Publicidade

Apoieo Jornalismo independente

Literatura & Cia.

Jean Carlos Gomes

poearteditora@gmail.com

Aconteceu

Giro cultural (parte 3)

Aniversário de 80 anos do Gacemss, homenagens e o centenário da poeta Luiza Pettersen Marconi estão entre os destaques

Colunistas  –  27/12/2025 18:34

  • (Foto: Jair de Assis) Lee Brasil (vice-presidente do Gacemss), Neném (vereador), Adriana (Presidente) e o deputado Munir

  • (Foto: Jair de Assis) Vereador Neném e José Huguenin

  • Sarau

  • Sarau

  • Os escritores Márcio Castilho, Guilherme Tadeu, Silvia Helena, Jean Carlos, Angela Crispim, José Huguenin, Guto Mello e Elizabeth Carolina

  • (Foto: Jair de Assis) Deputado Munir Neto e Jean Carlos

  • Os acadêmicos Thalita Wutke, Regina Vilarinhos, Flávia Souza Lima, Elizabeth Carolina, Angela Alves Crispim, Emiliana Magalhães, Débora Corsi, Nikson Salem, Jean Carlos Gomes, Marcorelio Fortini e Guto Mello

  • Os poetas Cleuza de Almeida, Angela Crispim, Márcio Catunda, Jean Carlos e Lucia Araujo

  • Os poetas Jean Carlos e Luiza Pettersen, no lançamento do livro da autora, em 26 de janeiro de 2019

  • Livros da Luiza

 

(Fotos: Divulgação)

Em 17 de novembro, com uma programação especial, o Gacemss comemorou seus 80 anos de fundação.  Teve a inauguração do Espaço de Dança Izabel Santos Leal, no subsolo do Gacemss Center. O Teatro Gacemss 1 contou com uma belíssima apresentação do Coletivo Marias, do projeto Garoto Cidadão. O musical "Marias: Identidade, Ancestralidade e Brasilidade". Após o espetáculo todos foram para a inauguração da Galeria Cultural Paschoal Possidente. Realmente foi uma noite inesquecível, cheia de memórias e lembranças aos que ali estiveram, nesse momento importante da cultura na cidade. Por indicação do deputado estadual Munir Neto, a instituição recebeu a Medalha Tiradentes da Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro) e Moção de Congratulações, por indicação do vereador Nilton Alves de Faria (Neném), reconhecimentos pelos relevantes serviços culturais prestados.

Homenagem I

Em 18 de novembro, na Câmara Municipal de Volta Redonda, o professor e escritor José Huguenin recebeu o título de cidadão Volta-redondense, por indicação do vereador Nilton Alves de Faria (Neném).

Aconteceu em 26 de novembro, na Casa da Cultura em Pinheiral, o 1º Sarau Literário do município. O evento, que tinha por objetivo celebrar a literatura e outras formas de expressão artística, logo na entrada recepcionava os amantes da leitura, escritores e convidados com a “Árvore do Saber”. O evento, idealizado e coordenado pela diretora municipal de Turismo, Jane Paulina. Nesta 1ª edição o escritor Adahir Gonçalves Barbosa, considerado um ícone da literatura municipal, foi homenageado. A Casa da Cultura abrigou nesta tarde a promoção da leitura, literatura, arte e cultura. Foi um importante intercãmbio literário entre os poetas experientes e os poetas mirins.

Em 27 de novembro, o professor e poeta José Huguenin lançou o livro “Ininterrupto”, que funde ciência e poesia num diálogo inusitado entre razão e emoção. A obra percorre as fronteiras entre o concreto e o simbólico, o cálculo e o canto, o átomo e a palavra. Em poemas que assumem formas visuais e jogos gráficos herdeiros da tradição concretista de Augusto de Campos, o autor transforma leis físicas, fenômenos naturais e experiências humanas em metáforas luminosas. Uma obra que revela a poesia como movimento contínuo: ciência da alma e arte do existir. A obra saiu pela editora Litteralux.

Homenagem II

Em 28 de novembro, na Câmara Municipal de Volta Redonda, o editor e poeta Jean Carlos Gomes recebeu Moção de Congratulações e Aplausos (da Alerj) pelos seus relevantes serviços prestados à cultura, à literatura e à promoção das artes no Estado do Rio de Janeiro.  A moção foi por indicação do deputado estadual Munir Neto, que também lhe entregou Moção de Congratulações e Aplausos da Câmara Municipal, por indicação do vereador Nilton Alves de Faria (Neném), reconhecimento pelos seus constates feitos na área cultural.

Confraternização da AVL

A confraternização de 2025 da Academia Volta-redondense de Letras aconteceu no dia 6 de dezembro e reuniu acadêmicos em uma noite marcada pela integração e valorização da literatura. Para celebrar a data, foi entregue aos presentes uma caneta personalizada, símbolo do compromisso com a escrita e a produção intelectual. O encontro foi marcado por momentos de declamação de poesias, trocas literárias e confraternização, reforçando o espírito cultural e o fortalecimento dos laços entre os integrantes da Academia.

Entrega de homenagem

Em 12 de dezembro, na livraria Argumento no Leblon, no Rio de Janeiro, a PoeArt editora, representada pelos poetas Jean Carlos, Angela Crispim, Cleuza de Almeida e Lucia Araujo, entregaram as devidas homenagens: livro e quadro homenagem ao diplomata e poeta Márcio Catunda, homenageado na “XVI Coletânea Século XXI”. Na ocasião, o autor estava lançando o livro “Que Luz Boa em Lisboa”; na quarta-feira (dia 10), já tinha lançado o livro “Flores do Deserto”.

Centenário da poeta Luiza Pettersen Marconi

Luiza Pettersen Marconi, nascida em Carangola (MG), em 25 de janeiro de 1926, chega a Volta Redonda em 1945. Durante 20 anos foi executiva da Avon Cosméticos. Ao aposentar-se, dedicou-se às causas sociais e culturais, em especial à Literatura. Para ela, poesia é vida, a vida do ser que se expõe na sua revelação. É uma sede de amar que se expande por tudo que a rodeia. O poeta vê o que os outros seres, ausentes no sentir, desconhecem. Em virtude do seu trabalho, viajou a muitos lugares do país e para o exterior, resultando tempos mais tarde em escritas com pura inspiração de registro, comoção e emoção em verso e prosa. Por incentivo e intermédio da saudosa amiga e madrinha, a poeta Maria José Bulhões Maldonado (1922-2010), começa a participar de agremiações literárias, coletâneas, dentre outros. É integrante da cadeira nº 13 na Academia Volta-redondense de Letras, desde a sua fundação. Em 2005 recebeu o Título de Cidadã Volta-redondense.

Livros publicados: “Peregrinação da Memória” (2000), “Ser Sedento de Ser” (2007), “Anjo da Goiabeira” (2010), “Vida em Trânsito” (2011/2017), “Janelas Descerradas” (2015), “Tempo de uma Vida” (2016), “Estrada da Memória” (2017) e “Nas Nuvens do Tempo” (2019).

Gênios do belo existir
na magia de um pincel,
uma obra de arte
se cria
com nuvens
tons de cinza
derrama na poesia
a história
de uma vida.

(Luiza P. Marconi

 

Por Jean Carlos Gomes  –  poearteditora@gmail.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×