<

Publicidade

Premio

Lá Vem o Sol...

Dicas que realmente interessam para garantir aquele bronzeado

Não se pode só ficar naquela praia linda de areias escaldantes, ou mesmo na piscina, sem tomar os devidos cuidados com a pele

Beleza  –  10/01/2013 17:11

740

(Fotos Ilustrativas)

Primeira coisa a fazer antes de se expor

ao sol é usar um protetor solar

 

Mais um verão chegou. E como sempre vamos bater na mesma tecla: bronzeado... Lindo, não é mesmo? Não podemos negar que a pele bronzeada combina com tudo, especialmente com aquela roupinha branca: um shortinho, vestidinho bem à vontade. Maravilhoso. Mas, infelizmente, não podemos só ficar lá naquela praia linda de areias escaldantes, ou mesmo nos refrescando em uma piscina, sem tomar os devidos cuidados com nossa pele, não é mesmo. Então, hoje preparei algumas dicas que realmente interessam para garantir aquele bronze, e, claro, não prejudicar a sua pele. 

A primeira coisa a fazer antes de se expor ao sol é usar um protetor solar. De que maneira? Aplicando o produto por toda a pele de 15 a 30 minutos antes da exposição e reaplicando a cada duas horas, e sempre depois de cada mergulho ou suor excessivo, para obter a proteção desejada. 

A pergunta que não quer calar 

O mesmo filtro do corpo serve para o rosto? Em geral, sim. O inconveniente é apenas para algumas pessoas que têm a pele com muita oleosidade, pois os produtos para o corpo são mais densos e podem causar acne. Hoje em dia existem inúmeros produtos no mercado, criados especialmente para cada tipo de pele. E alguns são em fórmulas de gel, sérum, loções e cremes com toque seco. 

1

Em geral, o mesmo filtro do corpo serve para o rosto

Não podemos também esquecer de um local muito sensível: os lábios, que merecem uma atenção toda especial. E as orelhas. Os sprays são indicados para áreas com pelos - excelentes para os homens. Já os cremes são mais eficazes porque aderem melhor à pele, porém, para a pele normal ou seca. 

Quanto mais alto o FPS, maior a proteção 

Em geral os FPS mais altos são indicados para as peles muito sensíveis. Lembre-se: Mesmo se ficar na sombra, é preciso usar protetor. Nem mesmo sob o guarda-sol dá para dispensar o FPS, pois a areia também reflete os raios UV. Não se esquecendo também de que o protetor solar é necessário em qualquer época do ano, mesmo em dias nublados, sendo que 80% da radiação ultrapassa as nuvens. 

Horários adequados para exposição solar 

> 7h - 9h: Leve - Ideal para prática de esportes e bronzeamento gradual. Recomenda-se, no mínimo, FPS 15/FPUVA 5. 

> 9h - 12h: Moderado - Exposição moderada aos raios solares que se intensificam gradualmente. Recomenda-se, no mínimo, FPS 30/FPUVA 10. 

> 12h - 14h: Intenso - Exposição mínima e uso de filtros solares com FPS e FPUVA altos. Recomenda-se FPS 60/FPUVA 20. 

> 14h - 15h: Moderado - Exposição moderada aos raios solares que se amenizam gradualmente. Recomenda-se FPS 30/FPUVA 10. 

> 15h - 18h: Leve - Ideal para prática de esportes e bronzeamento gradual. Recomenda-se FPS 15/ FPUVA 5. 

Seguindo essas dicas você irá ficar com a pele maravilhosamente bronzeada, sem o risco de envelhecimento precoce. Tome muita água, e um ótimo verão!

Por Izabel Alcântara  –  miaso@uol.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×