Publicidade

Premiação 2026

Literatura & Cia.

Jean Carlos Gomes

poearteditora@gmail.com

Advocacia Privada e Ações Voluntárias

Um poeta das leis, das causas sociais e culturais

Marcelo de Moura Miranda gosta de traduzir pensamentos em palavras, o que sempre o fascinou

Colunistas  –  04/04/2013 17:18

1144

(Fotos: Divulgação)

"O mundo precisa encontrar

a tradução de seus sentimentos"

 

Marcelo de Moura Miranda, nascido em Volta Redonda aos 14 de junho de 1986, morou 25 anos no bairro Colina, atualmente morando no bairro Sessenta. É formado em direito pelo UBM (Centro Universitário de Barra Mansa), atua na advocacia privada e ações voluntárias em prol de segmentos carentes e movimentos sociais. Seu pai nasceu nas Minas Gerais, veio estudar e trabalhar na cidade onde conheceu a sua mãe, moraram na rua em que eles se conheceram 40 anos atrás (Rua 311, bairro Sessenta). 

É um ser iluminado e participativo em causas e ações solidárias, tais como: "Sopa Fraterna" (Dom Bosco e Califórnia) - função: distribuição de sopa, recolhimento de materiais e ouvinte; Asilo Lar dos Velhinhos - função: ouvinte; "Doe Sangue Doe Vida" - doador; "Cidadania é Aqui" - função: atendimento jurídico ao público; projeto Cultura Literal - função: criador e executor de ações voltadas ao desenvolvimento cultural. 

Sua causa é humanitária 

Está atento e se interessa por tudo que envolve o mundo em que vivemos, seja política, religião, meio ambiente, artes, saúde, engenharia etc. Até porque a sua causa é humanitária e vê o benefício de diversas pessoas sobre o que pensa e faz. 

Gosta de traduzir pensamentos em palavras, o que sempre o fascinou, a sua maior inspiração vem do amor, e das sensações que sente em tudo que lhe cerca. E isso tanto o envolve que hoje arrisca a criar esculturas no mesmo sentido, sobre o que imagina. Faz a sua viagem filosófica pela natureza humana e em nosso ambiente diário. 

Casando a vida e a poesia 

1

"Cada um de nós precisa mostrar que podemos
transformar nossa sociedade com o que fazemos"

Na sua leitura inspiradora tem diversos autores preferidos: Immanuel Kant, Raquel de Queiroz, René Descartes, Graciliano Ramos, Émile Durkheim, Carl Gustav Jung (livro vermelho), Ernest Alfred Thompson, Wallis Budge (livro dos mortos) e Carlos Drummond de Andrade. Consegue casar a vida e a poesia, fazendo delas um retrato íntimo e uma união perfeita. Acha que o mundo precisa encontrar a tradução de seus sentimentos, ou que consiga contemplar as pessoas que lutem e já fazem suas traduções. 

Viu o simples se tornar extraordinário, reforçando a intuição de que tudo está interligado e que devemos caminhar em sentido à fraternidade, criando oportunidades das mais diversas ordens para todos os seres presentes nessa mágica palavra chamada vida. 

Um idealista e sonhador 

A falha no critério de universalidade dos direitos humanos, monografia realizada em sua graduação em direito, foi um trabalho importante em sua vida. Como todo jovem consciente, é um idealista e grande sonhador! É um advogado voltado e conhecedor das leis que beneficiam e dignificam a cultura, pois por esses meios legais (porém, burocráticos) permite-se criar asas aos artistas na divulgação e suporte de belos trabalhos, que necessitam de muita luta para sua ampliação, explicação e efetividade. 

Enfatiza que cada um de nós precisa mostrar que podemos transformar nossa sociedade com o que fazemos. 

- Essa sim é a "verdadeira arma" que possuímos para que o poder público se veja obrigado a compreender, e mudar suas práticas, influenciando a sociedade a ser participativa, consequentemente elegendo melhores representantes para auxiliarem no que já é feito - diz. 

Pensamentos soltos... 

2

"Cultura é um conceito antropológico, é o resultado do meio cultural em que somos socializados, e quando acontece a mistura de diferentes meios conseguimos avanços e enriquecimento no somatório final de experiências, possibilitando educação, literatura, ou seja, o que é produzido e praticado por uma sociedade acaba formando organismos interligados. A cultura egípcia, por exemplo, influenciou a arte, engenharia, medicina, religião. A sagrada escritura judaica e cristã é repleta de fragmentos do livro dos mortos, deixando vestígio em várias civilizações, como analisamos hoje o reflexo da internet frente a necessidade básica do ser humano de se comunicar gerando uma verdadeira revolução na nossa forma de se expressar em todos os campos". 

"Nessa nossa era de informatização, os livros serão modificados como tudo na vida, hoje nossa era é dos tablets, ebooks da amazon com verdadeiras bibliotecas em seus poderosos softwares e não há como negar, apenas se adaptar, assim como foi ao longo da história". 

"Tudo o que me aconteceu até hoje foi necessário, tanto as coisas boas como as ruins, só assim mudamos os nossos pontos de vista e atitudes, valorizando o que nos faz bem. Deus e o amor são pontos fundamentais na vida, sem eles não há paz!"

Projeto cultura literal 

O projeto é um novo conceito para despertar artistas e pensadores em compartilharem seus trabalhos. Nesse sentido, o espaço foi criado, visando integrar e dar publicidade de toda produção cultural existente na região.

Com esse incentivo, de fácil acesso, que vai gerar amadurecimento dos grupos distintos, no novo conceito coletivo de produção cultural, proporcionando a abertura de encontros e exposições de trabalhos. O potencial da cultura é transformador, pode desenvolver habilidades, revelar talentos e permitir o intercâmbio cultural. É aberto o espaço para exposição de ideias sobre variados temas. 

Dois textos de sua autoria para o nosso deleite 

Declaração ao mundo 

Sempre gostei de misturar as coisas.
Pois acredito na essência que tudo possui.
Unir coisas distintas me fascina.
Me envolve e desenvolve resultados diferentes.
O que é misturado agrega valor.
Da ensejo a uma nova cor.
Juntando coisas diferentes conseguimos unificar,
diferenças perdidas do elo que sempre nos uniu... 

O amor 

Me despertou e encantou.
Revelou o que não podia ver.
Transformou todo meu amanhecer...

Por Jean Carlos Gomes  –  poearteditora@gmail.com

5 Comentários

×

×

×

  • Nathalie

    Parabénsss lindo lindo!

  • Ingrid Pires

    Nossa sociedade está carente de pessoas do bem e dispostas a fazer o bem sem olhar a quem, assim como você Marcelo Miranda! Como é bom saber que mesmo com tantas desigualdades, ainda exista pessoas capazes de lutar por uma sociedade mais fraterna. Que você continue sendo este belo exemplo de ser humano e que desperte em muitos a vontade e a necessidade de se doar com amor, praticando boas ações em benefício do outro. Que Deus ilumine cada dia mais seu caminhar, que lhe conceda cada dia mais forças para alcançar todos os seus ideiais e que você jamais deixe de sonhar...

  • Mais comentários