(Fotos: Divulgação)
Em três partes, livro é um registro particular das
vivências que ajudaram a construir a sua identidade
Professora aposentada e advogada militante, casada, mãe de três filhos, tem um neto. A mineira Mércia Chistani, porém, parte de sua infância e adolescência passou em Barra Mansa, guardando gratas recordações. Ela lança em 28 de setembro, às 18h, na Livraria Veredas/Pontual Shopping, em Volta Redonda, o livro "Andanças do coração - Poesias, crônicas, causos". Em três partes, é um registro particular das vivências que ajudaram a construir a sua identidade, sendo, portanto, nominações dos valores que orientaram de forma proficiente o seu belo caminho.
Mércia teve participação ainda muito jovem no Grecab, grupo de teatro de Barra Mansa. Reside há 38 anos em Volta Redonda, cidade que ama. Envolve-se em várias áreas das atividades culturais, participando de corais, como artista plástica e escritora. É integrante dos Grêmios Literários Grebal e Glan, da Academia Internacional de Letras do Rio de Janeiro e ocupa a cadeira nº07 da Academia Voltarredondense de Letras, sendo atualmente sua presidente.
Na área jurídica, é integrante fundadora da OAB/Mulher de Volta Redonda, já foi presidente e conselheira da OAB/Volta Redonda, faz parte do Colégio Brasileiro de Mulheres Advogadas, tendo atuado na diretoria de Associações de Mulheres, Associação de Bairro e no Comdema. É cidadã voltarredondense e já agraciada com moções.
Algumas premiações literárias
Mércia: "Deus é a fonte do verdadeiro amor. Mola propulsora do encontro à felicidade"
Tem premiações literárias em Minas Gerais, Barra Mansa, Volta Redonda, Brasília, Rio de Janeiro e Niterói. Participou de várias coletâneas do Grebal, Glan, Academia Internacional de Letras, da Coletânea Histórica, quando da comemoração dos 50 anos do Gacemss e Fugemss. É colaboradora de jornais com crônicas e artigos jurídicos. Sua mais recente distinção foi o Prêmio Jorge Amado de poesia em concurso nacional na cidade de Niterói - RJ.
A sua identificação com a poesia é forte, desde a adolescência. A primeira premiação foi em 1968. A poesia é livre, coloquial, do coração mesmo, como define o título de seu livro, por vezes incursiona pela rima, mas deixa clara a relação definitiva de Mércia com as palavras. O lamento e a crítica social mostram a sua preocupação com um mundo marcado por injustiças; "... Contrastes esses que a impedem de estar em plenitude, já que a dor alheia a incomoda e sensibiliza", como observa o também poeta Antônio de Oliveira Pena, no prefácio.
É praticamente impossível definir alguém com uma palavra, em Mércia, porém, é a esperança que povoa sua fala, sua arte, sua promessa e fé. E com a esperança ela ampara e fortalece o sonho com o qual contagia o caminhar do crescente número de amigos, com especial carinho e distinta generosidade.
Seus autores prediletos
Clarice Lispector, Drumond, Manoel Bandeira, Cora Coralina, Maria José Maldonado, Michel Quoist, dentre outros. Acredita que a poesia e a vida é um casamento perfeito: "A poesia é vida. A poesia está incrustada na vida. Não se pode separar". O seu apreço especial é pelas pessoas, principalmente as generosas, de bom caráter e solidárias e que lutam pela igualdade, pela justiça e o bem comum. É consciente do mundo em que vive. "A desigualdade e o materialismo se fazem presente, ofuscando a beleza real da vida e do mundo que nos foi oferecido", diz. Mas não perde a esperança naqueles que podem fazer a diferença. Acha que a vida é um milagre diário. Não se cansa de agradecer.
Considera que a cultura, a educação, a literatura andam a passos lentos diante da falta de incentivo e desvalorização por parte do governo, não obstante o celeiro de talentos que é o nosso país. Salienta que Deus é sua fonte de energia. Nada faz sem Ele. É crédula em potencial. "Deus é a fonte do verdadeiro amor. Mola propulsora do encontro à felicidade", enfatiza.
Agora vamos experimentar um pequeno passo das "Andanças do coração", de Mércia Christani:
Ser poeta
O que é ser poeta?
É se emocionar ao ver
uma flor orvalhada,
o sorriso branco de um negrinho,
Um exército de formigas trabalhando...
Um pôr de sol por sobre a cidade ou
Simplesmente um caminho.
É se emocionar ao ver
Uma árvore florida à beira da estrada,
É acreditar que o amor é sempre imortal,
É sempre perdoar.
Ser poeta é ver um azul mais azul no céu,
É não perder a esperança de um mundo feliz!
Serviço
> Andanças do coração - Poesias, crônicas, causos - Livro de Mércia Christani. Lançamento: dia 28 de setembro, às 18h, na Livraria Veredas/Pontual Shopping, em Volta Redonda. Contato com a autora: (24) 9903-9405, (24) 3342-8506 e (24) 3345-9770. Ou: mercia.christani@bol.com