Publicidade

RH

Continue Bella

O câncer, o cabelo e as perucas

Muitas mulheres perdem o cabelo depois de algumas semanas de quimioterapia e outras, durante a terapia hormonal

Beleza  –  07/11/2015 12:01

Publicada em: 03/11/2015 (12:37:50)
Atualizada em: 07/11/2015 (12:01:35)

1

(Foto Ilustrativa/Hospital do Câncer)

Todas as perucas exigem certa dose de atenção diária, mas provavelmente
menos do que o tempo que você gastaria cuidando do seu próprio cabelo
 

Para construir esta matéria fui em busca de sites, blogs e conteúdos voltados para o melhor esclarecimento sobre o câncer. O Outubro Rosa terminou, mas os cuidados devem ser constantes. Aqui na nossa coluna vou falar sobre os efeitos dos tratamentos nos cabelos e dar dicas para quem vai usar perucas.

O que acontece: Muitas mulheres perdem o cabelo depois de algumas semanas de quimioterapia e algumas outras, durante a terapia hormonal. Em alguns casos, a mulher fica com escassez de cabelo, mas não o perde totalmente. Algumas mulheres perdem o cabelo das sobrancelhas, cílios, região genital e de outras partes do corpo. A quantidade de cabelo que você perderá vai depender das drogas quimioterápicas ou da terapia hormonal adotada, a quantidade e por quanto tempo.

Muitas mulheres ficam preocupadas com a perda de cabelo resultante dos tratamentos para o câncer. Isso é normal. Muitas não se sentem confortáveis com a perda de cabelo. Nosso cabelo tem muito a ver com a nossa autoestima e o que sentimos sobre nós mesmos. Se você perder o cabelo, ele quase sempre começará a crescer após o tratamento. Às vezes, quando o cabelo volta a crescer, ele vem com cor ou jeito diferentes de antes. 

O que você pode fazer

• Pense em cortar o seu cabelo curto antes que ele comece a cair. 

• Converse com seu médico ou enfermeira para ver se existe meio de receber uma peruca no hospital ou em alguma outra organização. Veja também se eles têm uma lista de lojas de perucas. 

• Escolha uma peruca antes de começar o tratamento ou logo no início do tratamento se você quer que combine com a cor e a textura de seu cabelo. 

• Use um bonito chapéu, turbante ou lenço em vez de uma peruca. 

• Use bloqueador solar para proteger a sua cabeça e couro cabeludo e use um chapéu no clima frio para manter a temperatura do corpo. 

A peruca é um recurso importante. Além da praticidade, é simples ajustar e colocar pela manhã e mais simples ainda é não precisar domar os fios, fazer escova, prancha, bobs ou hidratação; as perucas da HD te dão a opção de ficar despenteada só com o toque das mãos pressionando os fios ou arrumada com o movimento dos dedos sob os mesmos. Mesmo que você opte pelo corte que tem atualmente, tente uma peruca ligeiramente mais curta. Durante o tratamento, muitas pessoas irão perder peso e ficar com o rosto ligeiramente desenhado, então com um corte mais curto é fácil manter a plenitude. 

Comprando duas perucas de estilos diferentes podemos tornar a vida mais fácil e prática. 

Cor: Se você optar por usar a sua cor ou pensando em algo diferente, tente ir um tom mais claro. Ela irá ajudar nas alterações cutâneas que podem ocorrer durante o tratamento. Sempre quis ser ruiva: vá em frente, o importante é adquirir a cor desejada. 

Cuidados: Todas as perucas exigem certa dose de atenção diária, mas provavelmente menos do que o tempo que você gastaria cuidando do seu próprio cabelo. Quando tirar a peruca, procure armazená-la em um suporte bem vazado, desta forma, se a peruca estiver úmida pela transpiração, ela irá secar e assim não precisa ser lavada com tanta frequência. 

Humano X Sintéticos: Muitas pessoas procuram o cabelo humano por pensar que o sintético não aparenta naturalidade. Muito pelo contrário, hoje nos EUA já se desenvolveu uma tecnologia de ponta em fibras, Vibralite e Flexilite, fios mais finos e leves. Um exemplo é na produção da marca Raquel Welch, 90% das perucas produzidas são sintéticas. 

Porque sintético: A peruca sintética é mais fácil de manter e menos dispendiosa, seca mais fácil, dispensa o profissional para lavá-la, o cabelo cacheado no sintético é mais “jeitoso” e não requer cuidados extras, como rolos e bobs. Hoje já conseguimos oferecer várias opções de cortes e tons e o mais próximo do seu corte e estilo, a produção das perucas segue as tendências dos cortes e estilos dos salões de beleza internacionais. 

Cuidados com a sua peruca 

1) Segure sua peruca pela frente e delicadamente agite-a para separar os cabelos e realçar o estilo do corte. 

2) Escove seu cabelo tirando-o do rosto. Se seus cabelos forem longos, use grampos para prendê-los e mantê-los fora de seu rosto, prenda os cabelos para trás nas laterais e para cima na região da nuca. 

3) Segure sua peruca pelos lados, com a etiqueta virada para trás e posicione-a encima de sua linha frontal de cabelos deslizando-a para trás. 

4) Ajuste a peruca conforme a necessidade para que a frente da peruca fique sobre sua linha frontal de cabelos. 

5) Use as abas laterais (“suíça”) para centralizar a peruca em sua cabeça. 

6) Caso sinta a peruca muito apertada ou frouxa demais, use as tiras de velcro da parte de trás regulando-as para um ajuste mais confortável. 

7) Uma vez colocada no lugar, penteie sua peruca no estilo e volume desejado. 

Como lavar sua peruca 

1) Escove delicadamente a peruca para desembaraçar os cabelos e vire a peruca do lado contrário, de modo que os cabelos fiquem para dentro e a touca para fora. 

2) Adicione 1 colher de xampu e 1 colher de condicionador em uma bacia com água fresca - nunca use água quente - e deixe de molho por 5 a 10 minutos. 

3) Agitar delicadamente sem esfregar. 

4) Enxágue em água corrente (água fria) e vire a peruca em sua posição normal. 

5) Seque delicadamente com uma toalha para tirar o excesso de água, sem esfregar. 

6) Pendure sua peruca e deixe-a secar em temperatura ambiente. Não pentear ou escovar sua peruca enquanto estiver molhada. 

7) Quando estiver completamente seca, simplesmente penteie sua peruca no estilo desejado, seja com escova, pente ou com a ajuda de seus dedos. 

Certifique-se de que este modelo aceita calor e qual a graduação, caso contrário não use secador de cabelo ou outra fonte de calor. 

Não pentear ou escovar enquanto estiver molhada. 

Como pentear sua peruca 

1) Não tente colocar cada fio de cabelo perfeitamente no lugar, pois isso pode fazer com que sua peruca perca a naturalidade. 

2) Use escovas e pentes especiais para perucas, pois eles tornam mais fácil o ato de pentear e podem estender a vida útil de sua peruca. 

3) Se o estilo da peruca escolhido ofereça flexibilidade, divirta-se experimentando algum look diferente! Não fique receosa em usar mousse ou gel de cabelo na tentativa de conseguir um estilo diferenciado. 

Espero ter contribuído de alguma forma com todas vocês. Um beijo no coração, e até breve.

Por Rodrigo Raó  –  rodrigorao.hairstyle@hotmail.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×