Publicidade

Toca Logo

Olho Pop

Cláudio Alcântara

[email protected]

Comprometimento Com o Movimento Artístico/Cultural da Região

Regulamento do Prêmio OLHO VIVO

Objetivo é reconhecer artistas de diferentes segmentos dos municípios fluminenses; não tem o propósito de premiar o melhor em determinada categoria, e sim destacar e homenagear artistas de produção contínua, além de novos talentos

Colunistas  –  12/11/2020 23:12

PremioVinho 

> Confira a cobertura fotográfica da cerimônia de entrega do Prêmio OLHO VIVO 2019

1. Apresentação

O principal objetivo do Prêmio OLHO VIVO é incentivar a profissionalização dos artistas, bem como ampliar as habilidades dos profissionais que atuam nos dez municípios onde o Prêmio atua, além de dar visibilidade e proporcionar reconhecimento.

Por conseguinte, tem os seguintes objetivos específicos:
- Promover artistas profissionais e amadores;
- Ampliar a visibilidade das obras artísticas e culturais produzidas no interior do RJ;
- Incentivar a produção de novas obras;
- Estreitar a relação entre artistas, público e organizações culturais;
- Promover o encontro entre artistas de diversas linguagens;
- Estimular o constante aprimoramento e capacitação das linguagens artísticas. 

Prêmio OLHO VIVO é uma iniciativa inédita na região, sem registro de outro evento semelhante em seus objetivos e alcance. Já se tornou a maior premiação de arte e cultura do Médio Paraíba Fluminense e Região da Costa Verde. A sua mais recente edição movimentou, direta e indiretamente, mais de 1.000 artistas e reuniu na cerimônia de premiação no Teatro Maestro Franklin de Carvalho Júnior aproximadamente 700 pessoas, entre artistas e seus convidados. 

Com o novo sistema de votação, que exige logar pelo Facebook, a etapa popular tornou-se ainda mais justa, permitindo apenas 1 voto por perfil. 

A iniciativa nasceu, ao constatar a necessidade de promover maior visibilidade aos artistas e seus trabalhos, carentes de canais de comunicação especializados no assunto. Aalém da praticidade, já mostrou ser funcional, unindo todas as necessidades numa só solução: divulgação e reconhecimento

Prêmio OLHO VIVO acontece desde o início da década de 1990, em jornal impresso. Na internet, começou em 2010. Esta é a 11ª edição do evento. O tema de 2020 é Empoderamento. A cada ano o Prêmio busca implementar estratégias inovadoras que contribuam para o constante aperfeiçoamento do projeto. Apesar de o portal receber acessos do mundo inteiro, o Prêmio tem foco no território do Médio Paraíba Fluminense e Região da Costa Verde. O Prêmio OLHO VIVO tem o objetivo de homenagear artistas em diferentes segmentos artísticos. Não tem o propósito de premiar o "melhor" em determinada categoria, e sim destacar artistas de produção contínua, além de novos talentos. A entidade beneficiada nesta edição será a ONG  Laços de Amor, que confecciona e doa perucas com cabelos naturais para quem está em fase de tratamento de câncer ou com alopecia. (Veja aqui a reportagem sobre a ONG)

2. Categorias

2.1. São sete áreas:
Teatro
Dança
Música
Literatura
Moda
Artes Visuais
Empreendedorismo

3. Indicações

PremioAzul_1 

3.1. Os participantes do Prêmio são definidos por meio de indicações dos colunistas do site, dos internautas no Instagram e na fanpage do OLHO VIVO, dos especialistas de cada setor (convidados pelo editor do site, o jornalista Cláudio Alcântara) e ainda dos contemplados com o Prêmio OLHO VIVO em edições anteriores. O critério para ser indicado é basicamente ter um trabalho considerado merecedor da homenagem, por quem indica. Os indicados não, necessariamente, precisam ser famosos regionalmente, ter aparecido na mídia, estar em evidência ou ser considerados sucesso de público ou crítica, dando assim oportunidade a todos aqueles que gostam desse tipo de premiação.
3.2. Ao todo são dez indicados por categoria. E os artistas também podem se inscrever no portal OLHO VIVO (o material é analisado pelo editor-chefe do site).
3.3. Na seleção dos 10 indicados, prevalece aquele artista que também tenha efetuado a sua inscrição no portal. Ou seja, o fator decisivo para estar entre os 10 artistas que concorrerão ao Prêmio OLHO VIVO em cada categoria é: maior número de indicações + inscrição no site. Exemplo: Se um artista teve um grande número de indicações, mas não se inscreveu no portal, outro artista que teve menos indicações e se inscreveu ocupará a sua vaga. Outro exemplo: Se todos os artistas se inscreveram no portal, obviamente, aqueles que conseguiram maior número de indicações estarão entre os 10 selecionados; ou, se nenhum artista se inscreveu no portal, também prevalece o maior número de indicações para a seleção dos 10 artistas. 

4. Inscrições

4.1. Qualquer interessado pode inscrever-se, no mesmo período reservado para as indicações em cada categoria (ver cronograma abaixo). As inscrições para o Prêmio OLHO VIVO são realizadas exclusivamente por meio de cadastro eletrônico no site. 
4.2. Ficha de Inscrição. Basta preencher o campo de Mensagem do Fale Conosco do site e enviar uma cópia, ou seja, os mesmos dados, para [email protected] (Atenção: Quem não enviar a cópia para o e-mail do editor do portal, a inscrição estará automaticamente invalidada; só estarão inscritos aqueles que receberem um e-mail da organização do evento confirmando a inscrição). No campo destinado à Mensagem, digite as seguintes informações:
Nome;
. CPF;
. Endereço (Rua, Nº, Bairro);
. Cidade;
. Estado;
. CEP;
. Telefone Fixo/Celular/WhatsApp;
. E-mail;
. Facebook | Instagram;
. Descrição da Inscrição:

- Currículo (resumido);
- Clipping e Portfólio (apenas links de matérias publicadas em jornais, revistas, sites etc. e/ou links de materiais de divulgação em blogs, redes sociais, entre outras comprovações de trabalho).  

5. Votação

5.1. O sistema de votação foi criado para tentar permitir apenas 1 voto por pessoa. Basta fazer login pelo Facebook para votar
5.2. Depois de computadas as indicações/incrições, dez de cada categoria vão para votação popular no portal.
5.3. Cada votação fica no ar em média 10 dias.
5.4. Findado o período de votação, os três mais votados avançam para a fase final.
5.5. O material enviado pelos três artistas de cada categoria classificados para a final (link de um vídeo produzido especialmente para o Prêmio e postado no YouTube com duração média entre 1 e 5 minutos + texto de no máximo 5 linhas digitado em Word, contando a história do artista) é analisado pelo júri técnico, formado por seis jurados de notório conhecimento artístico profissional (e que não são da região), convidados pelo editor-chefe do site. Os votos dos jurados são secretos, visando evitar possíveis constrangimentos. 
5.6. Quem não enviar o material solicitado pelo site dentro do prazo (sete dias) será desclassificado, substituído pelo quarto colocado e assim sucessivamente (até que a vaga seja ocupada). Só podemos ampliar o prazo para entrega do material em casos de extrema necessidade, como doença, acidentes, compromissos inadiáveis de trabalho, etc., para que haja tempo suficiente de receber e analisar os materiais de todas as categorias de 2020. Para que o prazo seja prorrogado, o artista deverá enviar um ofício (disponibilizamos o modelo), detalhando o motivo da solicitação. Se o ofício for aceito pela organização do evento, o prazo será prorrogado em no máximo 7 dias. 
5.7. Todos os seis jurados votam em todas as categorias.
5.8. Em caso de empate, o jurado especialista no segmento da respectiva categoria terá o voto de minerva. Caso ele não queira desempatar, ganha aquele que conseguiu a maior quantidade de votos na etapa popular.

6. Critérios de análise pelos jurados

PremioAmarela 

6.1. Como todos sabem, arte é algo muito subjetivo e, embora existam pontos técnicos determinantes na hora da avaliação pelos jurados, há o lado emocional, ou seja, aquilo que provoca a emoção em cada pessoa - e com o júri não é diferente. Por isso, a organização do Prêmio dá total liberdade a cada um dos jurados para escolher os contemplados. Até porque cada categoria exige um critério diferente, por serem artes completamente diversas umas das outras.
6.2. A organização do Prêmio apenas sugere aos jurados que não sejam critérios determinantes: 
- Números, como vendas de CDs, livros etc.; 
- Tempo de carreira; 
- Destaque nas mídias.
Esses pontos não precisam ser levados em consideração na hora da escolha pelos jurados, e sim apenas a obra (em categorias como Livro, CD/EP, Clipe, Espetáculo Teatral etc.) e os vídeos enviados pelos finalistas.   
6.3. O que é avaliado em cada área:

Teatro: Texto, Direção, Figurino, Cenário, Iluminação, Interpretação, Conjunto da Obra; 
Dança: Expressão Corporal, Técnica, Emoção, Adequação Visual à Proposta; 
Música: Interpretação, Técnica Vocal e Instrumental, Emoção, Expressão Corporal, Comunicabilidade; 
Literatura: Texto, Poética, Adequação Textual à Proposta, Ineditismo, Criatividade;
Moda: Beleza, Empatia, Fotogenia, Expressão Corporal, Comunicabilidade;
Artes Visuais: Técnica, Estilo, Criatividade, Ineditismo, Proposta Artística;
Infantil: Beleza, Empatia, Comunicanilidade, Expressão Corporal, Adequação do Desempenho Artístico à Área a que pertence; 
Internet: Técnica, Qualidade Visual, Som, Proposta do Projeto, Conjunto da Obra;
Empreendedorismo: Proposta do Projeto, conjunto da Obra.
 

7. Premiação

7.1. A premiação da edição 2020 será com a entrega de Troféus e Placas, em 2021, durante cerimônia de gala (dia, horário e local serão definidos, de acordo com a organização do evento).  

8. Disposições Gerais

8.1. Quem, por algum motivo, não se sentir confortável em participar do Prêmio, não tem problema - a menção do nome e a foto entre os 10 indicados ficam registradas aqui no portal e nas redes sociais do OLHO VIVO apenas como uma homenagem.    
8.2. Casos omissos neste Regulamento deverão ser resolvidos pela organização do Prêmio OLHO VIVO

9. Dúvidas frequentes 

- Dificilmente é registrado qualquer problema técnico na votação.
- O sistema funciona normalmente.
- Para votar, basta seguir o passo a passo que está explicado na enquete.
- Recomendamos não enviar solicitações de votos a várias pessoas ao mesmo tempo. Envie aos poucos. Isso evita congestionamento.
- São 10 dias de votação, não há necessidade de correr para votar. As pessoas podem votar com calma, seguir o passo a passo para não errar e o voto ser computado. Na etapa Voto Popular, são válidos apenas os votos registrados na enquete no site. O voto só é válido, quando você recebe uma mensagem automática, avisando que seu voto foi computado. Se não aparacer essa mensagem, você ERROU em alguma etapa do passo a passo. Repita com calma.
- Caso o portal fique congestionado e a enquete saia do ar, não há necessidade de enviar mensagem reclamando. Em poucos minutinhos, a enquete volta ao normal, e o internauta pode voltar tranquilamente.
- Para votar, o internauta precisa ter perfil no Facebook e saber a sua senha para fazer o login, caso contrário não vai conseguir votar.
- Esse sistema foi escolhido para evitar fraudes, ou seja, impedir que a mesma pessoa fique o dia todo votando no mesmo indicado(a).
- Enquanto o Facebook for a rede social com o maior número de pessoas, esse sistema será mantido. Se o Instagram, ou outra rede social, superar o Facebook em número de usuários, aí sim mudaremos o sistema para login pelo Instagram ou outra rede social.
- Não existe, em hipótese alguma, a possibilidade de erro apenas na votação de um(a) indicado(a). Quando há algum problema, ninguém consegue votar em nenhum(a) indicado(a). O sistema não é seletivo, é igualitário.
- Quem já votou usando o perfil no Facebook, não vai conseguir votar novamente.
- Não adianta reclamar e criticar a votação, comparando-a com o BBB, por exemplo. Jamais vamos seguir o padrão do BBB, porque os números lá são facilmente fraudados, permitindo que as pessoas votem quantas vezes quiserem. Isso não nos interessa.
- Como consta acima, no Regulamento, quem, por algum motivo, não se sentir confortável em participar do Prêmio, não tem problema - a menção do nome e a foto entre os 10 indicados ficam registradas no portal e nas redes sociais do OLHO VIVO apenas como uma homenagem.    

10 - Atualização 

A organização do Prêmio OLHO VIVO 2020, em virtude de alguns questionamentos, informa:  

1 - A cerimônia de entrega do Prêmio OLHO VIVO 2020 está pré-agendada, DESDE MARÇO DESTE ANO, para fevereiro de 2021. Mas, com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19), decidimos que, EM HIPÓTESE ALGUMA, o evento será realizado (ELE SERÁ ADIADO PARA UMA NOVA DATA), se até fevereiro, não houver uma VACINA, ou uma garantia científica de que eventos para 500 pessoas são COMPLETAMENTE SEGUROS. A dor de ver alguém que amamos morrer, seja por qualquer motivo, é devastadora. Concursos de beleza, festas, premiações, são eventos maravilhosos, mas não podem, E NEM DEVEM, estar acima das vidas. Vidas importam. É preciso ter empatia e respeito. Adiar a premiação, SE FOR NECESSÁRIO, não vai tirar o brilho e nem manchar uma trajetória de sucesso. E tenham a certeza de que o evento será realizado, mas sem o “convidado indesejado” do vírus mortal. TODOS OS FINALISTAS serão atualizados sobre o evento, até fevereiro de 2021.

2 - Nossa premiação não trabalha com comida e bebida para os convidados. É GRATUITA. Começamos no início da década de 90, e nossa inspiração sempre foi o OSCAR e o GRAMMY (claro, guardadas as enormes diferenças de proporções). Como todos sabem, essas duas máximas premiações mundiais não servem coquetel, jantar ou qualquer outra alimentação aos artistas e convidados. Grupos de artistas, como Madonna, Elton John, etc., fazem suas festas particulares no pós-premiação para seus convidados. Aqui na região, outras premiações (PAGAS) iniciaram esse estilo de comes e bebes, mas não é a nossa proposta. Já experimentamos e o resultado não foi o esperado. O nosso foco principal são os homenageados e, quem for ao evento, precisa ir para prestigiar os artistas, precisa ir pela arte e pela cultura, e não interessado em comer e beber. Não temos nada contra quem opta por premiações PAGAS e regadas a comida e bebida, mas DEFINITIVAMENTE NÃO É O NOSSO FOCO. 

11. Cronograma de indicações e votações (sujeito a alterações)

PremioLaranja_1 

. Modelo Feminino 
7 de fevereiro a 11 de fevereiro - Indicações
16 de fevereiro a 25 de fevereiro - Votações

. Performance (Dança)
17 de fevereiro a 21 de fevereiro - Indicações
26 de fevereiro a 6 de março - Votações

. Modelo Masculino
27 de fevereiro a 2 de março - Indicações
7 de março a 16 de março - Votações 

. Instrumentista
8 de março a 12 de março - Indicações
17 de março a 26 de março - Votações

. Fotógrafo
18 de março a 22 de março - Indicações
27 de março a 5 de abril - Votações

. Ator
28 de março a 1 de abril - Indicações
6 de abril a 15 de abril - Votações

. Artista Plástico
7 de abril  a 11 de abril - Indicações
16 de abril a 25 de abril - Votações

. Atriz
17 de abril a 21 abril - Indicações
26 de abril a 5 de maio - Votações

. Poeta
27 de abril a 1 de maio - Indicações
6 de maio a 15 de maio - Votações

. Intérprete
7 de maio a 11 de maio - Indicações
16 de maio a 25 de maio - Votações

. DJ
17 de maio a 21 de maio - Indicações
26 de maio a 4 de junho - Votações

. Dupla
27 de maio a 31 de maio - Indicações
5 de junho a 14 de junho - Votações     

_______________________________________________________

Concursos

. Kids OLHO VIVO
6 de junho a 10 de junho - Indicações
15 de junho a 24 de junho - Votações  

. Musa OLHO VIVO
16 de junho a 20 de junho - Indicações 
25 de junho a 4 de julho - Votações

. Top OLHO VIVO
26 de junho a 30 de junho - Indicações
5 de julho a 14 de julho - Votações

. Musa Teen OLHO VIVO
6 de julho a 10 de julho - Indicações
15 de julho a 24 de julho - Votações 

. Musa Bela Idade OLHO VIVO
16 de julho a 20 de julho - Indicações
25 de julho a 3 de agosto - Votações 

. Pai do Ano OLHO VIVO
15 de agosto a 19 de agosto - Indicações
24 de agosto a 2 de setembro - Votações

. New Face Três Rios - Categoria Infantil (Kids)
4 de outubro a 8 de outubro - Votações

. New Face Três Rios - Categoria Adolescente (Teen)
9 de outubro a 13 de outubro - Votações

. New Face Três Rios - Categoria Adulto
14 de outubro a 18 de outubro - Votações

_______________________________________________________

. Videomaker/Filmmaker
26 de julho a 30 de julho - Indicações
4 de agosto a 13 de agosto - Votações

. Banda
5 de agosto a 9 de agosto - Indicações
14 de agosto a 23 de agosto - Votações

. Conteúdo Digital
25 de agosto a 29 de agosto - Indicações
3 de stembro a 12 de setembro - Votações

. Clipe
31 de outubro a 4 de novembro - Indicações
9 de novembro a 18 de novembro - Votações

. Canção
10 de novembro a 14 de novembro - Indicações
19 de novembro a 28 de novembro - Votações

. Livro
 20 de novembro a 24 de novembro - Indicações
 29 de novembro a 8 de dezembro - Votações

. CD/EP
 - Indicações
 - Votações

. Live (em substituição à Categoria Espetáculo Teatral, por causa da pandemia do novo coronavírus (Covid-19)
 - Indicações
 - Votações

_______________________________________________________

Homenagens Especiais

. Cerimonialista
4 de setembro a 8 de setembro - Indicações
13 de setembro a 22 de setembro - Votações

. Hair Stylist (Cabeleireiro/a)
14 de setembro a 18 de setembro - Indicações
23 de setembro a 2 de outubro - Votações

. Make-up Artist (Maquiador/a)
24 de setembro a 8 de outubro - Indicações
19 de outubro a 28 de outubro - Votações

. Barber/Barbershop (Barbeiro)
 de 20 de outubro a 24 de outubro - Indicações
 de 29 de outubro a 7 de novembro - Votações

. A Definir
 - Indicações
 - Votações

 

_______________________________________________________

Seja o primeiro a comentar

×

×

×