
(Foto Ilustrativa)
Existem algumas medicações que auxiliam bastante, mas a cura das feridas internas, dos traumas do passado, é essencial para parar de querer tapar o sol com a peneira e recorrer a medidas extremas
O Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade é um quadro que atinge crianças e adultos das mais diversas faixas de idade. Comumente associado ao comportamento infantil, nos casos de hiperatividade e desatenção, cada vez mais tem sido diagnosticado em adultos, com severos comprometimentos na vida funcional dos portadores desse transtorno.
O Dr. Paulo Mattos, com doutorado em psiquiatria, fundador e integrante do comitê científico da Associação Brasileira do Déficit de Atenção (ABDA) e da American Psychiatric Association e da Associação Brasileira de Psiquiatria, autor do livro referência “No Mundo da Lua 100 Perguntas e Respostas Sobre TDAH”, Editora Autêntica, afirma que pessoas com esse transtorno costumam ficar mais desempregados; possuem mais índices de divórcios; cometem mais suicídios; estão mais propensos a vícios; envolvem-se mais em acidentes, alguns deles fatais, entre outros sintomas.
Eu tenho diagnóstico de TDAH desde 2021. Antes disso, abandonei uma graduação, um mestrado e um emprego público e passei por um processo administrativo disciplinar no meu emprego atual por inassiduidade habitual. Fui dependente de cigarro e álcool. Depois do tratamento, hoje ocupo um cargo comissionado e sou Chefe Substituto de Divisão e estou livre do álcool há três anos e do cigarro há dois anos.
Mas, no meu caso, a característica mais difícil de lidar é o impulso. Impulso para gastos, para comida, para agressividade... De repente uma força exterior toma conta de mim e age à minha revelia, fora da minha capacidade de controle e quando vejo o estrago já está feito. A compra já foi realizada, já magoei o ente querido, já me excedi no chocolate, etc.
Nesse caso já não há mais remédios que resolvam, mas sim terapia. Existem algumas medicações que auxiliam bastante, sim, mas a cura das feridas internas, dos traumas do passado, é essencial para que possamos parar de querer tapar o sol com a peneira e recorrer a medidas extremas que somente nos prejudicam e nos afastam daqueles que amamos tanto.