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Que o Rio de Janeiro continua lindo, isso é inegável

Mas, agora, a cidade será palco de uma Copa, uma Olimpíada e um luxo só; e com direito a tour de compras

Colunistas  –  19/09/2012 11:42

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(Foto: Wikimedia Commons)

Daqui a pouco, o Cristo Redentor estará vestindo
um
modelo Chanel e um acessório Louis Vuitton

“O luxo é uma pequena festa para alma”. Gilles Lipovetsky, filósofo francês.
“E o Rio de Janeiro já é a festa”. Thereza Monteleone, jornalista e personal shopper.

Podem fazer as malas. E boa-viagem. O Rio de Janeiro já está de braços abertos para dar-lhes as boas-vindas. Afinal, em que outro lugar do mundo os visitantes são recebidos pelo Cristo Redentor? E, daqui a pouco, ele estará vestindo um modelo Chanel e um acessório Louis Vuitton. Cidade chique como esta não há!

A capital paulista, esta sim, entrou definitivamente no circuito do luxo. De poucos anos para cá, o jornal “The New York Times” tem publicado matérias seguidas, colocando-a como epicentro da cultura brasileira.

Já o Rio de Janeiro, um balneário que já foi a capital do país, desde a implantação da República até o ano de 1960, quando passou a ser Brasília, é muito ligado a modismos e a uma cultura de telenovelas, até porque a sede da Rede Globo de Televisão, o grande império das novelas brasileiras, encontra-se no Rio, mais precisamente no bucólico bairro do Jardim Botânico.

O mercado de luxo no RJ

O Rio de Janeiro já até possui uma Daslu, o templo do consumo da classe AAA, como em São Paulo. Os “nossos jardins” estão todos concentrados em apenas dois quarteirões da Rua Garcia D Ávila, um endereço nobre no bairro de Ipanema. Existe também o Shopping Leblon, que possui algumas marcas nacionais e internacionais de luxo. E há o Fashion Mall, localizado em São Conrado, praticamente em frente à Rocinha. 

E está a caminho um novo Shopping Center, na Barra da Tijuca, dos mesmos donos do Barra Shopping, lê-se Grupo Multiplan, que, pelas promessas, será do mesmo nível do Cidade Jardim e Shopping JK Iguatemi, ambos na capital paulista.

Grifes internacionais

E o Rio é alvo do mercado de grifes internacionais, pois a cidade virou um forte candidato para as marcas e os conglomerados lá de fora, resultado da maior exposição da Cidade Maravilhosa por causa da Copa e Olimpíadas.

No Rio de Janeiro, a francesa Chanel abriu sua primeira loja no país, no Shopping Leblon, apenas de perfumes, cremes e maquiagem. Uma aposta, após a empresa constatar que o brasileiro é o sétimo maior consumidor de seus produtos no exterior.

Esta necessidade que cada ser humano tem de se achar único, exclusivo e especial é a grande arma para o mercado de luxo. No Rio, em São Paulo e em qualquer parte do mundo.

Concepção de prazer

O luxo não é ditado ou imposto pelas necessidades básicas, mas sim pela concepção de prazer, transformando sonhos em necessidade. E ele nos humaniza. 

Quem não gostaria de fazer um tour de compras, percorrer os points e conhecer as dicas que somente os cariocas descolados sabe que existem?

Quer fazer um tour de compras pela cidade que é a “bola da vez”? Vem! Até o Cristo Redentor vai querer descer da montanha para ir também.

PS: Os hotéis 5 estrelas e as agências de turismo oferecem esse serviço de um tour de compras com um personal shopper. O preço é cobrado pela hora de trabalho do profissional, que marca o encontro com o cliente e vai com ele fazer as compras do produto que ele procura ou deseja encontrar. E que pode ajudá-lo a dinamizar o tempo com buscas, tornando a compra mais objetiva.

Por Thereza Monteleone  –  thereza.monteleone@facebook.com

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