Publicidade

Apoieo Jornalismo independente

Primeira Temporada

"Elementary" não é (de longe) o que promete

Andamento da carruagem está mais para "Monk", do que propriamente para Sherlock Holmes; nessa, digamos, adaptação, Watson é uma mulher

Colunistas  –  08/11/2012 15:23

396

(Fotos: Divulgação)

Lucy Liu está sem graça e sem vida

no papel; Jonny Lee Miller se sai

melhor do que sua parceira

Se você ainda não assistiu “Elementary” e quando assistir espera entrar de cabeça, no mundo do famoso detetive inglês Sherlock Holmes e de seu companheiro inseparável Dr.Watson, vai se decepcionar. A série não corresponde a essa expectativa. Nem mesmo o fato de o personagem Holmes (da série) usar sua incrível capacidade de lógica dedutiva o aproxima da criação do escritor inglês Sir Arthur Conan Doyle. O andamento da carruagem está mais para “Monk”, do que propriamente para Sherlock Holmes. Nessa, digamos, adaptação, Watson é uma mulher. O que ficou meio estranho... Mas tudo bem... Poderia até passar, se a atriz Lucy Liu não estivesse tão sem graça e sem vida no papel.

Joan Watson (Liu), ex-cirurgiã que desiste da profissão após a morte de um paciente, é uma espécie de babá de Holmes, filho queridinho do papai, que a contrata para evitar que ele saia da linha, pois está em Nova York tentando se recuperar do vício em entorpecentes. A única semelhança dela com o Dr. Watson até agora é essa: a profissão. Tomara que a atriz e os roteiristas nos surpreendam nos próximos episódios, porque sou fã de Lucy e acho que ela tem tudo para se destacar mais. E, sim, claro, Holmes também é um detetive, ex-consultor da Scotland Yard e tem um amigo, chefe de polícia, que confia em seu trabalho.

Protagonista se sai bem

O excelente ator Jonny Lee Miller tem o mínimo necessário para vestir a capa de Sherlock, inclusive, o sotaque genuinamente inglês, afinal, é conterrâneo do detetive fictício. Mas o chato é que ele dá a impressão, em alguns momentos, de não estar ajustado como deveria ao seu personagem. Ainda assim, está se saindo melhor do que sua parceira, apresentando uma caracterização interessante.

1

Série tem 22 episódios e uma audiência acima do esperado nos EUA

Um bom gancho do enredo é o fato de que os policiais envolvidos na trama terão que aprender a conviver com o detetive, e aceitar seus métodos excêntricos e seu jeito bizarro e diferente de ser. Acredito que isso vai render bem, afinal, Holmes não tem uma pontinha sequer de humilde em sua personalidade.

Versão para sucesso britânico

2

Segunda temporada será lançada em 21 de novembro,
e parece que será cancelada em sua terceira

A série é uma versão americana do atual sucesso britânico da BBC “Sherlock”, que tem apenas três episódios por temporada, com 90 minutos de duração cada, embora seja tão elogiada e tenha tanta audiência. Vai entender? Dizem por aí que o ator principal de “Sherlock”, Benedict Cumberbatch, pediu a Jonny Lee Miller, que recusasse o papel. Cumberbatch deu uma declaração esclarecendo que não é nada disso, mas o papo rodou na imprensa internacional e rendeu uma saia justa.

A série britânica trouxe para os dias atuais em sua primeira temporada, “A Scandal in Bohemia”, “The Hound of the Baskervilles” e “The Final Problem”, de Sir Arthur Conan Doyle, sendo fiel ao que se espera de adaptações desse tipo, contando com a atual tecnologia na resolução dos casos. A segunda temporada será lançada em 21 de novembro, e parece que será cancelada em sua terceira, prevista para o segundo semestre de 2013. Aqui no Brasil, o canal BBC está no pacote Top HD da Net e tem “Sherlock” como uma de suas grandes atrações.

Segunda temporada garantida

Já “Elementary”, que tem 22 episódios em sua primeira, ao que tudo indica já tem sua segunda temporada garantida pela CBS. Isso porque tem tido uma audiência acima do esperado nos EUA, mesmo com tantas críticas e comparações - que são inevitáveis, quando se trata de personagens (Holmes & Watson) mundialmente conhecidos e admirados. Aqui no Brasil está na programação do Universal Channel.

“Elementary” não é a pior série do ano. Se você se desligar dos personagens originais, das histórias dos livros etc., até que dá para acompanhar. Eu estou resistindo, pois tenho a esperança de que o próximo episódio seja melhor do que o anterior. Afinal, Sherlock Holmes é Sherlock Holmes!

Clique & Confira

Por Silvaninha Medeiros  –  silvaninhamedeiros@live.com

Seja o primeiro a comentar

×

×

×