(Fotos: Divulgação/Jacy Menezes)
Publicada em: 06/05/2015 (16:19:11)
Atualizada em: 10/05/2015 (11:59:56)
O início das comemorações dos 40 anos de fundação do Grebal (Grêmio Barramansense de Letras), importante instituição literária da região, aconteceu na festiva noite de 17 de abril. A sessão solene foi realizada em sua sede com a presença bem significativa de convidados que foram brindar com alegria essa data de grande relevância cultural e institucional.
A solenidade foi conduzida pelo mestre de cerimônias, grebalista e acadêmico Rozan Silva, que iniciou com a Assembleia Geral Ordinária, presidida pelo jovem escritor e estudante de direito Heitor Martins e tendo como secretário o editor e secretário executivo da instituição, Jean Carlos Gomes, que cumpriu o ritual que antecedeu a pauta da assembleia, isto é, a prestação de contas, eleição e apresentação da nova Diretoria.
Devido às obras emergenciais que ocorreram na sede do Grebal, de dezembro de 2014 a abril do corrente ano, e que não podiam ser adiadas, a assembleia aconteceu nessa data.
A prestação das contas para apreciação de todos foi feita pelo primeiro tesoureiro do grêmio, Salathiel Morgado Junior. Em seguida, foi feita a eleição da nova diretoria para o biênio 2015/2017. O secretário leu os nomes, que foram eleitos por aclamação, compondo-se assim Diretoria e Conselho Consultivo.
. Presidente: José Fleming
. Vice-presidente e diretora de promoções: Vera Marins
. Primeiro tesoureiro: Salathiel Morgado Junior
. Segunda tesoureira: Matilde Diniz Lacerda
. Primeiro secretário: Menulfo Nery Bezerra
. Segunda secretária: Nely Pereira Guedes
. Diretora bibliotecária: Margarida Maria Mazza
. Diretor de patrimônio: Jorge Salvador Barbosa
. Conselho Consultivo: Evandro Sarmento, Carlos Elias dos Santos Curty e Antônio Oliveira Pena
Encerrando os trabalhos da Assembleia Geral Ordinária, foi iniciada a segunda parte do evento, com muitas surpresas, destaques e homenagens.
Outorga da Medalha de Mérito Literário Olavo Bilac ao grebalista ilustre, escritor, acadêmico e advogado Carlos Elias dos Santos Curty, pelos seus feitos literários. O agraciado discursou com notas de imenso agradecimento pela honraria recebida.
Também foram homenageados com Placa de Honra ao Mérito pelos relevantes serviços prestados à instituição, o professor, revisor e poeta Antônio Oliveira Pena; o advogado e tesoureiro Salathiel Morgado Junior; e o Supermercado Beira Rio.
Um brilhante futuro para a cultura no município
Para finalizar a solenidade os componentes da mesa discursaram saudando o Grebal, a nova diretoria e projetando um brilhante futuro para a cultura no município. Fechando o evento, o secretário da casa, Jean Carlos, leu, em nome da professora Matilde Diniz Lacerda, o prefácio do livro "Prosa e verso XVII", por ele editado em dezembro, fazendo assim o lançamento da obra. A pedido do grebalista e membro vitalício nº 2, Evandro Sarmento, também fez a leitura do poema "Chama grebalista", pelos 40 anos da instituição.
Um ponto alto da cerimônia e bem poético foi o descerramento da placa de reinauguração do Auditório José Lourenço, saudoso baluarte das letras na região e um dos membros fundadores do grêmio. A placa foi descerrada pelo presidente José Fleming e por Evandro Sarmento.
A Mesa Principal teve a seguinte composição: Nikson Salem (historiador, presidente da ABH - Academia Barramansense de História); Mércia Heloisa Monteiro Christani (presidente da AVL - Academia Voltarredondense de Letras); Maestro Caraaüra (presidente da Academia de Artes, Ciências e Letras do Brasil); escritor José Fleming; Vera Marins; Evandro Sarmento; e Antonio Carlos Teixeira, representando a Loja Maçônica Lealdade e Luz de Rio Claro.
Ao final todos se confraternizaram com o delicioso e já tradicional coquetel, seguido de um som musical para harmonizar esse importante acontecimento cultural.