(Foto: Divulgação)
Todos foram comprometidos em mobilizar céus e terra
para que tudo acontecesse da melhor forma possível
Quando fui ao reencontro de meus amigos queridos da turma de formandos do curso de magistério, pensei encontrá-los abalados com a hedionda atitude cometida pelo "dono" do buffet que desapareceu com o dinheiro de muitos sonhos a serem realizados, inclusive o de um casal amigo. Pensei encontrar revolta, lamentações e muita raiva na acomodação. Claro que não preparei um repertório consolador, mas o que me surpreendeu foi encontrar uma capacidade incrível de união e renovação de forças somadas ao interesse de concretizar um desejo e o precoce despertar do provérbio musical do nosso saudoso Paulo Vanzolini: "Levanta, sacode a poeira e dá volta por cima".
Eles estão comprometidos em mobilizar céus e terra para que tudo aconteça da melhor forma possível, já preparam festas, bingos, rifas, bazares, gincanas, almoços, e tudo mais que a honestidade tem direito de fazer para reparar uma lacuna do inesperado. Vi a sensibilização por parte dos professores, amigos, familiares e até mesmo de pessoas que nada têm a ver com o círculo comum de relações diretas com os objetivos finais da conclusão de curso. Isso que foi minha vacina e aumentou minha capacidade de imunização diante de certas atitudes que emergem minhas indignações.
Colocando as mãos na obra da reconstrução de falhas
Também sou aluna na escola da vida, e uma das coisas que aprendi foi arregaçar as mangas e colocar as mãos na obra de reconstrução de falhas que aparecem por aí e sempre surgirão. É a lei. Toda esperança sou eu, passando momentos ao lado deles e plantando ideias para acrescentar a este movimento de superação.
Eu os conheci logo no começo do ano, fui muito bem recebida quando fui fazer o pocket-prosa, levei na algibeira toda poesia em forma de histórias contadas, leveza e bom humor. Falar é bom, recitar versos mais ainda, mas quando o verbo em mim se faz presente em práticas, formas e atitudes que escapam as frases feitas de teorias universais do bem viver, a inspiração mais forte se aconchega e tenho a certeza de que a cumplicidade é lição para jamais esquecer. E nesta grade curricular da vida todos eles estão aprovados com nota máxima. Assino embaixo o diploma dos aplausos.