(Fotos: Arquivo Pessoal)
Noite de 13 de maio: Evandro, Brito, Cunha, Léia, Mércia, este colunista, Serrão e Jacy
Nesses últimos dias tive inúmeras alegrias e conquistas, ou melhor, posso dizer sem erros: dois acontecimentos que considero uma consagração e celebração pelos meus 20 anos de poesia e pela preparação e edição do nosso 25. livro, que fará uma homenagem ao escritor de renome internacional Gilberto Mendonça Teles - a "V coletânea século XXI" (resultado da V Seletiva Nacional de Poesia/2014). Na noite de 25 de abril aconteceu em alto nível e estilo a festa da Febacla (leia aqui a reportagem), no Sest/Senat, em Barra Mansa.
O evento serviu para reconhecer e outorgar distinções a personalidades do meio artístico, político, empresarial, instituições, associações, mídia, dentre outros que produzem, apoiam e fomentam arte e cultura de alguma forma e maneira. Foram muitos os agraciados da cidade e região e até mesmo de outras cidades do país, dentre os quais: este colunista, poeta e editor que recebeu a Medalha de Mérito Acadêmico pelos seus relevantes trabalhos em favor da literatura como editor e escritor.
Outro acontecimento marcante
e emocionante em todos os aspectos
A conquista do primeiro lugar (com "Guardo e aguardo um poema") no I Concurso de Poesias do CFCSN, na memorável e inesquecível noite de 13 de maio. Apesar de fria, foi muito aconchegante e cheia de fortes emoções do começo ao fim desse evento que com certeza ficará na história do Clube e de todos os participantes e convidados que prestigiaram a bonita noite.
Em especial pra mim foi algo inesperado, mas ao mesmo tempo uma vitória que sonhava há tempos, pois vencer um concurso de poesia em minha cidade já era um sonho de 20 anos. Realmente é uma grande alegria indescritível que guardarei para sempre no meu coração!
A iniciativa do clube tem grande relevância cultural ao abrir espaço para a literatura, que é uma expressão de baixo apelo popular, infelizmente, e sobretudo à poesia, tão indefinível quanto necessária e, hoje mais do que nunca, como ingrediente essencial para o reequilíbrio da vida e reposicionamento das vivências, suas relações e circunstâncias.
_____________________________________________________
Guardo e aguardo um poema
(Jean Carlos Gomes)
Guardo um poema aquecido,
Esquecido, empoeirado,
Entre os livros da estante da sala,
Ao som incessante da chuva forte que cai...
Guardo um poema
Cheio das coisas peculiares,
Dos lugares inesquecíveis,
Da infância querida que não volta mais...
Guardo um poema
Onde deixei as minhas primícias e heranças,
Na lápide intocável da minha memória...
Guardo um poema
Ora objetivo,
Ora contraditório,
Verdadeiro, preferido...
Guardo e aguardo um poema
Onde coloquei e colocarei:
O barulho rotineiro,
A tranquilidade rara
Nos morros íngremes,
As curvas constantes da minha Volta Redonda,
Lugar dos meus encontros e encantamentos!