
(Foto: Jair de Assis)
Diploma, entregue pelo deputado estadual Munir Neto, reconheceu e homenageou o incessante trabalho da AVL para a cidade
Duas décadas de trabalhos crescentes, com promoção cultural e firmando parcerias em benefícios da cidade. A AVL (Academia Volta-redondense de Letras) vem alçando voos cada vez mais altos e abrindo novos caminhos para a cultura da cidade.
No último dia 8 de agosto, a AVL recebeu uma moção de aplausos e reconhecimento de mérito cultural da Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro). O momento ocorreu dentro de um evento solene da Academia na Câmara Municipal de Volta Redonda, reunindo diversos de seus acadêmicos. O diploma, entregue pelo deputado estadual Munir Neto, reconheceu e homenageou o incessante trabalho da Academia Volta-redondense de Letras para a cidade.
Compareceram os acadêmicos Angela Crispim, Camila Cabral, Débora Corsi (vice-presidente da AVL), Dio Costa, Elisa Andrade, Elizabeth Carolina, Elyane Lacerdda, Guilherme Tadeu, Guto Mello, José Huguenin, Jean Carlos Gomes (presidente da AVL), Jéssica Regina, Kikah Monteiro, Lee Brasil, Leonor Vieira-Motta, Lourildo Costa, Mércia Christani, Nikson Salem, Regina Vilarinhos, Rodrigo Hallvys, Sara Jane e Thalita Wutke; além do vereador Raone Ferreira e sociedade civil, marcando momentos de emoção. Inclusive, com homenagem à Solange Whehaibe, empresária fundadora da livraria Veredas que recebeu o II Prêmio Escritor José Luiz de Oliveira.

Academia no Sider Shopping
Uma semana depois, já no dia 15 de agosto, a Academia Volta-redondense de Letras inaugurou a nova fase da exposição “AVL - 20 Anos de Estímulo à Cultura Literária de Volta Redonda” no sub-solo do Sider Shopping Center, na Vila Santa Cecília.
Dispostos em elegantes tótens pretos, estão os diversos materiais que contam a trajetória, parceria, biografias de acadêmicos efetivos e correspondentes, além de parcerias, projetos e cronologia de posses de seus integrantes. Tudo isso com acesso a QR Code para interatividade de navegação ao site da AVL, onde há materiais acadêmicos, contos, poemas e acesso à “Revista Arigó”.
O momento foi marcado por declamações dos acadêmicos: Dio Costa, Guilherme Tadeu e Regina Vilarinhos, aplaudidos pelo público presente. Compareceram também os acadêmicos Elizabeth Carolina, Jean Carlos Gomes, Mércia Christani, Rodrigo Hallvys e Thalita Wutke. A exposição termina em 8 de setembro.

