
(Fotos: Divulgação)
Grupo se destaca por atuar de forma
harmônica com diversos segmentos artísticos
A cultura popular brasileira faz a diferença nas canções apresentadas pelo Melos Shalom: Graciliano Ramos, Lima Barreto, Monteiro Lobato, Machado de Assis estão em diversas músicas. A poesia de Vinicius de Morais também é declamada e percebida no trabalho. Artistas como Luiz Gonzaga, Chico Buarque de Holanda e Caetano Veloso, Milton Nascimento, Gilberto Gil.
O grupo se destaca por atuar de forma harmônica com diversos segmentos artísticos e até outros corais da região. Shalom vem do verbo raiz shalom e significa ser completo, perfeito e completo, paz interior de um indivíduo, que na ótica do grupo passa a promover a paz saindo de suas vozes.
Ritmos e costumes de várias regiões
O Melos Shalom tem 27 anos de estrada. Luiz Toledo de Sá (biólogo que construiu uma casa, quase em sua totalidade, de material reciclado, sendo referência em todo o Brasil e até no exterior), e sua mulher Edina Toledo (que era professora e hoje é regente do grupo) iniciaram os trabalhos. São 15 integrantes, Ailton Souza é um dos destaques, sendo organizador das finanças e algumas ações interativas do grupo em eventos como o I Encontro de Corais de Volta Redonda, que desenvolvia a temática literária brasileira, dos ritmos e costumes de várias regiões.
A jornada do grupo é de fraternidade, são amigos de longa data. Ailton Souza entrou no grupo ainda jovem, com 23 anos, onde conheceu sua mulher. Hoje, com 51 anos, participa ativamente do projeto, é pai de duas filhas que participaram na infância do coral. Todos os integrantes formam um único organismo que dentro de uma reunião fazem de diversas vozes um único coro sonoro que encanta plateias.
Uma família unida pela arte de cantar
Shalom vem do verbo raiz shalom e significa ser
completo, perfeito e completo, paz interior de um indivíduo
O grupo se considera uma família unida pela arte de cantar e encantar, é um trabalho em equipe, feito com respeito e generosidade. O Melos Shalom mostra que, mesmo após 27 anos de convivência, é possível um grupo se manter unido e firme em um propósito, pois o grupo é bem organizado, tem encontros toda a semana para ensaios e reunião de diretrizes a serem tomadas em eventos, organização e manutenção dos equipamentos. Ou seja, justificando o ideal de que a arte aproxima, transforma e une as pessoas em todas as suas diferenças.
- A arte deve interagir, a música pode se aliar ao teatro, assim como inspirada pela literatura, que segue suas vertentes na pintura, escultura, até o elo que desperta a população para a integração social em projetos diversos - dizem, em harmonia, os integrantes do coral.