Publicidade

Premiação 2026

Olhar Errante

Ruan Campos

ruan.campos@hotmail.com

Mundo de Fantasia

A natureza como base nas fotografias de Fabrine Reis

Exposição fotográfica sensorial A Natureza Somos Nós une arte, espiritualidade e elementos da natureza

Colunistas  –  19/05/2025 13:37

 
natureza

(Fotos: Divulgação/Fabrine Reis)

Cores, texturas e objetos estão na obra artesanal do fotógrafo e artista plástico; até o dia 30 de maio, na Fundação Cultural Lea Pentagna, em Valença

Revelando a complexa e profunda relação entre o ser humano e a natureza, o artista plástico e fotógrafo Fabrine Reis apresenta a exposição fotográfica “A Natureza Somos Nós”, na Fundação Cultural e Filantrópica Lea Pentagna, em Valença.

A mostra é composta por 17 retratos, onde pessoas se fundem com elementos naturais como folhas, galhos, farinha e tintas; gerando fotografias imponentes que falam de pertencimento, ancestralidade e cura. Além dos quadros fotográficos, parte deles em papel fine art, a exposição artística conta com uma TV que exibe vídeos relacionados ao trabalho.

Em sintonia com as novas formas de apresentação e inclusão social nas artes, todas as fotos da exposição têm tradução em libras. Fabrine Reis ressalta que a realização da mostra só foi possível via Lei Aldir Blanc, que tem como objetivo apoiar o setor cultural por meio de auxílio financeiro para diferentes áreas.

Fabrine 2

As fotografias da exposição “A Natureza Somos Nós” despertam no espectador a importância da preservação ambiental, da saúde mental, do bem-estar coletivo e da relação que construímos entre os seres humanos e a natureza.

- Pude observar que a natureza estava sendo destruída por nós mesmos. Isso não fazia sentido, pois nós somos parte disso, como eu já fazia fotografia artística, comecei a pesquisar e decidi transformar o ser humano como algo lúdico na própria natureza; trazendo materiais como folhas e argila como elementos para pintura corporal. É uma maneira também de trazer discussões sobre o tema. Trazendo o ser humano como elemento da natureza - conta Fabrine Reis.

As fotografias de Fabrine Reis colocam o ser humano como objeto de extensão da própria natureza e do meio em que vivemos. O uso concreto de elementos naturais impõe dimensão e profundidade ao trabalho do artista. As fotos são construídas a partir da junção de vários elementos, incluindo as pessoas retratadas em cada imagem.

Fabrine Reis conta que 90% dos modelos fotografados para a mostra são moradores da periferia. Para ele, esse detalhe levanta a importância da discussão sobre quantos talentos fantásticos o Brasil possui. Entre as pessoas retratadas na exposição, está a atriz global Geovanna Zampenini, que veio do Rio de janeiro para Valença com muita generosidade para contribuir com a mostra.

- Na verdade, a fotografia artística é um mundo de fantasia, isso é um remédio para o mundo que vivemos - relata Fabrine.

> A exposição é inédita e Fabrine Reis pretende expor em outras cidades. “A Natureza Somos Nós” segue até o dia 30 de maio, na Fundação Cultural Lea Pentagna, na Rua Vito Pentagna, 213, no bairro Benfica, em Valença. Os horários para visitação são de segunda-feira a sábado, das 9 às 17h, e terças e quartas até às 21h. A entrada é gratuita e livre para todos os públicos. Instagram: @retratosdaalma_ 

 

Por Ruan Campos  –  ruan.campos@hotmail.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×