Publicidade

Premiação 2026

Literatura & Cia.

Jean Carlos Gomes

poearteditora@gmail.com

Produções Recentes

Lançamentos de sete livros fomentam o meio cultural da região

Com gêneros e estilos variados, autores movimentaram a arte de escrever em agosto e começo de setembro

Colunistas  –  09/09/2014 11:27

  • O historiador Nikson Salem autografando o seu livro

  • José Huguenin brindando com sua mulher, mãe e seu irmão no lançamento

  • As autoras felizes entre os amigos que prestigiaram o lançamento

  • Livro do José Huguenin

  • Vista parcial de Barra Mansa

  • Livro lançado

  • As poetas Vera e Eliane com os seus livros

  • Livro do José Huguenin

  • Mais um lançamento

  • A escritora Nívea Moraes autografando uma de suas obras

> Na Livraria Veredas do Pontual Shopping, em Volta Redonda 

. Em 23 de agosto - do professor/doutor, escritor e poeta José Huguenin: "Estranhezas e mitos da Mecânica Quântica", Vieira & Lent - Rio de Janeiro - 2014 - 80 páginas. "A Mecânica Quântica (MQ), nos últimos anos, vem se tornando cada vez mais popular, apesar de sua fama de difícil. Isso se deve, em parte, pelo avanço tecnológico que permite que estes conceitos estejam presentes em nosso dia-a-dia. Um fator muito importante tem sido, também, responsável pela divulgação desta teoria: filmes, séries televisivas, livros de autoajuda e religiosos que usam os conceitos da MQ fora de seu contexto, sem rigor científico, causando verdadeiros mitos. Este livro busca apresentar ao leitor leigo em física, em linguagem direta e acessível, a ideia básica da teoria, desde a origem. Buscamos identificar muitos mitos criados por algumas interpretações errôneas e desmistificá-los, além de mostrar o quanto as estranhezas da MQ estão presentes em nossas vidas". 

. Em 23 de agosto - do professor/doutor, escritor e poeta José Huguenin: "De manga a jiló provei na terra onde me batizei - Histórias interioranas". Scortecci - São Paulo - 2014 - 92 páginas. "Este livro busca trazer a essência da oralidade de uma pequena cidade do interior fluminense. São 24 crônicas construídas a partir de histórias e causos ouvidos e vividos em Santa Rita da Floresta - 2o Distrito de Cantagalo - RJ. Para criar as crônicas, agrupamos os causos de uma dada temática para dar corpo às histórias. Há uma grande variedade de temáticas, indo de histórias de pescarias, velórios, partidas de futebol até ao Pai de Deus. A vida no interior é o principal personagem". 

. Na tarde de 27 de agosto... Foram lançados com grande sucesso e alegria os livros "Tecendo a vida", de Eliane Lacerda (de Volta Redonda), e "Inquietude", de Vera Marins (de Barra Mansa). As poetas autografaram suas respectivas obras para familiares e amigos no café da livraria. Eliane está em seu sexto livro de poesias e Vera já em preparo do seu segundo livro para ser lançado em novembro. As obras em questão são relatos de suas experiências vividas, agora apresentadas aos leitores em forma de melodiosos e agradáveis poemas. "Eliane agarra as letras que tecem a cada momento um novo caminho no tempo, deste o primeiro livro" (Vicente Melo). "Vera, sua poesia é a mais pura tradução do que é a sua vida, intensa e sempre carregada de emoção" (Jonas Marins). 

> No Centro de Cultura Fazenda da Posse, em Barra Mansa 

. Na memorável noite de 29 de agosto... Há mais de 15 anos a Academia Barramansense de História desenvolve projetos na área cultural e educacional, buscando sempre preservar e divulgar a história de Barra Mansa. Com essa finalidade, o historiador Nikson Salem, atual presidente da ABH, publicou o livro "250 anos do surgimento do Povoado de São Sebastião da Barra Mansa", onde o autor descreve, de forma cronológica, a origem do povoado, o desenvolvimento econômico e populacional e as realizações dos grandes vultos históricos, como Custódio Ferreira Leite e Joaquim Leite Ribeiro de Almeida. O livro ainda apresenta as principais datas comemorativas e da fundação de importantes entidades culturais, de escolas, prédios antigos, e a inauguração da luz elétrica, da primeira fábrica, do primeiro banco, e tantos outros fatos relevantes da rica história do município de Barra Mansa. O livro foi lançado em evento comemorativo aos 15 anos do Centro Cultural Fazenda da Posse, e contou com o apoio do Sesi - Barra Mansa e da Fundação de Cultura.

. "Estrela das águas" e "Como se fosse flor" - A poeta e escritora Nívea Moraes Marques em 2014 completou 15 anos de suas atividades literárias e celebrando essa data publicou, sem patrocínios e editora, dois bonitos livros: "Estrela das águas" (poesia infantil) e "Como se fosse flor" (poesia), que contaram com a luxuosa ilustração feita pelo pintor e professor de arte Francis Moraes Marques, que é irmão da autora. Além do belo acabamento gráfico realizado pelos designers do Mafagafo Studio. O livro infantil tem como temas as lendas indígenas brasileiras, as brincadeiras infantis, o folclore brasileiro e as paisagens do Brasil. Já o livro de poesia para adultos foi sendo preparado lentamente, conforme a vivência da autora com a leitura de outros autores de nossa gente brasileira, portuguesa e africanos de língua portuguesa. Os livros se filiam tecnicamente em Manuel Bandeira, Cecília Meireles e Thiago de Mello, Suassuna, Ferreira Gullar, Marina Colassanti e Adélia Prado. O lançamento das obras aconteceu em 6 de setembro no jardim do Centro Cultural, com tarde de autógrafos, recital de poesia, animação cultural e exposição dos desenhos que ilustram as obras, além da apresentação do Quinteto de Metais do Projeto Música nas Escolas. Em breve serão lançados também em Volta Redonda.

Por Jean Carlos Gomes  –  poearteditora@gmail.com

2 Comentários

×

×

×

  • Nívea Moraes Marques

    Obrigada ao Olho Vivo por divulgar as letras em nossa região, faz muito bem à literatura e a literatura faz muito bem a qualquer pessoa! Abs, novamente obrigada, Nívea Moraes Marques.

  • Jose Huguenin

    Foi uma temporada efervescente para produção literária da região. Foi uma delícia participar do lançamento de Tecendo a Vida e Inquietude. Um deleite as obras das amigas poetas, Eliane e Vera.

    Foi um prazer dividir minha alegria com tantos colegas no lançamento do Estranhezas e manga e jiló.

    Todos os eventos contaram com a presença marcante do Poeta e Editor Jean Carlos, um dos maiores incentivadores da literatura de nossa região.