(Fotos: Divulgação)
Muitos livros nasceram depois dos concursos literários
de âmbito nacional, organizados e divulgados principalmente pela internet
Nasceu em julho de 2006, depois do projeto/ideia "Vozes de Aço" (uma visão e uma forma mais dinâmica de reunir vozes de diferentes gerações, vozes de variados segmentos para apoiarem esse novo conceito e, quem sabe, popularizando-o como um veículo de comunicação que, sem dúvida nenhuma, é de extrema importância para a nossa sociedade). Também com a finalidade de editar e padronizar os livros que nasceriam depois dos concursos literários de âmbito nacional, organizados e divulgados principalmente pela internet.
Projeto o qual vinha desenvolvendo desde 2002, embora só em 2006, depois de iniciada uma peregrinação idealista e determinada, tenha sido possível transformar o sonho em realidade, lançando a "I antologia poética de diversos autores", na memorável noite de 27 de setembro de 2006 na sede social da AAP/VR; a "II antologia" (ambas com dez autores) na memorável noite de 10 de outubro de 2007, na Câmara Municipal de Volta Redonda, também com finalidades filantrópicas; e a "III antologia poética de diversos autores", com 25 autores (cuja edição é o resultado do Concurso Nacional PoeArt de Literatura 2008, instituído pela PoeArt Editora de Volta Redonda depois de ideais e sugestões de poetas de várias parte do país para serem criados os concursos e seletivas nacionais.
Seguiram...
> "Vozes de aço IV - Antologia poética de diversos autores 2009" (resultado do II Concurso Nacional PoeArt de Literatura 2008/2009 com 40 autores, em julho de 2009);
> "Vozes de aço V - Antologia poética de diversos autores 2009" com 42 autores, em janeiro de 2010 (resultado do III Concurso Nacional PoeArt de Literatura 2009);
> "I coletânea século XXI" com 35 autores, em maio de 2010;
> "Vozes de aço VI" com 35 autores, em agosto (resultado do IV Concurso Nacional PoeArt de Literatura 2010);
> "Vozes de aço VII" com 35 autores, em novembro (resultado do V Concurso Nacional PoeArt de Literatura 2010);
> "II coletânea século XXI" com 35 autores, em fevereiro de 2011 (resultado da II Seletiva Nacional de Poesia 2010);
> "Vozes de aço VIII" com 34 autores, em maio (resultado do VI Concurso Nacional PoeArt de Literatura 2011);
> "Vozes de aço IX" com 42 autores, em agosto (resultado do VII Concurso Nacional PoeArt de Literatura 2011);
> "Vozes de aço X", em novembro (resultado do VIII Concurso Nacional PoeArt de Literatura 2011);
> "III coletânea século XXI" - edição 2012 (resultado da III Seletiva Nacional de Poesia 2012 em março).
Vieram...
> "Vozes de aço - XI antologia poética de diversos autores 2012" (resultado do IX Concurso Nacional PoeArt de Literatura 2012 com 37 autores, em julho);
> "Vozes de aço - XII antologia poética de diversos autores 2012" (resultado do X Concurso Nacional PoeArt de Literatura 2012 com 43 autores, em novembro);
> "Vozes de aço - XIII antologia poética de diversos autores 2012" (resultado do XI Concurso Nacional PoeArt de Literatura 2012 com 46 autores, em fevereiro de 2013);
> "Vozes de aço - XII antologia poética de diversos autores 2012" (resultado do X Concurso Nacional PoeArt de Literatura 2012 com 43 autores, em novembro);
> "IV coletânea século XXI em homenagem a Olga Savary pelos seus 80 anos de vida". É o resultado da IV Seletiva Nacional de Poesia 2013 com 48 poetas figurando na obra. A edição ficou pronta em julho deste ano.
Tendo sempre fé em Deus pra novos voos com os nossos projetos e trabalhos continuamos a pavimentar os inúmeros logradouros que nos cercam e no evidenciam!
Ciranda circense
A nossa vida é um circo,
O mundo é o palco,
Nós, ora somos os artistas acrobáticos,
Ora somos o público fiel que sorri,
Chora, aplaude e depois se despede
Fechando as cortinas
Deste Grande Circo... (5-4-2008)
Alguns comentários sobre o poeta e sobre
o seu primeiro livro solo: "Cardápio poético"
# A sensibilidade do poeta, por meio de versos rememora fatos e situações. (Cícero Sandroni membro ex- presidente da Academia Brasileira de Letras)
# É um cardápio bem variado, onde o estilo se apresenta sob muitas formas, os versos têm temáticas diversas. (Joaquim Eloy Duarte dos Santos, presidente da Academia Petropolitana de Letras)
# O livro contém infinidades de guloseimas a serem lidas, saboreadas e guardadas nos arquivos da alma de cada leitor. (Valdeck Almeida de Jesus, professor, jornalista e escritor baiano)
# Que a sua sensibilidade e sonhos possam aderir cada vez à Poesia, esta senhora tão escorregadia e exigente, que exige a vida inteira dedicada a ela. Desejo-lhe sorte... (Olga Savary, escritora, tradutora e jornalista)
# Que sua poesia seja bem-vinda e possa espalhar suspiros e emoções por onde quer que vá. (Flora Figueiredo, poetisa)
# Li o seu livro "Cardápio poético", gostei bastante de "Auto-retrato" e, claro, "Cardápio poético" que já tem uma história. É difícil falar sobre a obra de outros poetas, principalmente sobre bons poetas; e é assim que o vejo, um ótimo poeta... Escreves sob uma ótica própria, embora, para cada leitor, abra-se um vasto leque de distintas concepções, por vezes conseguimos nos espelhar nas tuas próprias poesias. Cada vez que leio um poeta diferente, impressiona-me ainda mais perceber quão vasto é o universo da poesia, a riqueza de palavras se somam às nossas e enriquecem as rimas, as métricas, os diversos estilos poéticos... Pude, também, perceber que tens uma sensibilidade atenta ao presente, ao cotidiano e isso se mostra nos teus versos de uma forma clara, sincera e sensível... O teu olhar, coração, mente, alma, se voltam para atualidades, peculiaridades do dia-a-dia, cultura e os sentimentos que nos levam a inspirações das mais diversas... Parafraseando um vulto histórico da Marinha: Bravo Zulu! Meu caro poeta. (Amalri Nascimento, oficial da Marinha, artista plástico e poeta - RJ)
# Receitas de pratos novos* Simples e saboroso. Ao mesmo tempo, capaz de agradar paladares mais sofisticados. Não segue uma receita, mas os ingredientes foram adicionados na medida certa. (*Título da matéria assinada pelo jornalista Cláudio Alcântara no caderno "Lazer & Cia." do jornal Diário do Vale, sábado, 26 de julho de 2008)
# Seu Cardápio Poético, em segunda edição, exibe uma poesia séria, de temática variada e linguagem cuidada. Quanto à IV Coletânea Século XXI, que homenageia Olga Savary, quero cumprimentá-lo pela iniciativa. Olga merece, em verdade, todos os nossos encômios. Grande abraço (Anderson Braga Horta - Brasília - DF)