Publicidade

Premiação 2026

Fique Alerta

O que muda com o horário de verão

Psicológico de algumas pessoas fica quase todo o período desregulado, não adaptado a uma nova rotina

Colunistas  –  18/10/2012 10:51

1

(Foto Ilustrativa)

Na virada de sábado, 20, para domingo começa
o horário de verão, que termina em 13 de fevereiro

Na virada de sábado, 20, para domingo, começa o horário de verão. À meia-noite, os relógios devem ser adiantados uma hora, ou seja, uma hora a menos de sono. Mas o que isso muda realmente? A primeira mudança é no psicológico de algumas pessoas, que fica quase todo o período desregulado, não adaptado à nova rotina. Com a mudança, muitos dormem mal, a alimentação fica prejudicada e outros se desequilibram no trabalho em função da hora. A saída para o trabalho/colégio é quando ainda está escuro, e chega-se com o sol ainda brilhando em alguns lugares.

Esse período não muda a posição do sol, como muitos pensam, nem altera a temperatura, mas como não é uma rotina em que estamos habituados devemos nos preparar para não termos nenhum tipo de fadiga: beber muita água (essa história de dois litros por dia é verdade, passe a fazer e vai ver como sua saúde melhora!) e se alimentar com comidas leves, saladas, evite frituras, carboidratos depois das 19h. Seu corpo agradece!

Por que alterar uma hora no relógio

O horário de verão contribui para reduzir o consumo de energia, mas a medida só funciona nas regiões distantes da linha do Equador, porque nesta estação os dias se tornam mais longos e as noites mais curtas. Porém, nas regiões próximas ao Equador, como a maior parte do Brasil, os dias e as noites têm duração igual ao longo do ano e a implantação do horário de verão nesses locais traz muito pouco ou nenhum proveito. Contudo, seu maior efeito é diluir o horário de pico, evitando assim uma sobrecarga do sistema energético.

Segundo o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), o horário de verão tem como objetivo principal a redução da demanda máxima do Sistema Interligado Nacional no período de ponta. Isso é possível, pelo fato de a parcela de carga referente à iluminação ser acionada mais tarde do que normalmente o seria, motivada pelo adiantamento do horário brasileiro em uma hora. O efeito provocado é de não haver a coincidência da entrada da iluminação com o consumo existente ao longo do dia do comércio e da indústria, cujo montante se reduz após as 18h.

Então, não se esqueçam! Adiantem uma hora no relógio. O horário de verão vai até 13 de fevereiro de 2013.

Por Djenane Conegundes  –  djenaneconegundes@yahoo.com.br

Seja o primeiro a comentar

×

×

×