Publicidade

RH

Estação Mais Fria

Cuidados com a pele devem ser redobrados no inverno

Temperaturas começam a cair, mas nem por isso os cuidados com a pele devem ser deixados de lado; dermatologista mostra como mantê-la saudável, mesmo com o frio

Beleza  –  17/05/2021 08:47

10015

 

(Foto Ilustrativa)

Chegou a hora: É a melhor época do ano para fazer procedimentos estéticos na face 

 

Falta pouco mais de um mês para o início oficial do inverno no Brasil, mas as temperaturas já estão diminuindo em alguns pontos do país. O que não quer dizer que os autocuidados devem ser deixados de lado, muito pelo contrário. Afinal, assim como no verão, alguns detalhes devem ser observados. Dessa forma, logo a pessoa não precisará se submeter a pequenos incômodos que podem causar dores de cabeça. 

De início, se o calor exige pratos leves e muitos sucos para se manter hidratado, agora é a hora do consumo de alimentos quentes e apostar em proteicos, com baixo índice glicêmico, evitando carboidratos simples para controlar o ganho de peso. Segundo a dermatologista Hellisse Bastos, o ideal é investir em chás, cafés, sopas, carnes, ovos, verduras e legumes refogados. 

Além disso, a especialista revela que é a melhor época do ano para fazer procedimentos estéticos na face, como os peelings químicos, ou tratamento ablativos, entre eles, o laser Erbium ProColagem. 

- Além, é claro, um bom momento para tratar as gordurinhas localizadas com criomodelagem e lipoenzimatica, já preparando o corpo para o verão - destaca. 

Um dos problemas que costumam acontecer bastante nesta fase do ano são aquelas bolinhas vermelhas concentradas em algumas regiões, como braços, parecidas com cravinhos. Hellisse explica que essa é uma manifestação chamada ceratose pilar, provocada tanto pelo ressecamento da pele, quanto por fatores relacionados a desbiose intestinal, que estão associados ao consumo de açúcares, farináceos e consequentemente alteração da flora de microorganismo do intestino e pele. 

- Também podem aparecer a dermatite atópica e dermatite seborreica, que são patologias que têm a incidência aumentada durante a estação mais fria do ano. 

Cabelos 

O que também merece uma atenção especial no frio são os cabelos. Para evitar que eles ressequem e sigam saudáveis, segundo a médica, a melhor opção é utilizar xampus e condicionadores de boa qualidade e adequados para cada tipo de cabelo. Outra medida importante é fazer hidratação. 

- Faça uma limpeza profunda dos fios para retirar todas as impurezas. Em seguida, os hidrate com uma máscara hidratante específica para o seu tipo de cabelo, e somente após aplique o condicionador. Uma dica que deixo é que a hidratação deve ser repetida semanalmente - reforça. 

A dermatite seborreica, chamada de caspa popularmente, é muito frequente e Hellisse explica que a razão disso é o excesso de oleosidade nas regiões com maior concentração de glândulas sebáceas, como couro cabeludo, rosto, supercílios e tórax. 

- E também pela diminuição da higienização do couro cabeludo, principalmente pelas mulheres. É sempre ideal lavar diariamente ou no máximo em dias alternados. O mais indicado é, antes da chegado do inverno, consultar um dermatologista para fazer o tratamento adequado para evitar que a dermatite se manifeste. 

Lábios 

Além dos cabelos, o que também merece uma atenção especial no inverno são os lábios. 

- Eles ficam mais sensíveis durante o inverno. O vento, frio, poeira, poluição e a baixa umidade agridem e ressecam muito os lábios. Mantenha sempre seus lábios hidratados - ressalta a especialista. 

- No inverno, prefira produtos com filtro solar associado a preparações à base de cremes ou pomadas, que mantém os lábios sempre com uma película protetora e ajudam em sua hidratação - complementa. 

Segundo a médica, outra maneira de se prevenir contra as queimaduras e rachaduras (que às vezes até sangram os lábios) é simplesmente evitando de passar a língua nos lábios. 

- É um hábito inconsciente de muita gente. 

Pele ressecada 

O inverno também é propício para deixar a pele ressecada. Com a temperatura mais baixa e a baixa umidade do ar, as pessoas tendem a ficar em ambientes fechados, e as deficiências de vitamina D3 aumentam, principalmente pela diminuição da exposição solar. 

- Isso, além de ressecar a pele, diminui a imunidade, podendo ocorrer os desequilíbrios entre os vírus, bactérias e fungos que existem no nosso corpo, e causar as doenças em geral - explica a médica. 

Diante disso, a hidratação é essencial para uma pele saudável. 

- E a pele hidratada fica linda, sempre associado a suplementação de micronutriente de acordo com as necessidades de cada indivíduo. Alguns danos que sua pele sofre são: prurido, urticária e dermatite atópica, entre outros. Para evitar estes danos, use hidratantes corporais sempre após o banho. Para as partes mais ressecadas do corpo utilize óleos vegetais e pomadas para hidratação. 

Além disso, enfatiza a dermatologista, se a pele do rosto não for hidratada adequadamente, vai surgir o ressecamento, que traz riscos, como envelhecimento precoce (rugas finas) e diminuição da elasticidade da pele. 

- Com a diminuição da temperatura, os banhos acabam por ser mais quentes, causando a perda da barreira de proteção da pele, levando a um ressecamento severo e, com isso, o aparecimento das rugas e diminuição da elasticidade - observa. 

E, claro, além da hidratação no rosto, não se esqueça da proteção solar e base facial. 

- O protetor solar e a base formam uma barreira e protegem a pele dos raios solares, vento e poluição. 

________________________________________________________

Por Assessoria de Comunicação  –  contato@olhovivoca.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×