Publicidade

Apoieo Jornalismo independente

Situações Hilariantes

Michael J. Fox volta em trabalho legal, mas que não é fora do comum

Leve e familiar, aborda o mal de Parkinson com um toque refinado de humor

Colunistas  –  05/12/2013 14:17

1

(Foto: Divulgação)

Criada por Will Gluck e Sam Laybourne, série estreou no Brasil no início de novembro 

Michael J.Fox está de volta. Os fãs da trilogia "De volta para o futuro" e da série "Family Ties" (eu estou incluída no pacote), finalmente podem vê-lo atuando novamente em "The Michael J. Fox show" ou "O show de Michael J. Fox", você escolhe. Desde "Spin City" (série exibida nos EUA de 1996 a 2002), que Michael não assumia um protagonista. Em "Spin City" ele foi substituído por Charlie Sheen a partir da quinta temporada. Seu afastamento foi em consequência de sua doença. Ele é portador de mal de Parkinson. O ator foi diagnosticado em 1990.

A princípio quando se desligou da série, anunciou que deixaria a carreira e causou um impacto daqueles em seus fãs. É indiscutível que Michael é um dos queridinhos da América, tanto pelo público, quanto pela indústria do entretenimento. Mas seu talento e carisma não deixaram que fosse esquecido, e, depois de um tempo de reflexão e aceitação, começou a fazer participações especiais aqui e ali, como em "The good wife" (a mais recente). Essas participações chamaram a atenção não só do público, mas também dos profissionais da área, que enxergaram um ator competente e seguro em cena, independente de sua condição. Aqui no Brasil também temos um grande exemplo: o ator Paulo José, que vai seguir a mesma linha e interpretar um personagem com Parkinson na próxima novela das nove da Rede Globo. 

Vida do ator é referência para
a construção de seu personagem
 

Mas nem tudo foi cor de rosa para Michael. Quando abandonou a carreira, em 1998, acabou se entregando à bebida. Mas o apoio da família, principalmente de sua mulher Tracy Pollan, fez com que ele buscasse ajuda na terapia e nos Alcóolicos Anônimos. No mesmo ano, Michael criou a The Michael J. Fox Foundation, uma fundação que arrecada fundos para pesquisas em células-tronco, para ajudar quem sofre de doenças degenerativas. Seu empenho em se reerguer diante de si mesmo fez com que ele se tornasse um exemplo no mundo inteiro para fãs e também para outros portadores do mal. E isso certamente o fez ver que poderia voltar ao trabalho. E o mais original e inteligente da situação é que em sua nova série a abordagem se aplica à sua experiência pessoal, tendo sua vida como referência para a construção de seu personagem.

"The Michael J. Fox show" é vista como o grande investimento da Rede NBC para este ano no gênero da comédia. A série nem precisou passar pelo episódio piloto para avaliação. Em 2012, a NBC venceu uma disputa com os demais canais da rede aberta para ter Michael J. Fox em sua grade de programação. Foi divulgado que para conseguir bater os outros canais a direção da rede prometeu ao ator encomendar uma temporada completa de 22 episódios (o que dificilmente acontece hoje em dia), além de colocar à sua disposição o departamento de marketing do canal para realizar uma ampla divulgação. E o mais importante: Michael disse que interpretaria qualquer personagem desde que o mesmo tivesse mal de Parkinson. E foi assim. A estreia da série aconteceu em 26 de setembro nos EUA rendendo bons números na audiência. 

Um jornalista que está recomeçando sua carreira 

Criada por Will Gluck e Sam Laybourne, a série estreou no Brasil com o título de "O show de Michael J. Fox" no início de novembro. Na série, ele não é um ator, mas sim um jornalista que está recomeçando sua carreira. A história nos mostra a vida de Mike Burnaby, um pai de família com três filhos, ex-âncora de um telejornal de Nova York que, ao ser diagnosticado com Parkinson, se afasta do trabalho. Depois de cinco anos reaprendendo a viver e se adaptando à sua situação, resolve voltar ao mercado. Os episódios trazem situações nas quais ele precisa conciliar sua realidade com a família e o trabalho.

No episódio de estreia tivemos a participação da mulher de Michael, Tracy Pollan, que não quis fazer parte do elenco fixo, que conta com Betsy Brandt, que interpreta Annie, sua mulher, com quem tem três filhos: Ian (Conor Romero), um rapaz que largou a faculdade e voltou a morar com os pais; Eve (Juliette Gogila), inteligente, mas não gosta de estudar; e Graham (Jack Gore), o caçula de 7 anos. A família se completa com Katie Finneran, de "I Hate my teenage Daughter", que faz a irmã de Mike, uma mulher excêntrica, solteira e desempregada. A série contará ainda com as participações especiais de Candice Bergen ("Boston Legal") e Charles Grodin, que interpretam os pais de Mike. A louríssima Anne Heche também está no elenco como uma ex-colega de trabalho de Michael. 

Série terá muitas participações especiais 

"O show de Michael J. Fox", além de Candice Bergen e Charles Grodin, terá muitas participações especiais para dar um reforço na audiência e garantir sua segunda temporada. O cantor Sting vai aparecer no programa de Natal. Para 2014 já estão acertadas as aparições de Christopher Lloyd e Brooke Shields. Para quem não se lembra, Lloyd foi o Doctor Emmett "Doc" Brown em "De volta para o futuro". Há também a expectativa da participação de Heather Locklear, com quem Michael trabalhou em "Spin City".

Michael J.Fox e os produtores prometeram aos seus fãs uma série leve e familiar, em que aborda a doença com um toque refinado de humor, onde o público vai se surpreender com situações hilariantes no decorrer da temporada. Já vi algumas cenas dentro do prometido. Não é uma série fora do comum, como alguns críticos americanos a descreveram, mas é legal. Você confere "O show de Michael J.Fox" no canal Comedy Central. 

> Clique & Confira

Por Silvaninha Medeiros  –  silvaninhamedeiros@live.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×