por convidados(as) do portal OLHO VIVO 

50 . Conjunto da Obra
Escolhido(a) pelo diretor/editor do portal OLHO VIVO  

 

Por Cláudio Alcântara  –  claudioalcantaravr@hotmail.com

5 Comentários

×

×

×

  • Raquel Braga Cerimonialista

    Indicação para a candidatura de cerimonialista

  • Cristiane Helena Costa

    Karen Silva

  • Mais comentários