Publicidade

RH

Vida e Sociedade

Leone Rocha

leone.rocha@gmail.com

Quais os Limites da Geração de Conteúdo?

Dilemas do uso do ChatGPT

Equilíbrio e bom senso, como sempre, são a chave para aproveitar esse recurso promissor

Colunistas  –  22/06/2023 15:28

10973

 

(Foto Ilustrativa)

O aumento na possibilidade de gerar conteúdo aumenta a possibilidade de gerar desinformação, fake news, e contribui para a diminuição do pensamento crítico, pois o nível do texto gerado pelo ChatGPT é bem menos crítico do que aquele gerado por um ser humano

 

Nas últimas semanas tenho utilizado com bastante frequência a ferramenta ChatGPT para a elaboração de textos para a publicação aqui na minha coluna no OLHO VIVO, bem como em outros espaços que tenho trabalhado. O ganho em produtividade que essa ferramenta possibilitou é realmente inquestionável. De posse de poucos conhecimentos, podemos construir um texto razoável sobre virtualmente qualquer assunto. Com um conhecimento básico numa língua estrangeira, escrevemos também nessa língua. Enfim, a Inteligência Artificial (IA) adentrou o campo da atividade intelectual humana e está transformando o mundo do trabalho, bem como reordenando nossa relação com a informação.

Mas esse instrumento ainda possui limites. No dia-a-dia da minha produção com IA, percebo que ela ainda produz conhecimento falso, vícios de linguagens e desinformações que ainda necessitam de supervisão humana. Produzir conhecimento com esse instrumento fora de seu campo de especialidades é um risco e uma tentação que temos que evitar.

É nesse ponto que entram os dilemas éticos. Em um blog que estou escrevendo, gerei um texto com o ChatGPT sobre “Como é o mundo para um autista?”. O texto foi razoavelmente bem escrito, mas, ao ser lido por uma pessoa autista, ela não sentiu-se contemplada e adicionou: “esse tipo de pergunta é melhor ser feita a um especialista”. Nesse instante caiu minha ficha. Não estou passando dos limites? Não estou rompendo fronteiras? Resolvi apagar o texto do site, bem como outros que porventura estavam fora do meu escopo de atividades.

Então fiquei me perguntando: Quais os limites da geração de conteúdo? Oras, antes do ChatGPT as pessoas já não davam sua opinião sobre tudo a todo o momento? Se os conteúdos, as opiniões eram geradas antes, por que não podem ser continuadas agora com mais produtividades e, quem sabe, mais qualidade e eficiência?

Já diria aquela famosa frase dos quadrinhos: “Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades”. Todo mecanismo que aumenta nossa liberdade, deve, da mesma forma, aumentar nossa responsabilidade e regulação. O aumento na possibilidade de gerar conteúdo aumenta a possibilidade de gerar desinformação, fake news, e contribui para a diminuição do pensamento crítico, pois o nível do texto gerado pelo ChatGPT é bem menos crítico do que aquele gerado por um ser humano. Para você, leitor, ter uma ideia do poder de redução crítica que o uso indiscriminado dessa ferramenta possui, durante um mês usando-a, minha eficiência na escrita diminuiu. Quando voltei a escrever, escrevi um texto cheio de erros, segundo a avaliação da minha companheira.

Equilíbrio e bom senso, como sempre, são a chave para aproveitar esse recurso promissor. 

 

Por Leone Rocha  –  leone.rocha@gmail.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×