Publicidade

Premiação 2026

Literatura & Cia.

Jean Carlos Gomes

poearteditora@gmail.com

Olho no Olho

Eliane de Lacerda lança "Emoções selvagens" na Livraria Veredas

Lançamento terá participações especiais de Jorge Guilherme, Stael de Oliveira, Fábio Elionar e Vicente Melo

Colunistas  –  21/09/2013 08:53

1

(Fotos: Divulgação)

Livro é um conjunto de poemas e crônicas; obra é composta por poemas
selecionados dos quatro livros anteriores e alguns atuais, e as crônicas todas atuais

O livro "Emoções selvagens", de Eliane de Lacerda Corrêa, será lançado em 21 de setembro, às 18h, na Livraria Veredas - Pontual Shopping, em Volta Redonda. E terá participações especiais: o cantor Jorge Guilherme, Stael de Oliveira e seu grupo de teatro, o mestre em literatura e professor do UGB Fábio Elionar e o jornalista Vicente Melo. 

É um conjunto de poemas e crônicas. A obra é composta por poemas selecionados dos quatro livros anteriores e alguns atuais, e as crônicas todas atuais. De acordo com a autora, retrata as emoções diárias, voltadas para os acontecimentos mundiais. "Fala de amor, de medo, das sensações extremas do ser humano. É o retrato dos conflitos humanos e da selva que é a vida". O seu e-book do livro foi aprovado e publicado pela editora Saraiva.

Um pouco sobre a autora 

2

Eliane de Lacerda: "Enquanto houver quem faça poesia, valerá a pena acreditar na vida"

Eliane de Lacerda Corrêa nasceu em Volta Redonda, filha de Helio Gonçalves Corrêa e Selma Isabel de Lacerda Corrêa. É graduada em letras port/lit, pós-graduada em língua portuguesa e docência do ensino superior e fiscal de renda da Prefeitura de Volta Redonda aposentada há dois anos. Professora, tendo trabalhado na Escola Técnica Pandiá Calógeras, no Curso Global, preparatório para concursos, ministrando sempre aulas de produção textual. Participa do Portal Educação como colunista. Do seu primeiro matrimônio com Belmiro Vanin teve dois filhos: Marcelo e Juliana e do segundo relacionamento com Geraldo Rímulo teve um filho: Rômulo. 

Começou a escrever aos 13 anos, mas antes já escrevia algumas letras musicais, tendo como autores prediletos: Fernando Pessoa, Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector e Cecília Meireles. Ocupa a cadeira de número 11 na AVL (Academia Voltarredondense de Letras), é blogueira e amante do sol. Tem publicadas as seguintes obras: "Além das palavras", "Sensações vizinhas", "Entre infinitos", "Poemas do acaso" 

Já conquistou algumas premiações no Grebal (Grêmio Barramansense de Letras), Glan (Grêmio Literário de Autores Novos), Litteris Editora e em 2001 e 2002 foi premiada pela Academia Brasileira de Letras no concurso de redação para professores. Sente enorme apreço pelos seus pais, pois lhe deram a orientação no caminho do bem. Acha que a vida é poesia andam juntas, sempre andarão! 

Não há poesia sem vida... sem pulsar...
Não há vida, pulsar... arrepiar...sem poesia!
Meu estilo: Poemas e Crônicas-Livres
"Minhas poesias não têm rimas,
Não tem rimas perfeitas,
Dosando as palavras, limitando os sentimentos,
São simples como a vida e a morte!" 

Manifesta-se com entusiasmo que os filhos são e serão sempre o maior acontecimento de sua vida! Define que a cultura só será ativada, quando a educação for prioridade e de alta qualidade, com profissionais qualificados e reconhecidos. "Só poderemos falar de arte para um povo que a reconheça", diz. É amante da informatização, gosta do avanço tecnológico, pois, segundo ela,a estimula a conhecer e aprender sempre. Salienta que não tem frustrações, acredita que escolhemos sempre nossos caminhos. 

Possui várias realizações, uma em especial, hoje se dedica a seu blog, escrevendo todos os dias, pois acredita ser a sua hora. Quem conhece a produção poética de Eliane testemunha que, realmente, a maturidade em todos os sentidos permitiu a abordagem de suas reflexões existenciais e circunstanciais, tendo o tratamento poético como parte experiencial dessa manifestação. 

Algumas definições tão importantes, segundo a autora 

3

> Deus é a força que nos impulsiona sempre para o bem, nos equilibra e nos fortalece.
> A Vida é a procura incessante de ser feliz; vida é o sol interior.
> O Universo está sempre passando por transformações, pois é uma a arte em movimento.
> A morte procuro não pensar. (Missão cumprida) fim do ciclo vital.

Deixa um recado para os iniciantes:

- Não podemos perder a sensibilidade nunca, procurem viver com intensidade e não desistam de ter sempre um papel e uma caneta, para as emoções que surgem a todo o momento, basta observarem com cuidado.

- Finaliza dizendo: "Enquanto houver quem faça poesia, valerá a pena acreditar na vida".

Serviço

> Emoções selvagens - De Eliane de Lacerda Corrêa. Lançamento na Livraria Veredas - Pontual Shopping, Volta Redonda. Horário: 18h. Data: 21 de setembro. Contato com a autora: (24) 8813-7595. Saiba mais no blog e no Facebook.

Por Jean Carlos Gomes  –  poearteditora@gmail.com

4 Comentários

×

×

×

  • Suami Ramos

    Que ótimo que a Eliane vai lançar outro livro, e com certeza, bom como os anteriores. estou ansioso para ler.\r\nParabéns Eliane.

  • MARA ABRAHÃO SANTOS

    O Universo está sempre passando por transformações, pois é arte em movimento. PODEMOS ENTRAR EM CONTATO ORANDO: - NAM MYOHO RENGUE KYO!!! BOA SORTE!!!!

  • Mais comentários