Publicidade

RH

Vida e Sociedade

Leone Rocha

leone.rocha@gmail.com

Comportamentos Conflituosos

Além do vazio

O vazio interior é um dos principais aspectos constituintes de nossa existência que merecem ser devidamente trabalhados, receber dedicada atenção e cuidado

Colunistas  –  23/11/2023 19:23

11203

 

(Foto Ilustrativa)

Principal mudança que precisamos realizar é a da Boa Vontade; predispor-se à mudança e aceitar o processo, porque não há mudança instantânea

 

Ao longo da vida, crescemos e vamos acumulando experiências que ficam armazenadas no inconsciente e modulam comportamentos na vida adulta que muitas vezes dificultam nosso melhor desempenho. No processo de desenvolvimento pessoal, é inevitável a formação do vazio interior, aquele sentimento de incompletude que, se não corretamente administrado, nos leva a cometer desvarios, como gastos excessivos, vícios e excessos de toda natureza. Freud afirma que o inconsciente, bem como as pulsões sexuais que nos instigam à procura da satisfação pessoal, são responsáveis pela quase totalidade do comportamento humano, bem mais que a consciência. Como encontra-se o ser humano nesse mar de forças, desejos, pulsões, a constranger sua diminuta e aflita consciência, refém de si mesma e muitas vezes impotente para alterar comportamentos conflituosos?

Retornando a questão do vazio interior, esse é um dos principais aspectos constituintes de nossa existência que merecem ser devidamente trabalhados, receber dedicada atenção e cuidado. Enquanto não aprendemos a conviver com nosso vazio, aceitar que ele sempre vai existir, e deixar de procurar preenchê-lo com tentativas vãs, improdutivas e sabotadoras, seremos eternas vítimas de nós mesmos, a andar pelo mundo desgovernados, soltos, passivos e reagentes aos acontecimentos, esperando sempre que algo aconteça para que nossa mudança ocorra.

A espera. Sinto que na maior parte do tempo nos encontramos no modo “sentado num trono de um apartamento esperando a morte chegar”, como diria Raul Seixas. Esperamos que algo aconteça na nossa vida para que tomemos uma atitude. Contudo, hoje também reconheço que a principal mudança que precisamos realizar é a da Boa Vontade. Predispor-se à mudança e aceitar o processo, porque não há mudança instantânea. Boa Vontade e persistência. Alterar um comportamento exige bastante disciplina, coragem e esperança, acreditando sempre que um padrão de vida superior e mais confortável é possível para si mesmo. 

 

Por Leone Rocha  –  leone.rocha@gmail.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×