Publicidade

RH

Quase Todo Mundo Tem

Cuidados e tratamentos para as olheiras

Problema é uma das queixas mais comuns no consultório dermatológico

Beleza  –  12/09/2019 21:02

8789

 

(Foto Ilustrativa)

Noites mal dormidas, fadiga, fumo, estresse, alergias e rinites, gripe, anemia, menstruação e uso de alguns medicamentos são algumas das causas das olheiras

 

Tiago Silveira 

As olheiras são denominações populares para uma série de problemas e alterações inestéticas da região ao redor dos olhos. É uma das queixas mais comuns no consultório dermatológico, e quase todo mundo, eventualmente, tem alguma queixa relacionada às olheiras.  

Principais causas 

As causas das olheiras são variadas como, por exemplo, noites mal dormidas, fadiga, fumo, estresse, alergias e rinites, gripe, anemia, menstruação, uso de alguns medicamentos etc. A tendência familiar (predisposição genética) também tem forte importância no surgimento das olheiras. As olheiras podem ter vários aspectos e tipos e é preciso identificar de forma correta o problema, por isso cada caso deve ser avaliado e seu tratamento individualizado.  

Tipos e aspectos de olheiras 

. Olheiras com presença de bolsas: Pode ser causada pelo deslizamento das bolsas de gordura, que perdem a sustentação. Nesse caso o melhor tratamento é cirúrgico.  

. Olheiras com cor escura: Pode ser genético e constitucional ou após inflamação no local. A cor escura é decorrente de excesso de melanina (o pigmento que dá a cor e o bronzeamento à pele) e até, hemossiderina, pigmento que sai do sangue pelas veias. O tratamento de olheiras se dá com clareadores, lasers e peelings químicos para olheiras, com resultados excelentes.  

. Olheiras com cor arroxeada: Aparece pelo afinamento dos tecidos das pálpebras (redução de colágeno e gordura), deixando aparecer, por transparência, a cor arroxeada das veias e músculos.  

. Olheiras com olhos fundos (sulcos profundos): Pode ser familiar. É também decorrente da falta de tecido (gordura e colágeno) na pálpebra, causando um “degrau” entre a pálpebra e bochecha, o que proporciona ainda um aspecto mais escuro pelo sombreamento, além de ar envelhecido e cansado. É um tipo de olheira difícil de esconder com maquiagem. O tratamento de olheiras deve ser realizado utilizando preenchimento com ácido hialurônico, feito sem agulha e praticamente sem dor, reestruturando esse tecido e nivelando a pele. O ácido hilaurônico não clareia a pálpebra, mas como diminui a sombra, o resultado é um aspecto bem mais claro para as olheiras.  

. Olheiras com ruguinhas e flacidez: As rugas e flacidez podem ser atenuadas com o uso de firmadores e medicamentos que estimulam a produção de colágeno, além de preenchimentos próprios para a reestruturação da pele, além de peelings e radiofrequência fracionada ablativa. Algumas das rugas ao redor dos olhos são corrigidas com a toxina botulínica (Botox), com efeito notado já em alguns dias.  

. Olheiras com excesso de pele: Tem o tratamento de olheiras predominantemente cirúrgico, mas pode ser melhorado com peeling profundo de Fenol e procedimentos ablativos (radiofrequência fracionada e laser).  

Vale lembrar que a maioria das olheiras apresenta mais de um tipo, e deve ter o tratamento combinado. Além disso, devem ser aplicados produtos no local à noite, em casa, diariamente, além de proteger do sol durante o dia.  

Algumas dicas são essenciais para evitar o aparecimento ou aumento das olheiras como, por exemplo, a redução do fumo, excesso de sal e bebidas alcoólicas, um sono tranquilo e reparador, além de compressas geladas (que muitas vezes causam alívio imediato), como as de chá de camomila, com efeito anti-inflamatório. 

> Tiago Silveira concluiu a graduação em Medicina pela Universidade do Federal de Juiz de Fora (UFJF) em 2008 e residência médica em Dermatologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Obteve Título de especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e MEC. Cursa o mestrado em Clínica Médica/Dermatologia pela UFRJ. É preceptor/coordenador de ambulatórios de atendimento em dermatologia geral e cosmiatria do Instituto de Dermatologia Professor Rubem David Azulay (IDPRDA) -Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro. Exerce ainda atividade profissional em clínicas dermatológicas privadas. É participante ativo, além de apresentador de aulas e trabalhos em cursos de atualização, congressos e jornadas. 

_________________________________________________________

Por Assessoria de Comunicação  –  contato@olhovivoca.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×