Publicidade

RH

Arte Brasileira

Milton Isejima: um maestro de talento polivalente

Ele regeu o coral de 1.000 vozes no Estádio do Pacaembu, por ocasião da visita do imperador Hirohito do Japão, em comemoração aos 80 anos da imigração japonesa

Colunistas  –  20/10/2013 11:26

1

(Fotos: Divulgação) 

"A amizade entre brasileiros e japoneses é enorme e a
música é um dos fatores importantes dessa simpatia mútua"

A cada matéria que faço para a minha coluna sinto-me agradecida a Deus pela oportunidade que me dá de conhecer pessoas notáveis de expressão marcante no cenário sociocultural do Brasil. A diversidade brasileira é linda! Sou apaixonada pelas diferenças e possibilidades de muitos. Desta vez, a "Sem Fronteiras" tem a honra de entrevistar um dos maiores maestros do Brasil e do mundo: Milton Isejima. 

Conheci Milton Isejima em 2012, ocasião em que fomos carinhosamente honrados pela Ordem dos Músicos do Estado de São Paulo e da Faculdade Livre de Música Maestro Eduardo Roz, numa festa onde foram diplomadas personalidades da música que enaltecem o cenário brasileiro. Fui pega de surpresa pelo amigo, também maestro, compositor e cantor Eduardo Roz, que me incluiu nessa coleção de homens e mulheres resplandecentes da arte brasileira. É muito bom saber que tenho admiradores em muitos lugares do Brasil, por causa do Clube dos Compositores do Brasil, que tenho a alegria de fazer parte. No dia do evento no Salão Nobre da Ordem dos Músicos pudemos ouvir os elogios dedicados ao maestro Milton Isejima. 

Esta entrevista retrata muito bem a intenção desta colunista quando criou a "Sem Fronteiras". Na ocasião do lançamento do OLHO VIVO, sonhei poder destacar pessoas importantes. 

Um pouco sobre o artista 

Milton Isejima é casado, tem dois filhos que estudaram música, sendo que um deles é formado em piano e percussão na Universidade Livre de Música Tom Jobim e no Conservatório Villa-Lobos. Outro filho formou-se em violino no Villa-Lobos. Descendente de família japonesa (Los Angeles), Califórnia, EUA - por parte de mãe e Yamaguehi-ken, Japão, por parte de pai. Brasileiro, tem orgulho desta terra onde nasceu e diz que torce para vê-la crescer em todos os aspectos para o bem comum. Como cidadão, enfatiza que está a disposição para ensinar os acordes que apaziguam os corações espalhando para qualquer um, em qualquer lugar, o amor e a paz que a música é capaz de proporcionar. 

Nasceu na cidade de Oswaldo Cruz, interior do Estado de São Paulo. Mora na área metropolitana de São Paulo desde os seus 12 anos. Seus dons musicais afloraram quando era ainda criança, ouvia aqueles antigos LPs de músicas eruditas. Aprendeu a gostar de Beethoven, Mozart, Strauss, Brahms, Tchaikuvsky e outros. Milton Isejima desconhece a palavra preguiça, porque sempre buscou seus ideais com muita garra, querendo sempre aperfeiçoar a sua cultura, interagindo com as demais, afim de entender as linguagens variadas por onde certamente sonhara que iria estar - o que foi concretizado com o passar dos tempos. 

Formação acadêmica 

2

"A cada dia novos produtos aparecem no mercado fonográfico, a
tecnologia cada vez mais avançada nos obriga a nos reciclar periodicamente"

Maestro Isejima é formado em administração de empresa e jornalismo, e, além dessas profissões, atua na área da música. É formado no Conservatório Dramático e Musical de São Paulo em composição e regência e aperfeiçoou-se em regência com o maestro Isaac Karabtchevsky. Estudou canto com o maestro Benito Juarez. Atualmente, Isejima é maestro de orquestra e regente de coro. Possui formação em violino, violão e canto, composição e regência. Formou-se no curso superior (bacharelado) na Faculdade do Instituto Musical São Paulo. 

Formou-se em mestrado de composição e regência na Faculdade Livre de Música Imer, recebendo título de honra e mérito pela Associação BSGI, uma ONG internacional pelos ideais da paz, cultura e educação. Participou e trabalhou no projeto de implantação de música nas escolas. 

Maestro Isejima lembra-se com orgulho do esforço que fez para chegar ao ápice de sua carreira com elogios e aplausos pelo seu relevante trabalho. Regeu um coral de 200 vozes e orquestra no Ginásio Ibirapuera, por ocasião do jubileu de prata da ONG BSGI. Regeu coral de 1.000 vozes no Estádio do Pacaembu, por ocasião da visita do imperador Hirohito do Japão no Brasil, em comemoração aos 80 anos da imigração japonesa. 

- A amizade entre brasileiros e japoneses é enorme e a música é um dos fatores importantes dessa simpatia mútua - diz. 

Esteve em Tochigi, Japão, em 2001, a convite de um colégio tradicional para formação de jovens músicos da Orquestra Filarmônica de Tochigi, com apoio e patrocínio da prefeitura local. 

A importância da tecnologia no seu trabalho musical 

O maestro ressalta que o músico deve avançar no conhecimento de tudo que venha a enriquecer o trabalho musical: 

- A cada dia novos produtos aparecem no mercado fonográfico, a tecnologia cada vez mais avançada nos obriga a nos reciclar periodicamente. 

Por esses motivos, Milton Isejima estudou informática na música, aliando a tecnologia de computadores de última geração à arte musical com o renomado músico e produtor musical Alexandre Leorat. Hoje, evita gastar tempo e dinheiro com gravações, pois tem seu próprio estúdio com software de última geração. 

Músico de inúmeras facetas 

O maestro dá aula de todos os instrumentos, como cordas e percussão, além de canto lírico, popular e karaokê. O maestro também prepara alunos para provas na Universidade Livre de Música, Escola Municipal de Música e USP, Unicamp, Unesp, entre outras. Ainda faz consultoria para coral, bandas, orquestras e presta serviço para a Ordem dos Músicos do Brasil, para profissionais. Ministra palestras sobre a influência que exerce a música sobre o nosso inconsciente e prepara músicos terapeutas. Como jornalista, Milton Isejima é colunista do "Jornal Diadema", publicando matérias sobre a influência da música no ser humano. 

Meu querido amigo não poupa palavras de elogio e gratidão à sua mulher, dizendo que ela é a responsável por todas as realizações de sua vida. "Ela é a grande incentivadora", frisa. Contou que em alguns momentos da carreira quis parar mas ela não deixou, deu-lhe forças para hoje ser uma pessoa feliz e realizada e músico reconhecido por tudo que faz. 

Isejima é um lindo exemplo para todos que gostam de música e acham que é difícil. Sim, não é fácil, podemos perceber através do percurso traçado para o sucesso que o amigo provocou para si mesmo e, consequentemente, hoje, muitos se deliciam e aprendem com esse grande mestre da música. 

Serviço 

> Milton Isejima - Facebook. Contato com Dhilma Pólen: Facebook ou (24) 9219-2216.

Por Dhilma Pólen  –  dilmacantora@hotmail.com

7 Comentários

×

×

×

  • Redação OLHO VIVO

    Obrigado, Selma. O erro foi corrigido.

  • Selma

    Para fazer uma simples correção a ONG que esta citada não é " BSGL" e sim BSGI é o correto. Organização que propaga a paz mundial, e a revolução humana em todos os campos da sociedade através da cultura e educação. Nada é mais justo que esta reportagem transmita o Valor do Maestro e Musico Milton Isejima como um ícone impar da musica.

  • Mais comentários