Publicidade

Premiação 2026

Literatura & Cia.

Jean Carlos Gomes

poearteditora@gmail.com

A Obra da Fé

Religiosidade: uma escola para a vida inteira

Mensagens e palavras profundas, fazendo a obra em favor do bem-estar do próximo, com comprometimento e fidelidade

Colunistas  –  23/04/2014 07:50

1

(Fotos: Arquivo Pessoal) 

Comitiva de Volta Redonda em momento de descontração na Santa
Ceia de Páscoa da Igreja do Nazareno de Mesquita - Rio Baixada
  

Na Sexta-feira Santa, 18, tivemos a grata missão e honra de participar de um grande evento religioso, a Santa Ceia de Páscoa da Igreja do Nazareno de Mesquita - Rio Baixada. A igreja é a sede, ou melhor, vamos dizer, é a mãe de mais de 50 outras que vieram depois, espalhadas no Rio, Grande Rio e até fora do estado. Fomos em comitiva representar a nossa cidade de Volta Redonda que tem quatro igrejas: no Açude, Retiro, Aterrado e Beira Rio/Siderlândia. Este colunista, que pertence à diretoria da Igreja do Açude, foi na companhia do pastor Giulio Cesar Stoduto e das irmãs Maria de Fátima e Maria das Graças. Também de Volta Redonda: o pastor e reverendo Carlos Frederico Stoduto (Retiro) e o pastor e reverendo José Guilherme Stoduto (Aterrado). Realmente foi um acontecimento memorável e gratificante, pois ouvir mensagens e palavras profundas por meio de pessoas que se dispõem em fazer a obra e em favor do bem-estar do próximo, com comprometimento e fidelidade, é algo tocante e emocionante que serve de escola para uma vida inteira. A Igreja do Nazareno foi fundada há mais de cem anos no EUA e tem mais de 50 anos de Brasil. 

Aproveito a ocasião para dar o meu testemunho de três exemplos de pessoas integralmente comprometidas com as causas sociais, espirituais e a construção do bem em todas as dimensões da obra humana. Recebemos deles até mesmo a dedicada atenção e promoção do trabalho literário que desenvolvemos em nossa região. São eles: 

2

Eevento: Paulo Teixeira, Rubens Teixeira, Amadeu Aparecido Teixeira e este colunista

> Amadeu Aparecido Teixeira - Pastor e reverendo, nascido na cidade de Montesuma (MG), filho de Manoel Teixeira e Anesia Araújo Teixeira, casado com a psicóloga Esneda Tereza, é pai de quatro filhos, Anívia Ruth, Ariel Amadeu, Adiel Amadeu e Amanda E. Teixeira. Quando adolescente foi entregador de pão, engraxate e vendedor. Por sua inestimável vocação de servir ao próximo, buscou no apostolado o caminho mais próximo de Deus, para trabalhar junto à comunidades evangélica, dedicando-se inteiramente nas atividades da igreja. Pastor há 44 anos, quando atendeu ao chamado de Deus e abandonou o emprego, deixando a casa dos pais, partindo em socorro dos que necessitam da palavra. 

Encontrou em Mesquita uma pequena congregação de 18 pessoas humildes. O local das reuniões era num pequeno salão da cozinha, ao lado de onde morava. Passou por todas as dificuldades possíveis e imagináveis, tanto espiritual como material. Porém, seu sonho era um só: ganhar o Brasil para Cristo. Vendeu sua casa em Minas Gerais e aplicou na construção de uma igreja para 300 integrantes, tendo que ficar muita das vezes sem ter o que comer e passou vários Natais completamente só. 

Mas tudo isso valeu. A igreja cresceu com o seu entusiasmo e fé. O templo já não comportava as pessoas que alcançavam o poder de suas palavras. Jovens encorajavam-se, estudavam e trabalhavam por um mundo melhor e hoje são engenheiros, médicos, advogados, donos de comércio etc. Novos projetos sociais surgiram para atender novas famílias carentes que batiam à porta. A Igreja do Nazareno de Mesquita começou em suas mãos com apenas 18 integrantes, hoje são mais de 50 igrejas, inclusive, fora do estado, e tem mais de três mil integrantes. O admirável e querido pastor e reverendo recebeu em 2001 a Medalha Tiradentes, maior honraria do Estado do Rio, pelo seu trabalho evangélico, realizado como professor e diretor do Seminário do Nazareno e superintendente do Distrito Rio Baixada da Igreja do Nazareno do Brasil. 

> Rubens Teixeira - Diretor financeiro e administrativo da Transpetro, pastor, escritor e integrante da Academia Evangélica de Letras do Brasil. Saiba mais aqui e nesta coluna

> Paulo Teixeira - Depois de incentivar e financiar os estudos do seu irmão, o ajudou, como professor, pessoas a mudarem de vida na fronteira Amazônica do Brasil com o Peru e Colômbia e, hoje, leciona em pré-vestibulares comunitários no Rio de Janeiro. Paulo é evangelista na Igreja Assembléia de Deus em Marechal Hermes e Tenente do Exército. 

- Sabemos e declaramos que a melhor maneira de ajudar uma pessoa a mudar de vida é dando-lhe educação. Revelando assim que a educação no Brasil ainda não tem a atenção devida. O Rio de Janeiro, um dos estados mais ricos, tem um dos piores desempenhos do país na educação pública. Isso não faz líderes importantes questionarem firmemente os governos para que mudem esse quadro - diz. 

_____________________________________________________
Um poema para o nosso deleite
 

Páscoa 

(Amilton Maciel Monteiro

Cristo Jesus passou por toda sorte
de padecer, até a Imolação,
tendo presente sempre, no seu norte,
à humanidade dar a redenção; 

Depois, Jesus provou vencer a morte,
voltando à Vida, com a Ressurreição
no Dia do Senhor: na Páscoa, a forte
festividade santa do cristão! 

Que a alegria pascal, além da vida,
traga também a nós a fé e o amor,
e sempre de uma forma merecida! 

Tenhamos, pois, um conviver na Luz
de Deus, tal qual ensina o Redentor,
o nosso sempre amado e Bom Jesus!

Por Jean Carlos Gomes  –  poearteditora@gmail.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×