Publicidade

Premiação 2026

Traduções

Páthos - Éthos - Lógos

Esse é o esquema aristotélico; cada um ama de uma forma; temos palpites, teorias, achismos e ideias vindas de todos os lados quando se trata de dissecar o amor

Colunistas  –  03/06/2023 10:44

10950

 

(Foto Ilustrativa)

Então quer dizer que tudo é uma coisa só? Não. Imagine que Páthos é a árvore das sensações, e os galhos são seus desdobramentos. Você é a terra fértil onde essa árvore cresce.

 

“Lógos” pode ser traduzido do grego como “lógica, razão e verdade”, enquanto “Éthos” é a palavra ideal para descrever a ética.

Mas e sobre “Páthos”? Imagine um paralelo entre loucura e sentimento? Resulta em paixão, certo? Pois bem, essa é uma das traduções. Páthos também pode ser amor obsessivo e possessivo. Páthos é a manifestação artística da loucura, ou até mesmo a própria loucura. Páthos é doença, daí surge o termo “patologia”.

Mas como uma palavra pode ter tantos significados ao mesmo tempo? Simples, todo sentimento exacerbado, toda sensibilidade exacerbada, toda sensação de estar fora de si, como quando estamos apaixonados, é Páthos. É quando a ocitocina explode no cérebro, levando à psicose.

Então quer dizer que tudo é uma coisa só?

Não. Imagine que Páthos é a árvore das sensações, e os galhos são seus desdobramentos. Você é a terra fértil onde essa árvore cresce.

Mas isso é somente uma interpretação filosófica sobre o amor. Cada um suporta a verdade que melhor lhe convém, e é por isso que cada um “ama” de uma forma. Temos palpites, teorias, achismos e ideias vindas de todos os lados quando se trata de dissecar o “amor”. Do lado de cima, a fé; do lado de baixo, a ciência; do lado esquerdo, a filosofia; do lado direito, a lógica…

E do lado de dentro, a nossa própria esquizofrenia. 

 

Por André Cruz  –  contato@cruzpsi.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×